fbpx

Como o App para Registro de Ponto facilita a rotina do departamento pessoal

O aplicativo, ou App para registro de ponto digital do colaborador, é uma alternativa ao registro da jornada de trabalho à um Relógio de Ponto tradicional. Bater ponto é uma atividade rotineira que até então, ocupava tempo e presença física na empresa do seu funcionário. Assim, pensando na praticidade e em um cotidiano repleto de prazos, o mercado lança hoje as inovações mais eficientes a esse fim. 

Ainda não conhece as vantagens dessa escolha para a sua empresa? Então, não perca este post, no qual você encontra tudo sobre o assunto.

Aqui, você descobre como funciona o app para o registro de ponto do colaborador e seu papel em uma gestão facilitada das horas trabalhadas.

O que é o App do colaborador?

Um aplicativo para marcação de ponto, que dá mais mobilidade ao funcionário em seu cotidiano. É a maneira mais moderna de exercer essa tarefa, já que o colaborador tem na palma das mãos a capacidade de registrar toda sua jornada. 

A tecnologia que um app do colaborador carrega é enorme, o que otimiza a gestão do ponto também para o líder das equipes. De forma geral, o aplicativo permite que o funcionário bata o ponto de onde estiver. Seus dados são cadastrados previamente, garantindo 100% de segurança em todas as etapas. 

Além da questão da mobilidade, a economia de tempo é outro destaque. Com apenas um clique, o seu colaborador registra horas de entrada, saída e até mesmo pausas para almoço. Incrível, não é? Com tudo isso, fica muito mais simples focar no trabalho e ter a proteção necessária para lidar com a jornada de trabalho.

Os Sistemas de Ponto Alternativos da CLT

Você já ouviu falar na Portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)? Essa regulamentação entrou em vigência no ano de 2011, definindo alternativas ao sistema de ponto tradicional. Antigamente, quando o funcionário chegava ao trabalho e precisava registrar sua presença, os relógios de ponto eram a única opção regulamentada. No cenário atual, porém, isso mudou, e novas formas de bater ponto já são permitidas em âmbito legal.

Basicamente, aplicativos e sistemas online de marcação são alternativas ao tradicional REP (Relógio Eletrônico de Ponto). A Portaria diz também que o funcionário pode realizar a prática fora da empresa, como em home office, sem a necessidade de bater ponto em um equipamento imóvel. É possível adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que os empregadores estejam autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Facilitando a rotina do departamento pessoal

Sabe-se que o departamento pessoal, além de diversas outras funções, é o responsável por controlar a jornada de trabalho dos funcionários. É dever desse setor coletar e calcular horas extras, férias, descansos e lidar com questões como folhas de pagamento, entre outros. Porém, quem disse que esse trabalho todo não pode ser otimizado?

Um sistema de ponto digital que possui um app do colaborador é um dos grandes facilitadores para o profissional desse departamento. Veja algumas vantagens da implementação:

A informação vai direto para o sistema

Quando o funcionário registra seu ponto no aplicativo, essas informações constam automaticamente no sistema para o controle de ponto. Assim, é possível que o gestor as acompanhe pelo software de ponto, tendo as informações em tempo hábil e sem complicações. Muito mais fácil de controlar e calcular devidamente as horas do colaborador, não é?

Menores brechas para erros

Todos sabemos que calcular horas extras, folgas e afins é estressante para o profissional que trabalha com isso. Além de ser muito trabalhoso, o ser humano está em constante exposição a riscos que a máquina não comete. Então, evitar erros nos cálculos manuais das horas e mitigar questões jurídicas é algo que pode ser alcançado com a utilização do sistema digital de ponto alternativo. 

Economia de tempo para o departamento

Além de mitigar os erros manuais, a economia de tempo é outro fator que traz mais qualidade ao trabalho do departamento pessoal. Já pensou que a tecnologia atua justamente para minimizar o tempo de trabalho do seu pessoal? Chega de cálculos repetitivos, papeladas e estar sempre suscetível a erros na hora de fechar o pagamento do seu colaborador!

Agilidade para o colaborador

Além de garantir benefícios ao departamento pessoal, o app do colaborador confere agilidade e transparência ao colaborador. A produtividade é um dos resultados, o que pode ajudar na sensação de pertencimento e trazer performances melhores. Afinal, quem trabalha feliz trabalha de forma muito mais proveitosa, você não acha?

E então, já pensou em implementar no app do colaborador?

Bom, essas foram algumas vantagens do app do colaborador à rotina da sua empresa. A Ortep trabalha com esse tipo de solução, trazendo tecnologia, sofisticação e praticidade ao cotidiano do seu funcionário, além da sua equipe de RH. Então, se você quer automatizar processos no seu negócio, comece pelo registro de ponto! O app do colaborador chegou para revolucionar a sua gestão.

Confira todas as funcionalidades em nosso site e diga adeus aos atrasos manuais que impedem o avanço da sua empresa. Confie na Ortep e contate-nos para mais informações!

Topo

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.