Criatividade no trabalho: aumentando a produtividade

Ser produtivo no trabalho nem sempre é sinônimo de produzir mais, mas de produzir melhor. E uma forma de se chegar a esse resultado é aliando prazer e trabalho. Você sabe como chegar a esse resultado? A resposta é simples – mas não é fácil de se chegar: criatividade no trabalho.

Ao trazer criatividade para seu ambiente de trabalho, é possível pensar “fora da caixinha”, pensando em diferentes formas de se chegar num possível resultado. E, quando falamos de criatividade, não quer dizer que é preciso reinventar a roda. Uma pequena mudança em algum processo para que seu trabalho seja feito de maneira mais dinâmica já é um trabalho feito pela sua criatividade.

A pergunta que precisamos fazer é: como exercitar a criatividade no trabalho? Não existe uma resposta certa para isso, já que cada indivíduo responde a estímulos de maneira diversa.

Mas algumas coisas são certeiras. É preciso perguntar. É preciso errar. E, acima de tudo, é preciso sair da zona de conforto.

Então, separamos aqui algumas dicas sobre como você pode estimular a criatividade na sua empresa.

Empresa inovadora, profissional inovador

Para que a empresa tenha funcionários criativos, ela precisa estimular isso. Afinal, uma empresa somente é criativa se seus funcionários também o forem.

E para isso acontecer, você deve deixar bem claro o quanto a empresa está a aberta à inovação. Afinal, boas mudanças sempre agregam bons valores à empresa e ao profissional.

Estimule dentro da empresa…

A melhor forma de deixar aflorar a criatividade no trabalho é dando o exemplo. Quando gestores e líderes aparecem com ideias novas – deixando claro que estão abertos a sugestões –, eles estarão estimulando que os outros colaboradores façam o mesmo.

Por isso, peça sempre sugestões, novas ideias, críticas. Afinal, estagnação é o antônimo de criatividade.

Estimular a proatividade também é um importante passo para a criatividade no trabalho. Além disso, o trabalho em equipe também exige o trabalho da criatividade, já que lida com diferentes personalidades.

…e fora também

Seu colaborador também tem uma vida fora da empresa. Portanto, trabalhar a criatividade não deve ser um exercício feito unicamente no ambiente corporativo.

Assim, se esforce para que ele adquira essa cultura de inovação também na sua vida pessoal. Indique livros e filmes; estimule a diversificação cultural.. Se possível, monte uma pequena biblioteca, que contenha títulos sugestivos e de fácil leitura.

Comunicação

Imagine saber que um colega de trabalho teve uma ideia – muito boa por sinal – que acabou sendo adotada pela empresa. Isso serve como uma fagulha, não é? Com certeza!

Por isso, sua empresa deve manter canais de comunicação abertos e acessíveis. Isso fará com que seus colaboradores saibam tudo o que acontece na companhia, além de também servir como um baita incentivo para qualquer empreitada inovacional.

Feedback

Um feedback bem feito também serve como gatilho para a criatividade no trabalho.

Ao perceber como a empresa reage às suas ideias e também aos trabalhos prestados, o colaborador passa a agir com muito mais confiança. E não somente nele mesmo, mas também na empresa.

Concluindo

Segundo especialistas, alguns dos maiores empecilhos para o exercício da criatividade nas empresas são “as velhas ideias, a imposição de paradigmas, conformismo, desistências, preguiça mental, medo do ridículo e de errar, pouco ou nenhum incentivo por parte das empresas, excesso de lógica e resistência à quebra de modelos mentais”.

Por isso, é importante que sua empresa faça sua parte, estimulando a criatividade do funcionário. Ao exercer a criatividade no trabalho, seu colaborador está demonstrando duas principais características. Primeiro, seu foco na resolução de problemas. E, segundo, no prazer de estar fazendo suas atividades, já que reserva parte de seu tempo a buscar novas soluções.

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado com algumas ideias para que você possa estimular um pouco da criatividade no trabalho por parte de seus colaboradores.

Assine nossa newsletter para receber mais material referente à gestão de pessoas e inovação de processos.

Topo