Como um sistema de ponto em nuvem auxilia na gestão de pessoas

O sistema de ponto em nuvem é um software alimentado por informações registradas em equipamentos de registro de ponto. Antes, tal registro era feito sobretudo por meio dos REPs (Relógios de Pontos Tradicionais). Mas hoje já existem também sistemas alternativos de ponto eletrônico que dão conta do trabalho de forma inovadora.

E é sobre o sistema de ponto em nuvem que vamos falar hoje! Se você ainda não conhece o que é e como ele auxilia na gestão de pessoas da sua empresa, é hora de mudar isso! Vamos lá?

O que é e como funciona a nuvem

A “nuvem” é um termo utilizado na internet para designar uma rede global de servidores, que são conectados e atuam em conjunto. O armazenamento em nuvem, por sua vez, é a capacidade de guardar arquivos, dados ou informações no ambiente virtual. Sendo assim, é possível acessá-los de qualquer dispositivo e o único requisito é possuir acesso à internet.

Dessa forma, o usuário não fica refém de um único equipamento ou computador em que seus documentos estejam salvos. É possível acessá-los a partir de qualquer smartphone, tablet, computador, notebook ou outro dispositivo móvel.

Para as empresas, a maior vantagem é a mobilidade adquirida ao cotidiano do colaborador e dos gestores. Afinal, eles que conseguem organizar grande quantidade de demandas em um único lugar – mesmo que o controle seja “espalhado” e flexibilizado.

O que é um sistema de ponto em nuvem

Já te demos uma prévia lá em cima! O sistema de ponto em nuvem é um dos grandes facilitadores para corporações e até mesmo pessoas físicas que desejam maior mobilidade e segurança no uso da internet para o controle de ponto.

Consiste, basicamente, no controle da marcação de ponto dos funcionários e de sua jornada de trabalho. Porém, ao invés de centralizar os dados relativos a cada colaborador em um sistema fixo, a nuvem toma conta de todo o processo.

Toda a documentação referente a férias, extras e horas trabalhadas é salva automaticamente com base no cloud computing (computação em nuvem). Além disso, não há necessidade de fazer backups periódicos ou gastar horas do seu dia para conferir se alguma informação foi registrada de maneira incorreta. Tudo é registrado de forma automatizada, evitando questões trabalhistas decorrentes de falhas no sistema.

Por que o sistema de ponto em nuvem auxilia na gestão de pessoas

Migrar para outro sistema pode parecer um procedimento longo e cansativo. Muitas vezes, sistemas convencionais são engessados e possuem baixa segurança e quase nenhuma mobilidade.

Com um sistema de ponto em nuvem, você potencializa a tecnologia em função da sua gestão de RH, pois ele vai te atender em contextos de uso diversos. Seja utilizando um relógio de ponto físico para batidas in loco ou mesmo com equipes remotas que utilizam o celular para registrar o ponto, por exemplo.

Com isso, você centraliza os dados independentemente do contexto e passa ter uma solução muito mais otimizada. Chega de planilhas e papeladas!

Vantagens do sistema de ponto em nuvem

1) Atualizações em tempo real: mais agilidade

Uma das principais vantagens do sistema de ponto em nuvem. Para gerir pessoas, sabemos que é preciso dar conta de muitos processos simultâneos, sobretudo dados relativos à jornada de trabalho.

O controle de ponto em nuvem, contudo, acaba com esses obstáculos à medida que o sistema é atualizado automaticamente. Então, são menos brechas para erros e mais tempo para você focar no que realmente importa.

2) Redução de custos com infraestrutura

Com o sistema de ponto em nuvem, não é preciso gastar com instalações e infraestrutura com equipamentos e TI. É possível acompanhar tudo em tempo real, de onde estiver, e o gestor também tem mais segurança em relação aos dados registrados.

A computação em nuvem se encarrega tanto do hardware quanto do software (referentes ao sistema), fornecendo atualizações automáticas.

3) Livre-se da necessidade de backups

Uma vez que o sistema em nuvem dispensa a necessidade de backups manuais, o dia a dia da sua organização se torna mais dinâmico. Após a migração, não será mais preciso se preocupar com que o sistema salve os dados, pois todos os backups são automáticos, evitando desastres e tempo excessivo gasto no resgate de informações.

Além dessas principais vantagens, é evidente que os níveis de segurança e exatidão do sistema de ponto em nuvem também contribuem para uma boa gestão de pessoas. Isso porque, além permitir acesso restrito apenas a pessoas autorizadas, a substituição de planilhas e soluções manuais mitiga erros que antes ocorriam com frequência. E que, inclusive, geravam problemas judiciais.

Com isso, estar à frente nas soluções de controle de ponto é preciso e otimiza diversas esferas, dentro da organização, em nível micro e macro.

Esperamos que você aproveite este conteúdo e considere o sistema de ponto em nuvem para a sua empresa. Para mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco para descobrir mais as nossas soluções!

Veja também Vantagens dos sistemas alternativos de ponto eletrônico na quarentena para otimizar ainda mais a sua gestão de pessoas.

Topo