Reduzindo os custos da empresa através do controle de estoque

reduzindo os custos da empresa através do controle de estoque

O controle de estoque é uma das principais atividades de empresas que vendem produtos, mas também é fundamental para empresas que possuem suprimentos, como materiais de escritório e outros insumos que são essenciais para as rotinas diárias de uma organização.

Neste post falaremos sobre a relação entre o controle de estoque e a redução de custos, principalmente quando falamos em materiais importantes para o registro de colaboradores, tais como cartão de ponto de cartolina e bobina térmica para relógio de ponto.

A compra de suprimentos é responsável por parte dos investimentos de empresas, dessa forma o controle de estoque é fundamental para empoderar o setor de compras, fornecendo informações precisas sobre a necessidade da aquisição de novas mercadorias.

Estabelecer um processo de controle de estoque confiável e correto é o caminho para evitar dois prejuízos relacionados ao controle da jornada de trabalho dos colabores. Veja quais são:

Controle de estoque para comprar melhor

Ao implantar um controle de estoque eficiente, a empresa passa a contar com dados sobre o consumo dos produtos importantes para a operação de atividades diárias.

No contexto que estamos abordando aqui, os cartões de ponto de cartolina e as bobinas térmicas para relógio de ponto são essenciais para o controle da jornada de trabalho dos funcionários. Assim, o uso desses suprimentos acontece em grande escala.

O controle de estoque ajuda a empresa a reduzir custos na hora de repor os suprimentos. Definindo um estoque mínimo para o produto é possível enviar um alerta para a equipe de compras, possibilitando que haja tempo hábil para a compra sobre condições favoráveis para a empresa, deixar para adquirir produtos apenas quando acabar, impede a negociação por melhores preços e prazos de entrega, por exemplo.

como está o seu estoque de suprimentos

Risco de ações trabalhistas

Além da evidente compra por um preço maior, há o risco da empresa ficar sem os suprimentos para realizar as atividades diárias. Como o registro da jornada de trabalho é algo que deve ser executado diariamente, não realizar este processo é flertar com o perigo de ações trabalhistas e multas por parte do Ministério do Trabalho.

Sabemos que o registro de ponto é a principal forma de comprovar o cumprimento de direitos e deveres, tanto por parte dos colaboradores, mas principalmente por parte do empregador. Ao ser indiciado em uma ação trabalhista, o comprovante de ponto que é gerado pelo relógio, é a garantia da empresa que cumpriu sua obrigação e atendeu todas as normas previstas na CLT.

E como para gerar o comprovante é necessário contar com os cartões de ponto de cartolina ou com as bobinas térmicas para relógio de ponto, não dá para imaginar o processo parado devido à falta de reposição desses materiais.

Controle de estoque resulta em redução de custos

Apresentamos os dois prejuízos que são evitados utilizando um processo de controle de estoque para suprimentos relacionados com a utilização de relógios de ponto. É importante ressaltar que o empresário que adotar a estratégia de comprar muitos produtos para que não corra risco da falta, também corre o risco de levar prejuízos.

Além do risco de comprar o produto por um preço mais caro que poderia comprar em um outro momento, há gastos que são envolvidos para o armazenamento e os riscos de deixar produtos guardados por muito tempo.

O ideal é que a empresa encontre uma boa forma para controlar o estoque dos suprimentos utilizados em sua operação. Assim, será possível reduzir custos e mover investimentos para o crescimento da empresa.

Solicite um orçamento para suprimentos, acessórios e periféricos

Aqui na Ortep, trabalhamos com as melhores marcas de acessórios, periféricos e suprimentos, como por exemplo; bobina térmica para relógio de ponto, cartão mifare, cartão de ponto de cartolina, entre outros. Solicite agora mesmo o seu orçamento.

 

Para receber mais dicas como essas, assine a nossa newsletter. 🙂

Topo