Aumento de produtividade: comece pelo local de trabalho dos seus funcionários

O aumento de produtividade é o objetivo de grande parte dos profissionais responsáveis pela gestão de pessoas de uma empresa. Em um mercado cada vez mais competitivo, investir para que os colaboradores possam render mais é uma forma de buscar um diferencial para a organização e garantir bons resultados.

Entretanto, nem sempre é fácil alcançar o tão desejado aumento de produtividade apenas conversando com cada membro da equipe. Alguns processos ajudam a conquistar esse objetivo e o primeiro passo deve ser o investimento em um ambiente de trabalho agradável e favorável ao desempenho de cada função dos colaboradores.

Por que o aumento da produtividade está relacionado ao local de trabalho?

Na maioria das vezes, uma pessoa passa grande parte do tempo da sua semana no local onde exerce sua atividade profissional, dessa forma é possível entender a premissa da importância do ambiente de trabalho para o aumento da produtividade.

Estar em um ambiente que contribua para um bem-estar psicológico e físico é um dos detalhes mais procurados por profissionais modernos. Esses trabalhadores, cada vez mais, estão em busca de um salário emocional, que vai muito além da remuneração financeira recebida. Eles buscam exercer suas atividades em locais que favoreçam a saúde e seja compatível aos valores praticados por estes.

Para as empresas, investir em um ambiente de trabalho agradável é garantir o aumento de produtividade, afinal profissionais que se encontram nessas condições são mais motivados, satisfeitos, criativos e comprometidos.

Além disso, tendem a permanecer por mais tempo nas empresas, evitando rotatividade de funcionários. Outro fator importante é a atração de novos talentos, organizações que são conhecidas por contar com um bom ambiente de trabalho são mais procuradas para vagas de empregos e conseguem atrair os melhores candidatos para processos seletivos.

Aumento de Produtividade comece pelo local de Trabalho

Como criar um ambiente de trabalho que favoreça o aumento de produtividade?

Algumas ações são responsáveis por ajudar a tornar o ambiente de trabalho mais agradável e contribuir para o aumento de produtividade dos colaboradores. Ações físicas e psicológicas que podem ser feitas pensando em melhorar a relação dos membros da equipe com o local em que estão presentes.

Ações físicas: investir em um bom sistema de ventilação, criar espaços de convivência, salas de descanso e permitir a personalização de locais pessoais (como mesas) são algumas ações que ajudam a tornar o ambiente mais agradável.

É preciso pensar que o profissional precisa se sentir confortável, por isso essas ações ajudam a criar um clima de segunda casa, evitando que se torne um sacrifício ter que ir trabalhar, resultando em aumento de produtividade.

Ações psicológicas: criar uma ambiente pautado no trabalho em equipe e no reconhecimento da importância individual perante ao grupo são maneiras de investir em um local de trabalho agradável psicologicamente falando.

Além disso, investir em iniciativas que favoreçam o crescimento pessoal também é essencial, pois as pessoas reconhecem valor quando sentem que a empresa se preocupa com elas.

Conclusão

Profissionais motivados rendem mais e o primeiro passo para conseguir essa motivação é contar com um ambiente de trabalho agradável e confortável. Isso ajudará a criar um clima de segunda casa, favorecendo o crescimento pessoal e o trabalho em equipe, além de evitar problemas e alta rotatividade.

Todo gestor deve se preocupar em sempre buscar o aumento de produtividade da sua equipe, investir no bem-estar dos profissionais é, portanto, o primeiro passo para conseguir melhores resultados para sua empresa.

 

Agora que você entendeu a importância de um local de trabalho legal, assine a nossa newsletter e receba informações sobre aumento de produtividade e outros processos da gestão de pessoas. 😉

Topo