Como fica a jornada de trabalho durante a Copa

A Copa já está aí e sabemos que teremos jogos do Brasil em horário comercial. Por isso, sempre surge a dúvida sobre qual a obrigação da empresa, liberar ou não os colaboradores? Veja nesse artigo como proceder durante os jogos da Copa.

Sobre a Copa

A cada quatro anos o maior torneio de futebol do mundo é realizado, gerando grande mobilização popular para assistir e torcer para as seleções participantes da competição.

Especialmente no Brasil, não há como negar a influência que o futebol exerce sobre as pessoas, afinal sabemos que boa parte do povo brasileiro é apaixonado por esse esporte.

Durante esse período serão realizados 64 jogos entre seleções, envolvendo os melhores jogadores do mundo. Dessa forma é comum que apaixonados por futebol demonstrem interesse em acompanhar as partidas.

Mas afinal a empresa é obrigada a liberar os profissionais para assistirem a Copa?

A resposta direta é NÃO. Não existe nenhuma obrigação legal, que obriga empresas a liberarem os colaboradores para os eventos da Copa. Diferente da Copa realizada no Brasil no ano de 2014, que em dias de jogos do Brasil o Governo decretou feriado, esse ano não terá a mesma movimentação legislativa.

Se a empresa não tiver a intenção de liberar os colaboradores para assistirem aos jogos e caso, aconteça alguma falta por esse motivo, o empregador tem respaldo legal para descontar em folha de pagamento, o dia de trabalho, por se tratar de falta injustificada.

Copa: oportunidade para ações nas empresas

Como não há obrigatoriedade na liberação para assistir aos jogos, a Copa se transforma em uma oportunidade para a promoção de eventos internos e para promover confraternização entre membros das equipes.

Já falamos aqui sobre a importância da motivação de profissionais e sobre a criação de um ambiente agradável, usar a Copa para promover um momento de descontração entre os membros da equipe é uma saída para incentivar, animar e motivar a equipe.

Por meio de um regulamento interno é possível também liberar os funcionários que desejarem assistir aos jogos, essa liberação pode acontecer mediante a compensação por banco de horas, por exemplo.

Consumo de bebida alcoólica durante jornada de trabalho Copa

Consumo de bebida alcoólica

Muitas pessoas gostam de assistir futebol tomando uma “cervejinha”. O consumo de bebidas alcoólicas durante a jornada de trabalho é considerada falta grave e dá direito a demissão por justa causa, por isso é preciso que, caso aconteça a liberação, para o acompanhamento dos jogos, seja estipulado regras de comportamento.

Copa: planejamento é importante

Os horários dos jogos já foram divulgados, inclusive na primeira fase da competição a seleção brasileira jogará dia 22/06 sexta-feira 09:00 e dia 27/06 quarta-feira 15:00, ambos os jogos em horários que fazem parte da jornada de trabalho convencional.

Portanto é preciso fazer um planejamento, considerar se os colaboradores da sua empresa irão focar na Copa e analisar se há a possibilidade de alguma liberação. Após essa análise é recomendado fazer um pronunciamento interno definindo as regras e os comportamentos necessários em dias de jogos.

 

Para receber conteúdos relevantes que de fato irão lhe auxiliar na gestão de pessoas na sua empresa, assine a nossa newsletter. 😉

Topo