O ano de 2020 foi desafiador em todas as áreas da sociedade. A pandemia causada pelo Corona Vírus e o isolamento social decretado para minimizar a transmissão do vírus, forçou-nos a reagir imediatamente, criando formas de continuar no mercado de trabalho e a lidar com a gestão de pessoas – mesmo à distância.

A partir desse cenário caótico, empresas e indivíduos se viram obrigados a criar medidas para continuarem sobrevivendo. Assim, trazendo à tona a necessidade de medidas sólidas de convivência, trabalho assertivo, espírito de equipe e auto suficiência de cada um. 

Nesse artigo, você vai conhecer quais são as tendências na área de administração de pessoas para 2021!

descomplique-a-gestao-de-ponto-da-sua-empresa

Como era a gestão de pessoas, no meio corporativo, antes de 2020?

É até difícil imaginar como era antes da pandemia iniciada em 2020, já que só se fala em o novo normal e em todas as mudanças que tivemos que nos adaptar – e que com certeza perdurará pelos próximos anos.

Mas, antes de tudo isso acontecer, o sistema corporativo funcionava a todo vapor, com pessoas trabalhando normalmente, deslocando-se para as empresas, viajando a negócios e executando uma gestão de pessoas baseada na produtividade, no espírito de equipe, engajamento, uso da tecnologia e nos resultados comprovados. 

E o que a pandemia nos obrigou a aprender? Que, se não podemos conviver normalmente com as pessoas (em público, nos estabelecimentos e empresas), então precisamos nos adaptar para continuar trabalhando! 

  • O trabalho corporativo em grupo teve que ser alterado para o estilo home office.
  • O RH da empresa precisou correr contra o tempo a fim de aprender a controlar esse modelo de trabalho em casa. Afinal, como fazer o controle de ponto dos colaboradores e saber o nível de produtividade deles estando à distância?
  • As reuniões e conferências passaram a ser 100% online, o que otimizou recursos importantes, como por exemplo: despesas de transporte, deslocamentos, hospedagens dos colaboradores e etc.

Felizmente, o sistema de controle de ponto no estilo home office já é uma realidade! Mas não é qualquer ponto eletrônico, pois é necessário que ele esteja em conformidade com as Portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho. 

Um app para o registro de ponto é o ideal para monitorar todos os registros dos colaboradores diariamente, sendo possível acessá-los pelo celular!

O que esperar da vida corporativa e do gerenciamento de pessoas em 2021?

Com tantas mudanças que ocorreram em 2020, não dá mais para se basear nos anos anteriores para traçar tendências para 2021. É preciso olhar para frente e encarar a realidade: nada vai voltar 100% ao normal, tudo seguirá conforme as tendências e necessidades no momento:

O modelo home office deve continuar

Sim, essa será uma realidade bem presente em nossas vidas. Cerca de 46% das empresas adotaram o regime de home office ou teletrabalho durante a pandemia, de acordo com um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) para a Pesquisa Gestão de Pessoas na crise COVID-19 – estima-se ainda que mais de 50% das empresas continuem com esse sistema mesmo após a pandemia.

Motivar, acompanhar e engajar os colaboradores

Trabalhar de casa não é sinônimo de moleza, pois os prazos dos projetos precisam ser cumpridos, os clientes esperam a execução dos serviços que contrataram e a chegada dos produtos que compraram.

Os sistemas para a gestão de pessoas deverá ser preciso, digital, intuitivo, assertivo e motivador – respeitando-se a individualidade de cada colaborador. 

O perfil dos colaboradores mudou

Na época dos nossos pais e avós por exemplo, os chefes eram rudes, conversavam só o necessário com os funcionários, pagando apenas o salário (mínimo!) a eles. 

O tempo passou e a modernidade construiu um perfil bem diferente de colaboradores: eles prezam mais pelos benefícios oferecidos por uma empresa, ao plano de carreira, à flexibilidade nos horários, à saúde mental e física, à possibilidade de fazer parte de algo maior – que traga propósito de vida.

Quer ficar por dentro de nosso conteúdo exclusivo sobre tendências de RH, gestão de pessoas e como a tecnologia pode te ajudar nessa jornada? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog

Lembra que a gente falou lá no começo do artigo sobre um sistema de controle de ponto remoto? Clique aqui e conheça as soluções que nós, da Ortep, podemos oferecer para a sua empresa nessa área! 

transforme-o-RH-da-sua-empresa-com-o-nosso-sistema-de-ponto-em-nuvem

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.