Com todas as transformações e necessidades recentes, a inovação da área de gestão de pessoas deixou de ser uma possibilidade e passou a ser uma obrigação. Afinal, além de ser necessário acompanhar o mercado é preciso encontrar formas de lidar com novos modelos de trabalho, como por exemplo o home office. Dessa forma, o processo de gestão da jornada de trabalho foi impactado. Nesse contexto, a utilização de um sistema de ponto online passou a ser o único caminho para empresas que desejam cumprir a lei e não perder o controle desse processo.

Como funciona o sistema de ponto online?

O sistema de ponto online é uma evolução natural nesse processo. Seguindo todos os requisitos impostos na Portaria 373/11, que permite a utilização de sistemas alternativos, essa ferramenta permite a gestão da jornada de trabalho em um ambiente online, sem que seja necessário relógios e ferramentas próprias.

O sistema que permite essa gestão é totalmente hospedado em nuvem. Isso quer dizer que dados são armazenados em um servidor digital, sendo acessado por computadores, smartphones e outros dispositivos conectados à internet.

Além disso, toda atualização no sistema acontece e é visualizada em tempo real. Dessa forma, gestores, profissionais de RH e colaboradores têm acesso instantâneo às informações, aumentando a transparência do processo.

Vale destacar que essa inovação deixou de ter uma tendência e se transformou em uma realidade. Inovar por meio de um sistema de ponto online é, muitas vezes, o primeiro passo de uma empresa no sentido de uma área de RH mais otimizada, dinâmica, inovadora, e tecnológica, seguindo os pilares do RH 4.0.

Economize tempo, dinheiro e papel com o registro de ponto digital

Vantagens de um sistema de ponto online

Agora que entendemos como esse sistema é importante para a inovação e implementação de tecnologia na área de gestão de pessoas, vamos aos principais benefícios de contar com essa ferramenta em sua empresa:

Otimização do processo de gestão de ponto

Sabemos que a gestão de ponto é um dos trabalhos que, tradicionalmente, mais consomem tempo dos profissionais desse setor. Afinal, são muitas ações necessárias e conferências para que tudo fique correto no fechamento do mês.

Com um sistema de ponto online, boa parte do processo é totalmente otimizado. A interferência humana passa a ser pouco necessária, restando o papel de gerir o processo e interferir somente em casos de ocorrências.

Controle de diferentes modelos de trabalho

Home office e trabalho híbrido são realidades de boa parte das empresas hoje em dia. Dessa forma, é quase impossível manter o controle seguindo às formas tradicionais.

O sistema de ponto online concede ao colaborador a liberdade de registrar seu ponto em qualquer local. Além disso, permite que o empregador analise essa geolocalização e não perca o controle pelo fato do profissional não ter acesso ao relógio de ponto.

Automatização do RH

Um bom sistema de ponto online, fornece relatórios atualizados e permite a utilização dos dados dos colaboradores para gerar insights para os profissionais de RH.

Isso quer dizer que processos são otimizados, retrabalhos são evitados e desperdícios são evitados, visto que boa parte das despesas com excesso de horas extras e ações trabalhistas podem ser evitadas com maior gestão sobre a jornada de trabalho.

Como contar com um sistema de ponto online?

Com todas as vantagens de contar com sistema de ponto online e possibilitar inovação para o time de gestão de pessoas da sua empresa esclarecidas, para acabar, vamos deixar algumas dicas para você encontrar a ferramenta que realmente vai impactar sua empresa.

O primeiro tópico é sobre segurança. É necessário contar com uma ferramenta que respeita os dados da sua empresa e dos seus colaboradores. Por isso, avalie sobre a forma como são tratados os dados no sistema.

Além disso, é preciso destacar que o sistema precisa ser funcional. Se você possui uma ferramenta com funções em excesso, a tendência é que deixe de usá-la devido ao não entendimento. Por isso, busque uma que resolva os maiores problemas da sua empresa.

Por fim, vale destacar a necessidade de contar com um sistema de ponto confiável e de obter suporte em todos os processos. Empresas amadoras geralmente não oferecem treinamento e suporte para que você realmente tenha esse sistema como um fator fundamental para a inovação e para a operação do seu negócio.

Conheça o sistema de ponto online capaz de transformar a gestão da jornada da sua empresa em um diferencial competitivo. Clique no link e conheça o melhor sistema de controle de ponto.

Assine a Newsletter da Ortep e receba as novidades em primeira mão