Segurança eletrônica: mantendo sua empresa atualizada

O cuidado com o patrimônio, seja pessoal ou corporativo, vem sendo motivo de cada vez mais preocupação. E não é por menos. A violência vem crescendo exponencialmente em todo o território nacional. A segurança eletrônica é uma das soluções para esse problema.

Empresários veem na segurança eletrônica uma forma de  proteger de forma mais eficaz seu estabelecimento. Essa prática evita o roubo e o desvio de materiais e preza pela proteção do patrimônio e da propriedade intelectual.

Além disso, também ajuda na segurança dos colaboradores da empresa, uma vez que o monitoramento será feito constantemente e impedirá, inclusive, o acesso de terceiros descredenciados.

São muitas as vantagens de um sistema de segurança eletrônica. E, além disso, iremos falar sobre algumas ferramentas que irão manter seu sistema atualizado, de acordo com as tecnologias vigentes.

Monitoramento em tempo real

Para que as imagens possam ser visualizadas em tempo real, é necessário que seu sistema de segurança eletrônica conte com um DVR (Digital Video Recorder). Esse aparelho possui algumas funcionalidade que fazem com que seu sistema receba mais ferramentas.

Visualização em tempo real quer dizer que as imagens geradas pelas câmeras serão visualizadas em um monitor separado. Esse monitor poderá gerar a visualização de mais de uma câmera, conforme configuração prévia.

Além disso, o DVR também permite a gravação em tempo real em HD dedicado, uma boa ferramenta para posterior consulta de imagens.

Ao se conectar o aparelho em uma rede de internet, também é possível que você visualize, ainda em tempo real, as imagens que estão sendo transmitidas pelas câmeras do seu sistema de segurança.

Acesso biométrico

O acesso via biometria é um dos mais seguros tipos de acesso, já que é intransferível. Esse tipo de acesso aumenta a segurança já que restringe o acesso – seja ao estabelecimento, seja a determinados setores.

Essa tecnologia pode ser utilizada num relógio de ponto, na catraca de acesso ou mesmo em portas específicas.

Portaria eletrônica

Outra ferramenta que vem sendo bastante utilizada ultimamente é a portaria eletrônica.

Ela surgiu em substituição ao porteiro físico, e consiste numa portaria monitorada remotamente por empresa especializada.

Além disso, a utilização dessa solução em sistemas de segurança eletrônica diminui alguns custos com pessoal.

Vantagens da segurança eletrônica

Economia

A economia feita ao se adotar ferramentas de segurança eletrônica é facilmente percebida. O monitoramento de diversos sistemas diferentes poderá ser feito a partir de um único terminal.

Além disso, a manutenção é feita por um único profissional, que é capaz de analisar todo o equipamento.

Portabilidade

Uma vez que o sistema pode funcionar por meio de wireless e em conjunto com uma rede, você pode acessar todo o sistema local ou remotamente.

Flexibilidade

É possível que o sistema de segurança eletrônica seja configurado de acordo com suas necessidades. Ou seja, você pode monitorar qualquer tipo de estabelecimento.

Melhor gestão de tempo

Como o monitoramento de todas as ferramentas é feito em tempo real e por meio de um mesmo monitor, o tempo gasto com essa análise é muito mais baixo. Dessa forma, o operador pode dedicar o tempo economizado a outras tarefas.

Conclusão

Os sistemas de segurança eletrônica estão em constante atualização, acompanhando as novas tecnologias. Por isso, é importante que sua empresa se mantenha atualizada. Assim, será garantida a segurança do patrimônio e do colaborador.

Antes da implantação de um sistema de segurança, é importante que você converse com um especialista. Ele poderá te orientar sobre as melhores ferramentas a se adotar e irá te auxiliar em todo o processo de instalação e manutenção.

Para você ficar atualizado sobre as novidades do mercado de segurança eletrônica, assine nossa newsletter.

Topo