3 dicas para escolher as melhores câmeras de segurança para a sua empresa

A segurança é uma das principais pautas de empresas atualmente. É quase impossível pensar em uma estratégia de negócios que não conte com ações para garantir a proteção do patrimônio. Dessa forma, alguns equipamentos se tornaram obrigatórios em organizações, como é o caso das câmeras de segurança.

As câmeras de segurança estão presentes em empresas de vários tamanhos, formatos e setores. Entre os seus benefícios, podemos destacar que elas servem para inibir a ação de pessoas mal-intencionadas e para identificar invasores ou ações que ferem os objetivos de uma organização.

Por isso, são equipamentos fundamentais para garantir a tranquilidade de gestores e empresários, quanto ao bom funcionamento do seu negócio. Afinal, por meio das câmera, é possível observar e monitorar toda a movimentação dos ambientes da empresa.

Câmeras de segurança para sua empresa

Decisão sobre as melhores câmeras de segurança

A dúvida na hora de escolher as melhores câmeras de segurança é comum. Além disso, as várias opções presentes no mercado e a pressa na escolha podem levar a uma decisão equivocada e um equipamento que não seja capaz de resolver, efetivamente, o problema da organização.

Para tornar essa escolha mais segura e correta, levantamos 3 pontos que devem ser destacados na hora da sua escolha. Levando em consideração essas dicas, é possível escolher o melhor equipamentos para sua empresa.

3 dicas para escolher câmeras de segurança para a sua empresa

1. Leve em consideração as particularidades técnicas do equipamento

Para começar, as características técnicas do equipamento devem ser levadas em consideração. Empresários e gestores que escolhem as câmeras de segurança sem levar em conta essa dica correm risco de fazer um investimento equivocado.

As principais características que devem ser analisadas são:

Resolução da imagem: como as câmeras de segurança servem para gerar imagens dos ambientes, é preciso que a filmagem fornecida por elas seja nítida. Para certificar disso, é preciso contar com um equipamento que tenha uma resolução de qualidade.

A resolução das câmeras de segurança depende da quantidade de linhas que ela filma. No mercado é possível encontrar câmeras de 380, 420 e 480 linhas. Quanto maior for a quantidade de linhas, melhor será a qualidade da imagem.

Tecnologia: a tecnologia utilizada no equipamento definirá a necessidade de luz para a qualidade da imagem. Atualmente, o mercado apresenta câmeras de segurança que conseguem capturar imagens mesmo em ambientes escuros ou com pouca luz.

Há também a tecnologia envolvida na transmissão das imagens. Hoje em dia, é possível encontrar câmera de segurança wifi e equipamentos de gravação no local. O indicado é que a escolha seja pautada na necessidade da empresa.

Angulação do sensor: na hora de escolher os equipamentos para gravar as imagens da sua empresa, deve ser levado em consideração o movimento que será necessário para filmar todo ambiente. Alguns equipamentos possuem maior ângulo da cena, enquanto outros focam em apenas um ponto do ambiente.

2. Analise o ambiente onde as câmeras de segurança ficarão

Como falamos, o ambiente em que ficará a câmera de segurança é um elemento fundamental para a escolha do melhor equipamento. Não levar em conta este fato, é correr o risco de fazer um investimento que não trará bons resultados.

Portanto, é sempre bom planejar o local em que serão colocadas as câmeras de segurança, para que seja possível obter o melhor desempenho de cada uma. Com relação ao ambiente, os pontos que devem ser levantados são:

  • Analisar se os equipamentos serão instalados em pontos internos ou externos.
  • Analisar a quantidade de luz presente no ambiente.
  • Analisar quais são as condições para manutenção (acessibilidade, clima e possíveis atritos).
  • Analisar se o equipamento cobrirá toda a área do ambiente.
  • Analisar se haverá objetos ou movimentação que influenciarão a captura de imagens.

3. Escolha um bom fornecedor de câmeras de segurança

A última, e mais importante dica, diz respeito à escolha do fornecedor de câmeras de segurança. Alguns detalhes são difíceis de serem percebidos por quem não tem expertise no assunto. Por isso, contar com uma equipe profissional é fundamental para obter sucesso na instalação de câmeras de segurança em empresas.

Um bom fornecedor de equipamentos de segurança, vai te ajudar a construir o melhor planejamento de proteção para sua organização. Como esses equipamentos interagem com outras tecnologias, é necessário montar uma estratégia completa, transformando em um CFTV, por exemplo.

O fornecedor também é importante para analisar as particularidades do ambiente e indicar o equipamento ideal para capturar imagens de qualidade.

Além disso, é sempre bom pesquisar se o fornecedor consegue atender as demandas de manutenção e suporte. Para que você não adquira as câmeras de segurança e tenha problemas com a instalação ou utilização do equipamento.

Seguindo essas dicas, é possível tomar uma decisão com mais certeza e convicção de que o equipamento escolhido realmente será a solução. Se você quiser saber mais, leia o post: Como identificar um bom fornecedor de relógio de ponto. Nele você vai encontrar algumas dicas para escolher bem o fornecedor de outro equipamento fundamental para sua empresa.

Topo