De uns anos pra cá, o tema diversidade nas empresas se transformou em uma importante pauta nas organizações de todos os tamanhos. O motivo é bem simples: o debate sobre a necessidade de maior inclusão ganha mais espaço também na sociedade, refletindo no dia a dia de muitos profissionais.

Hoje em dia, encontramos muitas companhias que já possuem um setor responsável por pensar e criar ações para estimular e fazer com que a diversidade esteja presente na cultura da empresa. 

No entanto, de uma forma geral, pensar sobre diversidade nas empresas é um processo muito relacionado com o setor de Recursos Humanos. Por isso, neste conteúdo você vai entender o que é, e saber como o RH é importante para esse objetivo. 

Diversidade nas empresas- do papel à inclusão

Diversidade nas empresas: o que significa na prática?

Podemos dizer que diversidade nas empresas é a composição plural do time de colaboradores de uma organização. Isso é visto em times que possuem profissionais de diferentes etnias, gêneros, idades, orientações sexuais, deficiências, culturas, classes sociais, religiões e outras características responsáveis por fazer com que a equipe de trabalhadores não seja homogênea. 

Na prática, as ações de diversidade visão acabar com a discriminação e com a intolerância no ambiente corporativo. Além disso, visa também permitir que os colaboradores sejam avaliados, contratados e promovidos de acordo apenas com sua performance e, não mais, por seu estilo de vida, ideais e diferenças. 

Como falamos no começo desse conteúdo, atualmente, muitas empresas contam com áreas específicas para promoção da diversidade. Empresas gigantes em nosso mercado, como Magazine Luiza, Ambev e P&G, adotaram recentemente ações para que essa diversidade seja percebida imediatamente e para que o efeito da desigualdade de posições seja cada vez menos presente. 

Qual a importância de promover a diversidade nas empresas?

Antes de tudo, é importante falarmos que diversidade nas empresas não é apenas o fato de saber lidar com pessoas de diferentes culturas, posicionamentos, etc. Essa prática está relacionada diretamente com o respeito com as características diversas que as pessoas possuem. 

Na prática, para que a diversidade saia do campo teórico e passe para ações nas empresas, é preciso que ações contra a discriminação e desigualdade estejam presentes em processos e, eventualmente, na cultura da empresa. 

A importância da diversidade para as empresas está relacionada, antes de qualquer coisa, com o papel social da organização para a sociedade. Qualquer empresa constrói um quadro de funcionários que se transforma em uma sociedade, dessa forma, é necessário criar ações de tolerância e respeito para criação de um bom ambiente de trabalho e para a formação de pessoas mais respeitosas. 

Além disso, podemos identificar alguns benefícios diretos da diversidade nas empresas. Veja abaixo algumas vantagens de promover a diversidade no ambiente corporativo.

Vantagens da diversidade nas empresas:

Aumento da produtividade: a criação de um ambiente respeitoso e diverso é fator determinante para o aumento da produtividade. As pessoas ficam mais confortáveis em ambientes que aceitam suas particularidades e respeitam suas ideias e pensamentos, assim, o resultado direto é uma maior capacidade produtiva. 

Conexão com público: para conectar-se com um público cada vez mais diverso é preciso contar com ações de diversidade, tanto em seu quadro de colaboradores, quanto em sua cultura. Assim, é possível entender melhor clientes, colaboradores e todas as pessoas que fazem parte da convivência de uma organização.

Aumento da criatividade e inovação: contar com um ambiente corporativo diversificado é fundamental para aumento da criatividade. Isso acontece por causa da convivência com múltiplas opiniões, gerando mais visões sobre um processo e aumento das chances de eficiência de processos criativos.

Foco na meritocracia: é preciso muito cuidado para falarmos sobre meritocracia nas empresas. No entanto, quando temos ações de diversidade, que proporcionam chances iguais de crescimento e de atuação, o resultado direto é a valorização da performance e o mérito de cada profissional. 

Qual é o papel do RH para a diversidade nas empresas?

Quando olhamos para a atuação do RH, é comum falarmos que o principal papel para a diversidade nas empresas é o de contratação de profissionais diversos para o quadro de colaboradores da empresa. 

Essa inclusão social no processo seletivo é importante, porém, o papel do RH para a diversidade nas empresas vai muito além do processo de recrutamento e seleção. Além disso, podemos dizer que esse papel é fundamental sobretudo na construção de uma cultura organizacional que tenha diversidade como um dos pilares. 

Um dos aspectos mais importantes é a comunicação e a criação de um ambiente de diálogo entre os profissionais da empresa. Promover o respeito e ações de tolerância deve ser uma prática constante nas empresas e isso pode começar pelo RH. 

Esses momentos são importantes para trocas, debates e aprendizados sobre o tema. Vale destacar que esse tema, apesar de muito importante atualmente, ainda é novidade para muita gente, então o RH assume um papel de educar as pessoas e criar um espaço para que as pessoas tenham voz para se comunicar.

Essa área também deve ser a pioneira em adotar a diversidade como um valor importante. Esse processo pode começar no recrutamento de talentos, fugindo de padrões e escolhendo pessoas que permitam a percepção da diversidade. 

Por fim, podemos dizer que os profissionais de Recursos Humanos podem ser os “guardiões” da diversidade nas empresas. Eles devem incentivar essas ações e colaborar diretamente para a criação de um ambiente mais diverso.  

O RH da sua empresa consegue realizar ações para promover a diversidade? Assine nossa newsletter e receba dicas e informações para implantar as melhores práticas nessa área

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.