Com o objetivo de reforçar a segurança interna, as empresas têm investido, cada vez mais, no controle de acesso biométrico. Essa tecnologia, que já pode ser vista em bancos, urnas eletrônicas e até mesmo nas fechaduras dos apartamentos mais modernos, funciona a partir da identificação de algumas características físicas do ser humano.

Dessa forma, é possível fazer o controle de acesso biométrico por meio da leitura da íris, da retina, dos traços do rosto, das veias da mão, da identificação da voz e também das digitais. Esse sistema é mais seguro porque todas essas partes do corpo humano são únicas, ou seja, nenhuma pessoa terá uma íris exatamente igual a de outro indivíduo, nem as mesmas digitais nos dedos das mãos, por exemplo.

Com a instituição do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) pela Portaria 1510 , as empresas brasileiras passaram a utilizar os equipamentos de controle de acesso biométrico, que leem as digitais, para registrarem o ponto eletrônico de seus funcionários. Esses equipamentos também são conhecidos como Registradores Eletrônicos de Ponto (REP). Mas, você sabe como essas máquinas realmente funcionam?

Controle de acesso biométrico: entendendo a tecnologia

Como já é do seu conhecimento, o controle de acesso biométrico proporciona mais segurança para as empresas, além de garantir a autenticidade dos registros de ponto. Entretanto, como essa tecnologia trabalha?

Para que o leitor do equipamento identifique corretamente o empregado, é preciso que as impressões digitais de cada trabalhador sejam cadastradas. Ao inserir uma das digitais do empregado no leitor, o sistema tira fotos em alta resolução, o que permite capturar todas as linhas das digitais com perfeição. Há outros equipamentos em que o leitor é feito de uma superfície sensível ao toque, o que permite a detecção das digitais instantaneamente.

Ao “copiar” as digitais do empregado, o sistema converte a imagem em um código, que é armazenado no próprio sistema. Assim, sempre que a mesma pessoa inserir o seu dedo no leitor do equipamento, ela será identificada pelo sistema, e conseguirá fazer a marcação do ponto. Em seguida, o equipamento libera o comprovante de registro de ponto, conforme determina a legislação.

Podem haver fraudes no sistema de controle de acesso biométrico?

A tecnologia usada no controle de acesso biométrico por digitais é capaz de garantir uma leitura com, praticamente, 100% de perfeição. Isso significa dizer que esse sistema é  praticamente isento de erros.

Vantagens do controle de acesso biométrico

Que o controle de acesso biométrico traz mais segurança para as empresas, você já sabe. Entretanto, há outros benefícios do uso desses equipamentos. Veja os principais:

  1. Praticidade: não é preciso ter um crachá ou cartões de ponto convencionais, o que facilita o acesso dos empregados no dia a dia.
  2. Confiabilidade dos registros: como os registros são baseados nas digitais dos empregados, isso elimina a possibilidade de fraudes nos registros, assegurando os direitos e deveres de empregados e empregadores.
  3. Eliminação de erros de registro: como o controle de ponto é digital, não há chances de rasuras ou mesmo esquecimento por parte dos empregados na hora de bater o ponto.
  4.  Mais agilidade para consolidar as informações: por meio do sistema é possível coletar todas as informações referentes a faltas, atrasos ou ausência de registro do ponto dos empregados, facilitando o dia a dia dos gestores de RH.
  5.  Evita a invalidação do cartão de ponto: um dos problemas mais recorrentes quanto ao registro do ponto de trabalho é a questão do Ponto Britânico, ou seja, quando o empregado registra, manualmente, sempre os mesmos horários de entrada e saída. Com o controle de acesso biométrico, o registro será sempre efetuado no momento exato da chegada e da saída do trabalhador, o que evitará erros de lançamento e, consequentemente, não permitirá a invalidação do cartão de ponto.

Como você viu, o controle de acesso biométrico é uma tecnologia que tem proporcionado muitos ganhos para as empresas, ao mesmo tempo em que garante os direitos dos trabalhadores.

Por se basear em dados únicos e exclusivos de cada empregado, o sistema de controle biométrico por digitais é, também, muito seguro e confiável, o que faz com que muitas empresas escolham essa modalidade de registro de ponto.

Ficou alguma dúvida sobre os tipos de controle de acesso biométrico? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua opinião.

Gostou? Deixe o seu comentário