Está ficando sem tempo? Organização é a chave do sucesso para aumento de produtividade

Grande número de tarefas, metas apertadas, demandas urgentes, tudo isso colabora para a falta de tempo de colaboradores e gestores. Porém isso pode ser evitado, entenda como a organização e o planejamento são os principais aliados para o aumento de produtividade ao longo do dia.

O aumento da produtividade é um dos principais objetivos da maioria dos gestores, líderes e também de profissionais que desejam conseguir melhores rendimentos.

Entretanto, diariamente, é difícil manter sempre o mesmo nível de concentração, resultando em uma dificuldade de manter sempre a produtividade no limite.

Organização é o segredo para o aumento da produtividade

Da mesma forma que um ambiente organizado favorece a criação de um clima mais favorável ao bem estar das pessoas, um período de tempo organizado favorece o seu uso da melhor forma possível. O que resulta diretamente em melhor aproveitamento de cada instante, gerando um aumento de produtividade em qualquer atividade exercida.

Organizar quer dizer planejar. Dessa forma é preciso que você realize um planejamento do seu tempo. Usando o exemplo do dia, organize cada atividade que será executada ao longo desse período, planeje quanto tempo você gastará com cada processo e ainda, coloque no planejamento os obstáculos que podem aparecer.

Realizando essa atividade você verá o aumento da produtividade, pois até as situações adversas estarão organizadas e planejadas e você já saberá que não estará gastando tempo de outro processo enquanto resolve esse que surgiu.

Organizar objetivos, metas e processos é fundamental

Para organizar melhor seu tempo é importante que você tenha consciência dos objetivos, metas e processos que serão buscados e executados.

Organizar objetivos e metas é necessário para que você tenha um ponto de chegada, para que você saiba o que deve ser feito ao longo de determinado período para alcançar bons resultados e o tão esperado aumento de produtividade. Definir prioridade também é essencial, assim será possível saber qual caminho deve ser seguido primeiramente.

Quanto melhor for a organização dos objetivos e metas, menor serão as dúvidas que aparecerão durante a execução das ações, e isso resulta em … aumento da produtividade.

Os processos são as ações que devem ser executadas para conseguir alcançar os objetivos e as metas estabelecidas. Cada processo deve ser pensado antecipadamente, isso facilitará a tomada de decisão de cada componente dessa atividade, evitando erros e problemas que atrapalham o andamento.

Conte com ferramentas para deixar processos mais organizados

Hoje em dia existem algumas ferramentas que ajudam a organizar o tempo e aumentar a produtividade em sua atividade. Partindo de ferramentas básicas como agendas, passando por novidades como aplicativos que funcionam como organizadores de atividades, como o Trello e Google Calendar.

Essas ferramentas são importantes para a automatização do processo de organização do seu tempo. Elas ajudam a criar um padrão, uma rotina de planejamento e organização fazendo com que você internalize cada procedimento e ganhe com os efeitos do aumento de produtividade em seu dia a dia.

Aumento da produtividade é igual a organização

Contando com uma organização dedicada do seu tempo, será mais fácil dividir as tarefas, definir prioridades. Isso evitará lamentações por falta de tempo, desgaste profissional e também tornará seu dia a dia mais saudável.

A organização precisa se transformar em um vício (saudável), é preciso que todas as tarefas e atividades sejam planejadas, gerando assim uma cadeia de processos, transformando em aumento da produtividade e qualidade do que é realizado.

Para receber mais dicas como essas e deixar o seu dia a dia mais eficiente, assine a nossa newsletter!

 

5 Tipos de Ferramentas Gratuitas para Gestores

Topo