People Analytics: a nova gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma das áreas mais importantes de uma empresa, em um mundo altamente tecnológico o people analytics chega como a metodologia para tornar essa gestão mais eficiente e dinâmica.

Você sabe quais são os 3 principais desafios da gestão de pessoas em uma empresa? Veja nesse artigo.

Tendo como base a importância das pessoas para as organizações, pois são elas as responsáveis por proporcionar o crescimento de um negócio, o people analytics é a solução para entender melhor cada colaborador de uma empresa, usando dados que podem ser obtidos em fontes digitais.

Nesse artigo você vai entender melhor sobre o people analytics, de forma que fique claro a importância dessa ferramenta para seu negócio.

Mas afinal, o que é people analytics?

Podemos definir people analytics como a metodologia que visa entender o comportamento do colaborador da empresa e fornecer dados para os profissionais responsáveis pela gestão de pessoas, com o objetivo de melhorar a tomada de decisão desse setor, influenciando em ações para retenção de talentos, contratação de novas pessoas e treinamento da equipe.

A retenção de talentos é um problema para sua empresa? Leia esse artigo e acabe com essa dor de cabeça.

Hoje em dia, a todo momento em que as pessoas navegam pela internet, deixam dados sobre a sua rotina, esse rastro pode ser alcançado nas redes sociais, e-mails, aplicativos, etc. São essas informações que servem de base para o processo de people analytics, pois a partir delas é possível estabelecer uma tendência para cada usuário/colaborador.

people analytics

Como funciona o people analytics?

O processo de aplicação dessa metodologia pode ser dividido em três etapas: coleta, organização e análise de dados.

Como falamos, a coleta de dados pode ser realizada em várias fontes digitais e por meio de coleta de informações de pesquisas internas. Vale lembrar que cada empresa tem um perfil diferente de colaborador e isso deve ser pensado no momento de procurar informações.

Após a coleta, deve ser realizada a organização das informações obtidas, criando grupos de perfis de colaboradores, a fim de permitir a identificação de tendências.

A última etapa do processo é a análise, onde o profissional responsável pela gestão de pessoas deve fazer a avaliação dos dados e pensar em ações para que as informações obtidas possam ser transformadas em práticas que melhoram o ambiente para o colaborador e assim aumente sua produtividade.

Conclusão: importância do people analytics para as empresas

Empresas que conseguem engajar os colaboradores e transformam o ambiente de trabalho em um local propício à atividade das pessoas, têm mais chances de alcançarem o sucesso.

Dessa forma o setor responsável pela gestão de pessoas assume um papel essencial para qualquer empresa, o papel de conhecer o profissional. Usando o people analytics é possível descobrir como é o comportamento dos colaboradores e assim entender o que precisa ser feito para melhorar e incentivar a evolução de cada pessoa, para que assim a organização alcance o crescimento.

A tomada de decisões a cerca da gestão de pessoas, quando baseada em um processo de people analytics, se torna mais assertiva. Essa metodologia evita problemas que são comuns em empresas, como rotatividade de funcionários e dificuldade de contratar colaboradores com o perfil da empresa.

O people analytics é a solução para esses problemas, sendo a forma de aproximar o gestor de pessoas dos outros colaboradores da empresa.

 

Quer saber tudo sobre gestão de pessoas, além de dicas incríveis sobre gestão de recursos humanos e, segurança corporativa? Assine nosso blog.

 

banner-a-importancia-do-feedback

Topo