Quatro Prejuízos que a Gestão Incorreta da Jornada de Trabalho traz

quatro prejuízos que a gestão incorreta da jornada de trabalho traz para a empresa

A marcação da jornada de trabalho é uma das principais atividades da gestão de pessoas em uma empresa.

Esse registro é responsável por garantir o cumprimento de uma obrigação legal, conforme determina por meio do art. 74, §2º da CLT para organizações que possuem mais de 10 colaboradores, além disso, quando realizada corretamente, impede o aparecimento de alguns problemas.

Neste artigo vamos apresentar os principais prejuízos que uma gestão incorreta da jornada de trabalho acarreta. Confira abaixo.

Prejuízos derivados da gestão incorreta da jornada de trabalho

1. Aumento de custos

Vamos começar falando sobre um dos prejuízos mais sentidos por empresários, o aumento de custos da operação do seu negócio.

A falta de assertividade na gestão da jornada de trabalho gera custos desnecessários para a empresa, aumentando o tempo que um profissional leva para executar uma tarefa.

Sem contar o pagamento equivocado de horas extras e o risco de ações trabalhistas, que vamos falar a seguir, a marcação incorreta aumenta o custo de toda a operação da gestão de pessoas, pois reduz a produtividade da equipe, aumentando a necessidade de retrabalhos e conferências.

2. Pagamento incorreto de horas extras

As horas extras fazem parte da rotina de grande parte de colaboradores de empresas, é justo e correto o pagamento de acordo com a quantidade de tempo excedida. Entretanto, a falta da gestão da jornada de trabalho pode levar a empresa a pagar valores que não batem com a realidade.

Uma gestão da jornada que não tem como base as informações de um relógio de ponto abre espaços para alterações manuais ou para fraudes por parte de pessoas mal-intencionadas.

O cenário ideal é o pagamento de horas extras, quando o colaborador executa mais atividades, aumentando também os resultados, quando não há esse aumento há um prejuízo para a empresa.

planilha-gratis-calculo-horas-extras

3. Incidência de ações trabalhistas

Ações trabalhistas são pesadelos para qualquer gestor de pessoas. A forma mais eficaz de evitar que esses prejuízos afetem as empresas é implantando um processo correto de marcação da jornada de trabalho dos colaboradores.

Muitas ações são derivadas de questionamentos sobre o pagamento correto das horas trabalhadas e de horas extras.

O registro de ponto serve como prova nessas situações, portanto para provar que a sua empresa cumpriu todos os deveres para com os colaboradores é preciso ter feito corretamente a marcação da jornada de trabalho.

Para auxiliar nesse processo e mudança de mindset, temos um outro conteúdo em nosso blog no qual apresentamos quatro dicas para incentivar o registro de ponto correto. Não deixe de conferir.

4. Gestores sobrecarregados

Por último, é preciso destacar um prejuízo que recai sobre os gestores: a sobrecarga. Além de gerar custos para a empresa, há também a necessidade de arrumar o que foi feito de forma errada.

Normalmente esse trabalho fica por conta do gestor, como a marcação da jornada de trabalho não foi realizada corretamente será necessário investir esforços que poderiam ser utilizados para outras rotinas, como pensar em formas de aumentar a produtividade e melhorar o ambiente da empresa, por exemplo.

Para garantir a gestão correta da jornada de trabalho é preciso um relógio de ponto

Como vimos, grande dos problemas na gestão da jornada de trabalho está relacionado com o fato da marcação não ser feita de forma automatizada e eletrônica, dando espaço para erros e possíveis alterações.

Contar com um processo automatizado para a marcação da jornada de trabalho é o único jeito para evitar problemas com a gestão. Um relógio de ponto que forneça informações corretas para o gestor é um grande aliado e deve ser um equipamento presente para evitar erros e consequentemente, prejuízos.

Solicite um orçamento de um relógio de ponto e evite problemas com a gestão da jornada de trabalho.

Infográfico Gratuito - Os três tipos de Relógio de Ponto mais utilizados

Topo