Como controlar a entrada e saída de funcionários de forma efetiva

Controlar a entrada e saída de funcionários é uma obrigação para todas empresas que possuem mais de 10 profissionais. Porém, apesar de ser uma determinação legal, o controle da jornada da jornada e do acesso ainda é fundamental para a gestão de pessoas. Por isso, a importância de realizar esse processo corretamente.

Mesmo sabendo dessa importância, muitas organizações ainda adotam processos falhos e manuais para desenvolvimento dessa atividade. Desse jeito, é possível a ocorrência de erros que prejudicam a rotina dos responsáveis por gerenciar a jornada de trabalho dos colaboradores. Além disso, podem trazer alguns problemas graves para as empresas.

Principais problemas de não controlar entrada e saída de funcionários

Quando falamos em problemas graves para empresas, devemos focar em dois pontos de atuação desses problemas: segurança e gestão.

Segurança em controlar a entrada e saída de funcionários

A segurança de uma empresa deve ser uma das principais preocupações de gestores e empresários. O desafio de deixar o patrimônio físico e os profissionais seguros deve ser algo levado em consideração em cada decisão.

Por isso, a falta de controle sobre a entrada e saída de funcionários da empresa ou de um local importante para o negócio é tão prejudicial para a organização. Essa falta de controle faz com que não seja possível garantir que apenas quem é autorizado tenha acesso aos ambientes.

Esse fato abre caminho para que invasores e pessoas não autorizadas consigam entrar e sair dos ambientes. Além da falta de segurança com os profissionais que atuam ali, há a questão de manter seguro o patrimônio físico da empresa. Além disso, é importante evitar que pessoas tenham acesso às informações sigilosas de um negócio.

Gestão de entrada e saída de funcionários

A gestão também é importante para as empresas. Não controlar entrada e saída de funcionários é a forma do gestor não ter conhecimento sobre a sua equipe e sobre os colaboradores da empresa.

A falta desse controle faz que seja impossível entender a rotina dos funcionários. Assim, perdendo a oportunidade de realizar uma gestão focada em resultados e desempenho.

É uma obrigatoriedade prevista na CLT para empresas que possuem mais de 10 colaboradores. Assim, as informações são utilizadas para controlar a jornada de trabalho e estabelecer os parâmetros de pagamento e entendimento das ausências.

Como controlar a entrada e saída de funcionários de forma efetiva

Agora que ficou claro que os problemas da fala de controle são sérios, é preciso saber como realizar esse processo. Não adianta realizar um controle que não ofereça informações seguras e corretas sobre a movimentação. Por isso, é preciso deixar de lado todos os procedimentos manuais e partir para uma solução tecnológica e confiável.

É preciso falar sobre isso. Pois muitos gestores acreditam que anotar em papéis ou planilhas seja uma forma segura de fazer esse controle. Essa forma não é nem um pouco confiável e não garante nenhuma segurança para a empresa. Afinal, não há nenhuma ação para evitar que pessoas indesejadas acessem determinados ambientes.

Sabendo disso, podemos dizer que a solução ideal para resolver o problema do controle de entrada e saída de funcionários são dispositivos tecnológicos.

Atualmente, podemos destacar duas tecnologias fundamentais para o controle da entrada e saída de funcionários:

Controle de acesso

Essa tecnologia atua em conjunto com a liberação de portas e entradas e é pautada no reconhecimento da pessoa para liberação do acesso.

Podemos destacar os dispositivos de controle de acesso que atuam como fechaduras e utilizam tecnologias de leitura biométrica, facial ou mesmo reconhecimento de senhas. Como essas soluções são tecnológicas e integradas, elas se comunicam com softwares que permitem o acompanhamento e a gestão para monitorar essa movimentação.

Relógios de ponto

Por outro lado, temos que falar sobre as vantagens de contar com um relógio de ponto tecnológico. A marcação da jornada de trabalho deixará de ser um problema com adoção dessa tecnologia.

Isso acontece porque esses dispositivos foram pensados para evitar as fraudes que sempre aconteceram com a marcação manual. Principalmente quando falamos dos relógios de ponto biométricos, é possível ter certeza que apenas o profissional vai fazer a marcação da jornada.

Além dessa segurança, esse dispositivo ainda fornece informações importantes para responsável pela gestão de pessoas da empresa. Informações de horas extras, faltas e férias são configuradas e geridas por meio do software do dispositivo direto de um computador.

Utilizando esses dois equipamentos é possível agir de forma preventiva para evitar os problemas relacionados à falta de controle sobre a entrada e saída de funcionários das empresas. Os resultados são mais segurança para todos e uma gestão mais eficiente.

Falando em segurança, as câmeras de segurança também são importantes para garantir a proteção de empresas. Entenda mais neste conteúdo.

Topo