Recursos Humanos em micro e pequenas empresas: como fazer?

Já comum em empresas de grande porte, o setor de recursos humanos muitas vezes é visto como uma área dispensável e sem muita relevância por pequenos empresários. Porém essa ideia é completamente equivocada e nesse artigo vamos explicar a importância e dar algumas dicas para implantar essa atividade na sua organização.

Importância do setor de Recursos Humanos

Já faz algum tempo que o setor de RH (Recursos Humanos) deixou de ser apenas responsável por administrar os documentos dos colaboradores e passou a exercer um papel estratégico em uma empresa.

Oferecer subsídios para o crescimento profissional, motivar os colaboradores, planejar ações da empresa em torno de metas e objetivos, retenção de talentos, contratar pessoas dentro do perfil da empresa e que tenham qualificação necessária, são algumas das responsabilidades que cabem aos profissionais de Recursos Humanos.

A gestão de pessoas, tem um papel de extremo valor para qualquer organização, pois é essa gestão que será responsável pela valorização, comunicação e resolução de conflitos que podem aparecer no dia a dia de uma empresa.

Por isso, independentemente do tamanho do seu negócio, é preciso ter uma área de Recursos Humanos para lidar com os profissionais da sua empresa.

Como implantar uma área de recursos humanos na sua pequena empresa?

Com o objetivo de ajudar você a conseguir instalar um processo de gestão de pessoas mais eficiente na sua empresa, preparamos algumas dicas que devem ser seguidas pelo profissional de Recursos Humanos para que essa área consiga bons resultados para o negócio.

1. Elabore um planejamento estratégico de Recursos Humanos

Antes de tomar alguma decisão ou criar alguma ação é preciso saber como anda a gestão de pessoas da empresa, como é a comunicação, treinamento e seleção de novos colaboradores.

Além disso, é nesse momento que deve ser feito o planejamento do setor, quais as formas e metodologias que serão usadas para a aplicação de processos. As metas e objetivos também devem ser traçadas, para que a equipe de Recursos Humanos tenha uma referência.

O people analytics é uma metodologia que ganha força na gestão de pessoas. Saiba mais neste artigo. (COLOCAR LINK POST 01)

2. Estruturação de processos

Após o planejamento é preciso estruturar os processos e rotinas da área. Essa estruturação passa pela construção de padrões que serão usados nas atividades, alguns exemplos são: formulários de satisfação de colaboradores, pesquisas de demandas das pessoas que trabalham na empresa, check lists das operações da área (por exemplo, o que é preciso para um processo seletivo).

Essa documentação será importante para nortear a operação do setor de Recursos Humanos.

3. Treinamento da equipe e seleção de novos colaboradores.

Oferecer capacitação profissional e treinamento relacionado à atividade dos colaboradores é função do RH da empresa. Esses momentos são importantes para que os profissionais sintam-se valorizados e consigam alcançar novas habilidades, que provavelmente, darão retorno para a empresa.

A seleção de novos profissionais é importante e deve ser feita com convicção pelo RH, pois este é o momento de ingresso da pessoa na empresa, sendo assim ela deve ser compatível com os valores da organização, para que não aconteça a rotatividade constante de funcionários.

Saiba como atrair novos talentos para sua empresa neste artigo.

recursos humanos

4. Comunicação empresarial

Uma das principais atividades do profissional de Recursos Humanos é garantir que a comunicação interna da empresa aconteça de forma rápida, eficiente e profissional. Isso quer dizer que deve ser criado maneiras de conseguir atingir a todos da organização, de forma que todos fiquem informados e saibam o que acontece.

Além disso, a comunicação empresarial também envolve os eventos da empresa, pois são momentos importantes de interação entre os colaboradores, comemorações de aniversários, cumprimento de metas, novas vendas, todos esses eventos devem passar pelos cuidados do profissional do RH.

5. Feedback

Uma atividade essencial para garantir um bom clima organizacional é o feedback constante, as pessoas precisam de ter conhecimento sobre o desempenho. Por meio do feedback é possível incentivar a manutenção de comportamentos bons do colaborador e criar ações para melhorar atividades que não estão sendo tão satisfatórias.

Recursos Humanos: valorização dos profissionais e da empresa

Para as empresas, valorizar os colaboradores é a chave para torná-los engajados com a organização. Nas pequenas empresas esse engajamento é fundamental, pois são essas pessoas as responsáveis pelo atendimento ao cliente, vendas e outras atividades essenciais.

Por isso contar com um setor de Recursos Humanos é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Só contando com uma gestão de pessoas eficaz é que será possível gerir todos processos que cercam o dia a dia dos profissionais e lidar com as competências, habilidades e comportamentos de cada um.

Pensando em ajudar a área de gestão de pessoas a conseguir calcular o custo de colaboradores. Temos a Planilha Custo Funcionário que você pode baixar nesse link.

banner-lei-do-ponto-eletronico

Topo