Dica para aumentar a produtividade: aprenda a delegar tarefas

delegar tarefas é a chave para aumentar a produtividade

Muitas empresas sofrem com acúmulo de atividades e alguns profissionais sobrecarregados, principalmente gestores. Delegar tarefas é um bom caminho para evitar esses fatos em uma organização, dividindo responsabilidades e aumentando a participação de mais profissionais em rotinas diárias.

Como delegar tarefas corretamente?

Muitos gestores possuem dificuldades em delegar tarefas, alguns por medo de acontecer alguma falha durante a execução da atividade, outros por receio do profissional escolhido realizar a ação melhor que o próprio gestor.

Esses sentimentos devem ser superados, delegar tarefas é fundamental para o aumento da produtividade da empresa, além de ser essencial para a construção de uma sintonia entre a equipe, evitando que alguns fiquem mais sobrecarregados que outros.

Para conseguir sucesso durante a distribuição de atividades é preciso entender o papel de cada membro da equipe e perceber o resultado coletivo, pensando sempre no sucesso da empresa.

Para delegar tarefas é preciso conhecer sua equipe

Quando falamos em delegar tarefas, estamos falando sobre atribuir a responsabilidade sobre determinadas ações a outras pessoas.

Para realizar esse procedimento é necessário conhecer cada membro da equipe, para que ao delegar uma tarefa, seja escolhido o melhor profissional para tal rotina.

É preciso entender que cada profissional, mesmo que do mesmo setor, possui uma característica diferente e essa particularidade deve ser observada na hora de passar uma demanda.

Observando profissionais que são mais dispostos a determinadas atividades, as chances de sucesso serão maiores e a produtividade será otimizada.

confiança na equipe é essencial ao delegar tarefas

Confie nos membros da sua equipe

A confiança é peça chave para delegar tarefas. Além de conhecer cada membro da equipe é necessário que você dê crédito ao colaborador, fornecendo todos os insumos fundamentais para a execução da atividade.

Uma maneira de fomentar o sentimento de confiança é se colocar à disposição para esclarecer dúvidas acerca da tarefa. Desse jeito, a pessoa escolhida para realizar a atividade sentirá segurança para buscar o melhor resultado.

Principalmente, é indispensável oferecer autonomia para a execução da tarefa. Não adianta nada delegar uma ação para um membro da equipe e não deixar que a pessoa desenvolva a atividade.

A gestão deve acontecer de forma controlada, mas respeitando o espaço necessário para que a pessoa realize o trabalho solicitado.

Acompanhe o andamento das atividades

Como falamos sobre a gestão das tarefas delegadas, é preciso sim que aconteça um acompanhamento. O ideal é que quem for delegar as tarefas, passe todas as instruções de forma objetiva e clara, além de realizar o monitoramento do andamento da atividade.

Nessas horas, o planejamento é fundamental. Estabelecer prazos e objetivos será importante para que você consiga acompanhar a atividade sem que necessite intervir na execução da outra pessoa.

Pois essa intervenção que terá o intuito de auxiliar, na verdade poderá atrapalhar a pessoa que está executando-a.

Delegar tarefas é potencializar resultados

Encarregar outras pessoas de atribuições que seriam executadas por você é uma solução para evitar o acúmulo de atividades e a falta de andamentos em processos importantes da empresa.

Além disso, conduzir uma equipe de uma forma que aconteça uma sintonia e estimulando a confiança entre os membros é o primeiro passo para conquistar bons resultados.

Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre delegar tarefas e outros conteúdos sobre gestão.

Topo