Como manter a cultura organizacional das empresas em tempos de pandemia? Se você atua com gestão de pessoas, certamente você encontrou esse questionamento nos últimos tempos. 

O motivo foi a rápida transformação imposta pela nova estrutura do mercado de trabalho. Afinal, de uma hora para outra, empresas foram obrigadas a adotarem modelos de trabalho home office, trabalho híbrido, reuniões virtuais e todas as outras mudanças percebidas após e durante a pandemia.  

Como a pandemia impactou a cultura organizacional das empresas

O que é cultura organizacional?

Antes de falarmos sobre os impactos da pandemia para a cultura organizacional das empresas, precisamos garantir que todos estejam alinhados acerca do significado desse conceito. 

A cultura organizacional se define como a essência da organização, em valores, regras de negócios e relações que norteiam toda a empresa. 

Portanto, é possível associarmos a cultura organizacional aos valores, crenças e ações que definem o dia a dia da organização. Isso quer dizer que a cultura vai além do que está escrito em apresentações ou nas paredes. A cultura está presente em contratações, negociações, interesses, posicionamento da empresa e de colaboradores. 

Impactos da pandemia para a cultura organizacional 

Para começarmos, é preciso dizer que não há dúvidas sobre o impacto da pandemia em todo mercado de trabalho. Olhando para os desafios enfrentados pelas organizações, chegamos ao desafio de fortalecer e compartilhar a cultura organizacional entre todos os profissionais, mesmo sem a presença desses no escritório. 

Antes da pandemia, a cultura organizacional seguia a rotina da empresa. Ações para fomentar valores e crenças aconteciam diariamente e eram percebidas em pequenos gestos. 

Porém, com a quarentena, gestores de pessoas tiveram que pensar em formas de fomentar essa cultura mesmo à distância. Por isso, o principal impacto da pandemia para a cultura organizacional foi a criação de uma estrutura que permita que essas ações aconteçam de forma remota. 

Um dos principais desafios é engajar novos profissionais, possibilitando a adaptação ao time. Nesse momento, além de um processo de contratação bastante alinhado aos valores da empresa, é necessário criar rotinas de interação e compartilhamento das ações mais importantes para a cultura organizacional. 

Nesse cenário, vale destacar a necessidade de criar rotinas de feedbacks e alinhamentos, possibilitando que todos profissionais, independentemente de onde estejam, fiquem conectados e alinhados. 

Como manter a cultura organizacional durante a pandemia?

A partir desses impactos, principalmente do desafio que é fazer com todos estejam alinhados com os valores e crenças, mesmo em home office, podemos destacar algumas boas práticas que contribuem para a difusão da cultura organizacional. 

Cultura organizacional acessível

O primeiro passo para fazer com que todos profissionais estejam alinhados à cultura organizacional é permitir que todos tenham acesso a estes valores. Para isso, é fundamental criar documentos que apresentem essa cultura para os profissionais. 

A dica é ser criativo. Ao invés de apenas um documento, pense em formas de deixar essa cultura mais visual e didática, sobretudo com a demonstração de ações que caracterizam a cultura organizacional da sua empresa. 

Crie momentos diversos

Pensar em encontros que fujam das tradicionais reuniões é fundamental para a cultura organizacional. Profissionais responsáveis pela gestão de pessoas estão cada vez mais preocupados em criar momentos de confraternização, seja cafés coletivos, happy hours à distância, sessões motivacionais, webinars, cursos ou mesmo treinamentos. 

Esses encontros servem para aumentar a conexão entre os profissionais da empresa e possibilitar o compartilhamento de ações que fazem parte dos valores da empresa. Além disso, também contribui para deixar o ambiente de trabalho mais agradável, impactando inclusive no aumento da produtividade

Utilização de tecnologia 

A tecnologia exerce um papel fundamental para manter a cultura organizacional em tempos de pandemia. É fácil perceber esse papel quando olhamos para a importância da comunicação durante esse período, afinal, essa é a forma de manter a cultura presente durante o dia a dia. 

Ainda mais, incluir um olhar tecnológico na cultura organizacional foi um passo importante para muitas empresas. Com todas as mudanças nesse sentido, vários processos que antes eram realizados de forma manual, foram migrados para softwares e dispositivos, criando a necessidade da empresa ter uma visão mais tecnológica. 

Ou seja, podemos ver esse processo olhando para processos como o controle de horas trabalhadas, reuniões ou mesmo apresentações e feedbacks. 

Então, agora que você entende quais são os principais impactos da pandemia para a cultura organizacional das empresas, a dúvida que fica é: quais são os desafios que você enfrenta na sua empresa?

Se você ainda não sabe como começar a mudar a sua cultura organizacional para se adaptar à pandemia, comece pelo registro de ponto. Portanto, acesse esse link e veja como contar com um controle de ponto online.  

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.