As principais dúvidas ao contratar um funcionário para trabalho home office

As dúvidas mais comuns ao contratar um funcionário para trabalho home office

A tecnologia transformou várias atividades da sociedade e o mercado de trabalho não foi diferente. Com a chegada de novas soluções, algumas profissões surgiram e a forma de trabalhar também mudou, hoje em dia é comum encontrarmos empresas que contratam empregados para trabalho home office.

O trabalho home office é um dos assuntos mais discutidos quando o tema é futuro das profissões e do mercado de trabalho. De acordo com o crescimento das cidades, este modelo se tornou uma boa saída para empresas e profissionais.

O que é trabalho home office

Podemos dizer que trabalho home office é a jornada realizada remotamente. Atualmente algumas empresas realizam esse tipo de contratação, permitindo que os profissionais cumpram sua carga horária ou façam algumas horas desta maneira, pode ser na casa do trabalhador ou em outros lugares fora da organização, como cafés, parques, etc.

O home office está muito associado aos profissionais que atuam em setores como comunicação e tecnologia, por causa da facilidade e da forte relação com a internet.

Além disso, profissionais autônomos e freelancers atuam neste formato, atendendo seus clientes de casa ou de locais conhecidos como coworkings.

legislação sobre contratação de funcionário para home office

Legislação sobre este tipo de contratação

Em 2011 o artigo 6º da CLT foi alterado para realizar a equiparação entre o trabalho executado dentro da empresa é o trabalho home office, sendo necessário a regulamentação dos pontos combinados entre empregador e empregado em contrato.

Este fato evidencia a necessidade de seguir as regras para a contratação remota, assim como se fosse uma contração tradicional.

A Reforma Trabalhista aprovada em 2017 pela Lei nº 13.467/2017 voltou a falar sobre o trabalho remoto, definindo que a contratação para a execução de atividades longa das dependências da empresa não configura um trabalho externo e sim remoto.

Vantagens do trabalho home office para as empresas

Algumas vantagens cercam o home office, para os profissionais podemos destacar a liberdade e a comodidade, visto que não é preciso sair de casa e enfrentar possíveis atritos gerados pelo deslocamento até a empresa.

Para empresas, destacamos a redução de custos e aumento da produtividade gerados pelo trabalho home office.

Redução de custos: muitas empresas possuem áreas de redução de custos, essa equipe sabe que o custo com insumos necessários manter a empresa funcionando é alto.

Dessa forma, o trabalho home office é uma alternativa pois permite a redução de gastos com transporte, aluguel, energia, água, mobiliário, material de escritório, entre outros exigidos pela presença dos profissionais.

Aumento da produtividade: o aumento da produtividade é percebido na maioria dos profissionais que atuam neste método, normalmente, há menor interrupções e a motivação do profissional é impulsionada, gerando bons resultados.

Além é claro da economia de tempo, o período em que o colaborador gastava para deslocamento é aproveitado para outras atividades, o que acaba beneficiando sua prática profissional.

vantagens de ter um colaborador em home office

Avalie se sua empresa pode contar com trabalho home office

Em algumas áreas e atividades o trabalho home office é mais aderente e viável, sendo assim é preciso realizar uma avaliação, para que seja possível analisar a possibilidade de contar com profissionais que atuam dessa forma.

Escolhendo é importante seguir as leis, pois apesar dos trabalhadores não estarem na sua empresa, o descumprimento das leis trabalhistas acarreta ações e problemas do mesmo jeito.

 

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