Retenção de talentos: motivação, liderança ou planejamento?

Por se tratar de um dos grandes desafios das empresas, a retenção de talentos é um dos temas mais discutidos hoje em dia. O sucesso das organizações está diretamente ligado ao engajamento das pessoas que fazem parte do dia a dia, ou seja, os colaboradores.

Por isso a manutenção dos profissionais qualificados e ambientados à cultura da empresa significa o aumento da produtividade, criação de um ambiente agradável e a redução de custos com a rotatividade de trabalhadores.

Além de todas as despesas que envolvem a demissão e a contratação de funcionários, não é fácil encontrar um profissional que se encaixe rapidamente na rotina da empresa e entregue os mesmos resultados que um empregado ambientado entregaria.

Portanto não há outra opção: é preciso investir um programa de retenção de talentos!

Preparamos algumas dicas que serão importantes para a criação de ações que favoreçam a retenção de talentos de forma natural e eficiente para sua empresa.

Práticas para retenção de talentos:

1 – Estabeleça um plano de carreira para os funcionários da empresa.

Para construir uma política de retenção de talentos eficiente é fundamental que a empresa ofereça aos funcionários oportunidades de crescimento. Um plano de carreira é a melhor forma de apresentar essas oportunidades aos profissionais, pois mostrando o mapa organizacional das funções, será possível incentivar o crescimento pessoal para alcançar novos cargos na empresa.

É importante que esse plano de carreira seja transparente e mostre todas as responsabilidades, qualificações e desafios dos cargos da empresa, para que o funcionário possa se preparar.

Nesse momento é importante oferecer aos talentos da sua empresa, remuneração e benefícios que se enquadrem em suas expectativas. O plano de carreira pode ser estabelecido a partir de um plano de aumentos salariais, caso a empresa não tenha uma cadeia extensa de cargos.

2 – Realize treinamentos e capacitações

A retenção de talentos tem como grande objetivo a manutenção da qualidade dos resultados apresentados pelo pessoal da sua empresa, oferecer treinamento e capacitações é uma forma de não apenas garantir a permanência dos funcionários, mas também qualificá-los para novos desafios, favorecendo o crescimento da empresa.

O gestor de pessoas da empresa deve prestar atenção às novidades do mercado, quais as demandas dos funcionários e quais pontos merecem ser tratados em treinamentos.

3 – Transforme o feedback em uma rotina

O feedback deve ser usado tanto para apontar os pontos que devem ser melhorados, quanto para elogiar resultados e comportamentos exemplares. Uma rotina de feedback evita que problemas de relacionamento aconteçam entre os líderes e subordinados, pois favorece a criação de uma relação saudável.

A informação sobre o desempenho da pessoa é importante para a percepção de pontos que devem ser mudados, desde atitudes operacionais aos comportamentos interpessoais, e também para a manutenção de atividades corretas.

4 – Estabeleça uma comunicação organizacional eficiente

A comunicação organizacional deve acontecer de forma clara e direta. Todos os funcionários devem ter conhecimento sobre as estratégias, as vitórias e as informações importantes da empresa.

Essa é uma forma de fazer com que cada um se sinta importante para a empresa. Envolvendo os funcionários na comunicação da empresa, o gestor de pessoas garante um grupo de trabalhadores mais engajado e participativo, isso é essencial para a retenção de talentos.

5 – Crie um bom clima organizacional

Para a construção de um programa de retenção de talentos eficiente é fundamental que a empresa tenha um clima organizacional agradável. O comportamento das pessoas no ambiente empresarial deve sempre favorecer a ética e o respeito em todas as relações.

Atitudes autoritárias ajudam a tornar o ambiente pouco produtivo, comprometendo a satisfação dos funcionários e gerando um desgaste nas relações, o resultado compromete a retenção de talentos.

Conclusão: retenção de talentos está ligada à valorização das pessoas

Como o capital humano é essencial para o sucesso de qualquer organização, é indispensável que a empresa invista recursos valorizando seu pessoal. Rotina de feedback, construção de plano de carreira, comunicação interna eficiente e treinamentos, ajudam a construir um clima agradável na empresa.

A retenção de talentos deve ser preocupação diária da empresa, pois só assim ela conseguirá a manutenção das pessoas que são responsáveis por bons resultados e pelo crescimento no mercado.

Você conhece corretamente as normas trabalhistas? Faça o Download  do e-Book Guia Trabalhista Simplificado para Empresas.

Guia Trabalhista Simplificado para Empresas

Topo