Vantagens de se contratar uma consultoria de RH

Algumas micro e pequenas empresas não possuem estrutura para manter um setor interno, e por isso a contratação de uma consultoria de RH acaba sendo a melhor solução nesses casos.

Mas não é somente nesses casos que esse tipo de serviço é acionado. Muitas empresas, por maiores que sejam, também acabam por buscar esse tipo de consultoria.

Então, se até mesmo as mais estruturadas empresas buscam esse tipo de solução, isso quer dizer que as vantagens são boas, não é?

Mas, afinal, quais são as vantagens em se contratar uma empresa de consultoria de RH?

Especialistas em RH

Primeiramente, e não há como negar isso, uma empresa desse tipo conta com os mais diversos especialistas em RH, de diversas áreas.

Assim, ao se contratar essa solução, podemos saber que vamos contar com profissionais com grande expertise em processos que vão desde o recrutamento e seleção até a gestão de RH em si.

Por isso, esse é, inegavelmente, um dos grandes atrativos ao se contratar uma consultoria de RH: sua competência na solução proposta.

Expertise em recrutamento e seleção

São muitos os processos de recrutamento e seleção dos quais esses profissionais participam. Levando isso em conta, quanto mais processos, mais profissionais do mercado são entrevistados por eles.

Assim, é natural chegarmos à conclusão de que eles estão bastante inteirados da situação do mercado, e do que podemos pedir como pré-requisito no momento de uma seleção, e onde precisamos pisar um pouco no freio.

Além disso, o parâmetro para comparação de diferentes perfis profissionais ajudará a enriquecer o processo seletivo de tal forma que a empresa contratante dos seus serviços só tem a ganhar nesses casos.

Acesso a novas tecnologias de gestão de pessoas

Uma consultoria de RH atua muito além dos processos de recrutamento e seleção. Ao investir nessa solução, você poderá ter um ótimo auxílio na implantação de novas tecnologias ou mesmo uma melhor implementação daquelas que já possui.

Tecnologias de RH são aquelas que auxiliam sua equipe na gestão de pessoas. Podemos citar algumas como:

A automatização desses processos traz muito mais do que a diminuição do volume de trabalho. Ela ainda ajuda a diminuir a possibilidade de erro humano nesses casos, o que é mais um – grande – ganho para a sua empresa.

Além disso, outra tecnologia que eles trazem para sua empresa é a capacitação de sua equipe interna, que passa a ter uma visão holística do seu negócio.

Consultores internos melhor preparados

Já sabemos que o maior ativo de uma empresa são seus colaboradores. E não é por menos. São eles que levam seu negócio adiante. E a melhor maneira de se otimizar isso é por meio de qualificações, como cursos, workshops ou palestras.

E uma consultoria de RH, composta por membros externos à empresa, é uma dessas oportunidades de qualificação que você tem a oferecer para seu time.

Ao contratar essa solução, o indicado é que você selecione alguns funcionários-chave do seu time. Eles serão os responsáveis não somente por aplicar as metodologias aprendidas posteriormente, mas também de replicá-las para outros colaboradores.

Novas estratégias

Ao lidar com a gestão de pessoas, profissionais de RH sempre encontram desafios inerentes. E, nesse caso, a psicologia aplicada à gestão é um importante instrumento que pode – e deve – ser utilizado para auxiliar em práticas diversas.

O desenvolvimento de novas estratégias que mantenham sempre atualizada a relação entre empregador e empregado é essencial, até mesmo para a própria retenção de talentos.

E todos temos consciência do quão complicado pode ser para um gestor de RH se manter constantemente atualizado frente às mudanças que ocorrem com cada vez mais velocidade em qualquer campo de estudos.

Dessa forma, temos aqui mais uma vantagem na contratação de uma empresa de consultoria de RH: a possibilidade de se inovar suas estratégias. Algumas inovações possíveis que podemos citar são:

E, além disso, uma consultoria também auxilia na diminuição da resistência natural que toda equipe tem a mudanças que incidem diretamente em sua rotina de trabalho.

Conclusão

A utilização da expertise de uma empresa de consultoria de RH não é um simples gasto. Ela pode ser vista como um investimento, uma vez que traz inúmeros benefícios para sua empresa. O importante é saber como aproveitá-los de forma a otimizar processos e pessoal.

O desenvolvimento de uma empresa pode partir de diversas atitudes diferentes, e cabe a você, como gestor ou responsável, dar o pontapé inicial para que isso aconteça da melhor maneira possível.

A sua empresa já utilizou dos serviços de uma consultoria externa? Caso já tenha utilizado, nos conte como foi a experiência! Ou, se ainda não tiver utilizado, foi por opção?

Deixe seu comentário!

Topo