Cartão de proximidade em relógio de ponto biométrico é importante? Entenda o porquê

Hoje em dia o controle do ponto dos colaboradores é fundamental para a gestão da empresa e para evitar problemas em situações trabalhistas por exemplo.

Dessa forma, muitas empresas já contam com a tecnologia do relógio de ponto biométrico que é a mais segura para evitar fraudes, entretanto, em alguns casos, ainda é necessário o uso do cartão para a leitura e identificação da colaboradora na hora do registro de ponto.

Vamos apresentar algumas situações onde o uso de um cartão de proximidade é necessário para substituir corretamente a leitura da digital realizada por um relógio de ponto biométrico.

Importância do cartão de proximidade

Algumas empresas apresentam situações específicas, e mesmo com o uso do relógio de ponto biométrico é importante oferecer aos funcionários a opção da leitura do cartão de proximidade.

Alguns funcionários trabalham com equipamentos de segurança, mais precisamente luvas, para evitar acidentes durante o contato com produtos químicos, por exemplo.

Em determinados setores do mercado, o uso de equipamentos de segurança, conhecidos como EPI (Equipamentos de Proteção Individual), são obrigatórios e indispensáveis para a operação da empresa, garantindo o cumprimento da lei.

cartão de proximidade para relógio de ponto biométrico uso seguro de epi

Assim, nem sempre será possível realizar a leitura da biometria, tornando necessário a utilização de um cartão de proximidade para realizar o registro de ponto.

Essa solução é possível com o uso da tecnologia conhecida como cartão “Smart Card Contactless”, que com frequência de 13,56mHz permite ciclo de gravação e resistência de gravação para mais de 200.000 ciclos, ou RFID com frequência 125 Khz que possuem um código único pré-gravado e impresso na lateral do cartão, agindo como a identidade funcional dos funcionários.

A vantagem dessa tecnologia é a capacidade de leitura sem a necessidade de contato com o relógio de ponto biométrico, evitando desgaste rápido e facilitando o registro das pessoas portadoras do cartão.

Para empresas que apresentam essa particularidade essa é a solução para garantir o cumprimento das leis de segurança, evitando acidentes e problemas derivados da falta de uso de EPI.

Relógio de ponto biométrico oferece a opção de leitura do cartão

O relógio de ponto biométrico é a principal ferramenta para controlar a jornada de trabalho corretamente, contabilizar horas extras e até mesmo aumentar a produtividade do RH da sua empresa, pois automatiza o processo de gestão de pessoas.

Na hora de escolher o relógio de ponto biométrico para sua empresa é importante pesquisar se o equipamento oferece a funcionalidade de leitura do cartão de proximidade, para que posteriormente não seja necessário adquirir outro aparelho.

Oferecer um cartão de proximidade para as situações em que não for possível realizar a leitura da mão, assegura também que o uso de equipamentos de segurança seja correto, evitando problemas legais e acidentes.

uso do equipamento de segurança cartão de proximidade relógio de ponto biométrico

Sem desculpas para a falta de controle

Portanto, se a sua empresa apresenta situações em que o uso de luvas é obrigatório, essa não é mais uma desculpa para você não registrar corretamente a jornada de trabalho dos seus colaboradores.

O cartão de proximidade é apenas mais uma entre tantas vantagens que um relógio de ponto biométrico oferece!

Se essa for a realidade da sua empresa, entre em contato conosco e solicite um orçamento do melhor relógio de ponto biométrico para o seu negócio.

Topo