Três Maneiras de Incentivar o Registro de Ponto Correto

aprenda três maneiras de incentivar o registro de ponto correto

O registro de ponto correto é fundamental para garantir o sucesso no processo de marcação da jornada de trabalho dos colabores, evitando prejuízos e garantindo o cumprimento de todas as leis trabalhistas.

Entretanto, a busca pelo sucesso nessa atividade não deve partir apenas da empresa, é possível incentivar que os colaboradores adotem rotinas corretas para o registro de entradas e saídas, resultando em um comprometimento de mão dupla para esse processo.

Vamos apresentar três formas de incentivar o registro de ponto correto por parte dos colaboradores, mostrando algumas ações simples que geram bons resultados para a gestão de pessoas das empresas.

3 formas de incentivar o registro de ponto correto

1. Forneça informações sobre a importância do registro de ponto correto

Para que os colaboradores entendam a importância do registro correto é preciso que a empresa adote uma postura pedagógica, isso quer dizer, que ela ensine aos profissionais da equipe o qual importante é a marcação correta.

O ideal é que essas informações sejam transmitidas no primeiro momento do colaborador na empresa, assim ele será treinado imediatamente a adotar rotinas saudáveis para realizar o registro.

Nesse momento é necessário destacar os benefícios do registro de ponto correto para o colaborador. Informando sobre a forma de contabilizar as horas extras por exemplo, você incentiva a criação de uma cultura de informação de horários de entradas e saídas, evitando erros.

2. Tenha um processo descomplicado de marcação da jornada

Além de contar com um método de educação dos colaboradores, é preciso contar com um processo fácil, facilitando o registro de ponto correto. Se a marcação da sua empresa é feita de uma forma demorada e complicada, é um motivo para gerar um desconforto do profissional para o registro.

Recomendamos a utilização de um relógio de ponto biométrico, o equipamento permite que o registro seja realizado rapidamente e de uma forma fácil: a leitura da digital do profissional.

Desse jeito, impede-se que desculpas apareçam, como a falta de tempo para registrar ou mesmo ineficiência do processo manual, onde é possível colocar o horário depois.

3. Deixe claro as consequências da falta de registro

Por último e não menos importante, é preciso que os trabalhadores da sua empresa tenham conhecimento sobre as consequências da falta do registro ou da apresentação de informações erradas.

Por meio de comunicados e treinamentos é possível orientar os profissionais do risco que é deixar de registrar o ponto. Explicando que pode acontecer desde o desconto do dia trabalhado, até a prova para uma eventual demissão por justa causa.

Dessa forma, o colaborador não vai querer ser penalizado injustamente e naturalmente, adotará rotinas que favoreçam o registro de ponto correto.

a falta do registro de ponto pode resultar em justa causa

Registro de ponto correto resulta em redução de custos para a empresa

O registro de ponto incorreto traz alguns prejuízos para as empresas, portanto, os caminhos para o incentivo de boas práticas na marcação devem ser percorridos, tornando uma das obrigações da equipe de gestão de pessoas.

Já o registro de ponto correto favorece tanto a empresa quanto os colaboradores, gerando redução de custos para a empresa e a segurança de direitos cumpridos para os trabalhadores.

Levando essa informação para os profissionais é possível contar com uma equipe mais engajada e um processo de marcação da jornada mais eficaz.

 

Quer saber outras informações para conseguir um processo de registro de ponto correto? Assine nossa newsletter e receba novidades.

Topo