Como um relógio de ponto biométrico pode ajudar na redução de custos de uma empresa

Reduzir custos é uma preocupação e objetivo de todos empresários e gestores. São várias rotinas e ferramentas que ajudam a alcançar este resultado, dependendo do setor da empresa.

Entretanto o relógio de ponto biométrico é um equipamento que pode ajudar qualquer organização no processo de redução de custos.

Relógio de ponto biométrico ajuda a melhorar a produtividade da equipe

Quando há a identificação de entrada e saída dos trabalhadores por meio de um relógio de ponto biométrico é possível analisar melhor a jornada de trabalho dos profissionais da sua empresa e fazer um comparativo com o rendimento geral de todos.

Assim, é possível criar ações para evitar períodos ociosos e evitar perda de tempo com identificação e registro manual da jornada de trabalho.

Além disso, esse controle é importante para que ocorra a melhor administração do tempo por parte dos próprios colaboradores.

Afinal, sabendo que o processo de marcação de horas é realizado da forma correta, o espaço para procrastinação é reduzido, aumentando assim a produtividade e reduzindo os prejuízos da empresa com baixo rendimento.

Relógio de ponto biométrico ajuda a melhorar a produtividade da equipe

Redução de multas trabalhistas

Um dos principais pontos onde há a redução de custos por conta do relógio biométrico é na parte de controle da jornada trabalhada e horas extras.

Sem a marcação eletrônica da entrada e saída de funcionários, as empresas constantemente são alvos de ações no Ministério do Trabalho, de colaboradores que exigem o pagamento de horas extras que não foram contabilizadas corretamente.

Com a utilização do relógio de ponto biométrico, as empresas não correm mais esse risco. A marcação é feita de forma segura e de acordo com identificação do profissional, tornando impossível qualquer fraude.

Assim, não há campo para questionamentos e ações que geram multas e custos altos para a empresa.

Controle da jornada de trabalho

Além dos problemas judiciais, o controle da jornada de trabalho também é fundamental para reduzir custos em empresas.

Garantir que os horários de entradas e saídas dos profissionais sejam contabilizados de maneira correta é garantir que ao final do mês o pagamento seja correspondente ao que foi trabalhado por cada um, contabilizando descontos e horas extras acertadamente.

Ainda falando sobre as horas extras, o relógio de ponto biométrico garante um controle perfeito. Evitando que sejam contabilizadas de forma errada, evitando pagamentos incorretos e custos indevidos para a organização.

Relógio de ponto biométrico ajuda no controle da jornada de trabalho

Relógio de ponto biométrico assegura segurança e previne contra prejuízos

Com relação à segurança, é importante valorizar que o relógio de ponto biométrico é a melhor ferramenta para proteger os dados dos empregados e do empregador.

A ferramenta reduz a possibilidade de fraudes, gerando confiança para a marcação de horas e controle da jornada de trabalho.

O equipamento também assegura que as informações da jornada de trabalho dos colaboradores sejam salvas em um sistema, impedindo que aconteça perda de papéis ou documentos usados em uma comprovação.

Conclusão

Esses pontos devem ser avaliados com calma pelo empresário. Entender sobre os custos futuros de determinadas ações é algo que deve ser avaliado na hora de definir o custo-benefício de um investimento.

Contar com o relógio de ponto biométrico é importante para que a empresa não sofra com ações trabalhistas ou com autuações por parte da fiscalização, devido ao não cumprimento da lei que determina a obrigatoriedade da marcação da jornada de trabalho.

Além disso, reduzirá o custo da operação de gestão de pessoas e gestão de equipes, possibilitando que recursos sejam investidos em outras áreas, como no crescimento da empresa.

 

Se a sua empresa ainda não conta com um relógio de ponto biométrico faça um orçamento com a gente. Temos as melhores soluções para ajudar da redução de custos do seu negócio. 😉

 

Infográfico Gratuito - Os três tipos de Relógio de Ponto mais utilizados

Topo