Se você não sabe muito bem como medir os resultados da sua empresa, ou mesmo do setor em que você trabalha, está na hora de conhecer melhor alguns indicadores de desempenho.
Mas o que é um indicador de desempenho e como utilizá-lo na empresa? Quer entender melhor como isso funciona? Continue lendo este conteúdo, pois nele vamos tirar todas as suas dúvidas.
Aproveite a experiência, boa leitura!
Sumário
O que é um indicador de desempenho?
Um indicador de desempenho é uma ferramenta para medir e estabelecer métricas de avaliação em diferentes áreas da empresa, ou até mesmo para avaliar o desempenho organizacional como um todo.
Essa avaliação se estabelece conforme os objetivos e metas do planejamento estratégico definido pela instituição, visando tomar decisões mais assertivas e eficientes que fazem sentido para o modelo de negócio.
Qual a diferença entre indicador de desempenho e KPI?
A principal diferença entre o indicador de desempenho e o KPI (Key Performance Indicators) é o nível de trabalho na informação.
Geralmente, as pessoas entendam que os dois são a mesma coisa, mas a resposta é não. Apesar de serem correlatos o nível que cada um trabalha a informação os difere.
O indicador de desempenho é o levantamento do dado, ou seja, o resultado bruto da análise feita, já o KPI é quando o dado levantado é trabalhado, como um indicador-chave do desempenho, que configura uma forma de medir mais específica e analítica.
Para saber mais sobre essa relação, assista o vídeo completo em nosso canal do YouTube.
Qual a diferença entre KPI e OKR?
A principal diferença entre KPI e OKR está na metodologia de execução. Mas, antes, vamos entender melhor o que cada um significa.
Como vimos no tópico anterior, o KPI (Key Performance Indicator) é o dado-chave que mede o desempenho. Já o OKR (Objectives and Key Results) é o desdobramento do KPI, focando na definição de objetivos claros e mensuráveis.
Para ficar mais claro, imagine uma escada. Na base dela, o indicador de desempenho representa o ponto de partida, o dado essencial para a construção da análise. Cada degrau dessa escada é o KPI, trabalhando especificamente no indicador-chave. Por fim, o OKR é a escada inteira, que representa a análise completa dos resultados alcançados, acompanhando o progresso à medida que cada degrau é superado.
Qual é a importância dos indicadores de desempenho?
O indicador de desempenho é importante, pois é por meio dele que a empresa planeja e executa ações baseadas em dados. Ele estrutura toda a organização e estabelece um caminho a ser seguido.
Mediante a análise do KPI é definido novas metas e objetivos com uma métrica real. Bem como, um diagnóstico mais preciso da eficiência e eficácia das ações realizadas, sendo assim, é identificado os desafios e possíveis melhorias.
Tipos de indicadores de desempenho
Comumente no mercado de trabalho, há 4 tipos principais de indicadores de desempenho no qual as empresas se orientam. São eles: produtividade, capacidade, qualidade e estratégia.
Lembrando que, você deve escolher trabalhar com o indicador que funcione melhor para o seu modelo de negócio, ou seja, nem todos os indicadores serão condizentes com a sua necessidade de análise.
Veja abaixo como é aplicado cada um desses 4 tipos de indicadores de desempenho.
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade são aqueles que levam em consideração a eficácia do rendimento do trabalho proposto, baseado na fórmula produzir mais com menos recurso.
Esse tipo de indicador é importantíssimo para todas as empresas, mas principalmente com as que trabalham com produção em grande escala, pois a capacidade de produzir e entregar ao cliente final não pode parar.
Indicadores de capacidade
Indicadores de capacidade mensuram a habilidade da pessoa mediante a sua resposta a um processo, ao indicar a qualidade de entrega e capacidade de realizar a atividade proposta.
Eles podem ser usados em qualquer etapa da cadeia de produção, desde o desenvolvimento do insumo necessário até a análise performática da ação.
Indicadores de qualidade
Como o próprio nome sugere, esses indicadores medem a qualidade do processo tanto em sua execução quanto, principalmente, em seus resultados, dimensionando a qualificação do serviço e a complexidade de sua execução.
Por meio desse tipo de índice, a empresa observa detalhes de toda a produção e como os seus funcionários performam mediante o proposto. Neste processo, é fundamental que o resultado positivo, bem como o negativo sejam avaliados, pois interferem diretamente na análise.
Indicadores estratégicos
Toda empresa, ao analisar seus resultados e métricas, traçam em cima desses resultados um planejamento estratégico das ações. É exatamente nessa ação analítica de estabelecer metas e objetivos que os indicadores estratégicos se aplicam, como um qualificador das informações para os resultados estarem sempre próximo ao que foi proposto.
Ao utilizar indicadores estratégicos, reforce sempre os propósitos iniciais e o caminho estipulado pela empresa. Você deve fazer a análise desse tipo de indicador constantemente, a fim de que à medida que as ações são fechadas, o objetivo inicial é mantido e concluído com êxito.
14 exemplos de indicadores de desempenho
Embasado nos tipos de indicadores de desempenho, há uma grande variedade de índices no qual você pode medir os resultados. Veja abaixo, 15 exemplos destes indicativos:
01 – Conversão em vendas;
02 – Faturamento;
03 – Market Share;
04 – Número de clientes retidos;
05 – Número de leads qualificados;
06 – Número de reclamações;
07 – ROI;
09 – Taxa de churn;
10 – Taxa de conversão;
11 – Taxa de Turnover ou rotatividade de funcionários;
12 – Taxa de satisfação do cliente;
13 – Ticket médio/Tempo de resolução do suporte;
14 – Valor de novos contratos assinados por período.
Como definir os melhores indicadores de desempenho para a sua empresa?
Para definir quais são os melhores indicadores de desempenho para sua empresa, entenda primeiro a realidade do seu modelo de negócio. No mercado em geral, há inúmeros exemplos de indicadores, porém não são todos que se aplicam na vivência da sua organização.
Sendo assim, é necessário que seja desenvolvido, antes de qualquer relação com o desempenho em si, o propósito. Dessa forma, responda à pergunta: o que eu quero conseguir com essa ação? Como posso medi-la? Com essas respostas você já tem o principal ponto para definir os melhores indicadores.
Como uma estratégia mais efetiva da mensuração desse propósito, opte em usar o modelo 5W3H, uma ferramenta de gestão empresarial que ajuda a elaborar o plano de ação. Do acrônimo de palavras em inglês, traduzida para o português temos as seguintes perguntas: “O que?”, “Por quê?”, “Onde?”, “Quem?”, “Como?”, “Quanto?” e “Como medir?”.
Essa alternativa ajuda o profissional a desenvolver toda a técnica do processo, até como medi-la, veja o modelo abaixo:
Experimente preenchê-la com base nos dados das 7 primeiras colunas. A resposta da última, ‘como medir’, será muito mais fácil de ser desenvolvida e mais analítica.
Como construir um indicador de desempenho?
Para construir um indicador de desempenho eficiente e que faça sentido com a empresa, observe cinco pré-requisitos básicos, que são:
- Simplicidade: o grau de dificuldade no entendimento de como será medido o resultado é importante. O indicador de desempenho deve ser compreendido por todos facilmente;
- Disponibilidade: qual é o seu acesso ao dado base? Isso significa que os dados necessários para o cálculo do indicador de desempenho devem ser de fácil acesso e visibilidade;
- Rastreabilidade: a origem dos dados usados no indicador de desempenho precisa ser conhecida e confiável. Sendo assim, utilize sempre fontes próprias e as organize;
- Estabilidade: o indicador de desempenho deve se basear em variáveis que sejam permanentes, ou seja, que possam ser visualizadas ao longo do tempo, criando uma série histórica;
- Confiabilidade e representatividade: o indicador precisa ser confiável, ou seja, possuir fontes seguras de informação, e ao mesmo tempo, ser também representativo.
Construindo um indicador de desempenho ideal
Um indicador de desempenho é composto, basicamente, por uma fórmula matemática. Para que o indicador seja compreendido por todos os envolvidos nessa avaliação, a fórmula também deve ser clara e simples de se entender.
Ao construir o seu indicador ideal, lembre-se de que ele nada mais é que uma relação entre duas ou mais métricas.
Para fazer a correta avaliação de um indicador, é necessário definir:
- Periodicidade de análise: esse período vai variar conforme a natureza do processo analisado. Enquanto há indicadores que você pode acompanhar todos os dias, existem outros que apenas mostrarão resultados mês a mês ou ano a ano.
- Parâmetros de referência: como o próprio nome diz, os parâmetros serão a base de comparação para o indicador e, por meio deles, será possível observar se o processo analisado está evoluindo ou não.
- Responsáveis pelo acompanhamento do indicador de desempenho: o sucesso de todo indicador depende de um responsável e, ao eleger quem ficará por conta da coleta de dados e da apuração de um indicador, as chances de obter números mais confiáveis são muito maiores.
Como você percebeu, os indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para a tomada de decisão em uma empresa, já que eles mostram a evolução dos processos internos e o que precisa ser melhorado.
Elaborar o seu indicador de desempenho não é uma tarefa complicada e, se houver engajamento de todos os envolvidos com a meta estabelecida, os indicadores podem contribuir consideravelmente para a conquista de bons resultados.
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