O futebol é uma das maiores paixões do brasileiro, não é mesmo? Não há como negar a influência que esse esporte exerce sobre as pessoas, afinal, sabemos que boa parte do povo brasileiro é apaixonado pelo futebol.

No entanto, neste ano, teremos mais uma Copa do Mundo e o Brasil tem a chance de ser hexacampeão. 

Diante disso, alguns jogos da seleção brasileira acontecem em horário comercial, o que gera uma dúvida: a empresa é obrigada a liberar os colaboradores para assistirem aos jogos? 

Então, continue a leitura desse artigo para saber como proceder durante os jogos. 

Sobre a Copa do Mundo

A Copa do Mundo é o maior torneio de futebol do mundo organizado pela FIFA (Federação Internacional de Futebol). Esse evento é realizado a cada quatro anos, gerando grande mobilização popular para assistir e torcer para as seleções participantes da competição. 

Durante esse período serão realizados 64 jogos entre seleções, envolvendo os melhores jogadores do mundo. Dessa forma é comum que apaixonados por futebol demonstrem interesse em acompanhar as partidas.

Afinal, é obrigatória a folga durante a Copa do Mundo?

A resposta para essa pergunta é NÃO. Além disso, o dia de jogo da seleção brasileira na Copa não é considerado feriado. 

Dessa forma, não é obrigatória a folga durante a Copa do Mundo, mesmo nos dias de jogos do Brasil.

Diferente da Copa realizada no Brasil em 2014, que nos dias de jogos do Brasil o Governo decretou feriado, esse ano não terá a mesma movimentação legislativa. Ou seja, a CLT não prevê nenhuma paralisação das atividades trabalhistas durante esse período. 

Além disso, se a empresa não tiver a intenção de liberar os colaboradores para assistirem aos jogos e caso, aconteça alguma falta por esse motivo, o empregador tem respaldo legal para descontar na folha de pagamento, o dia de trabalho, por se tratar de falta injustificada

Quais são os horários dos jogos do Brasil? 

Normalmente, a Copa do Mundo acontece no meio do ano. Porém, o país sede do evento neste ano, o Qatar, possui temperaturas extremas nessa época do ano. Por isso, a FIFA resolveu adiar os jogos para o final do ano. 

Então, os jogos da Copa do Mundo acontecerão entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Foi realizado um sorteio para a chamada “Fase de grupos”, o qual o Brasil se encontra no grupo G, juntamente com Sérvia, Camarões e Suíça. 

Veja abaixo os horários e dias dos jogos do Brasil:

  • 24/11/2022 (quinta-feira), às 16 horas – Brasil x Sérvia;
  • 28/11/2022 (segunda-feira), às 13 horas – Brasil x Suíça;
  • 02/12/2022 (sexta-feira), às 16 horas – Brasil x Camarões.

Caso o Brasil se classifique, ele irá avançar para as próximas fases que devem acontecer nas seguintes datas: 

  • entre os dias 3 e 6 de dezembro: oitavas de final;
  • nos dias 9 e 10 de dezembro: quartas de final; 
  • nos dias 13 e 14 de dezembro: semifinais;
  • no dia 17 de dezembro: disputa pelo terceiro lugar;
  • também no dia 18 de dezembro: final da Copa do Mundo 2022. 

Quais acordos podem ser feitos entre a empresa e o colaborador 

Como vimos, os dias de jogos não são considerados feriados. Portanto, a empresa pode utilizar esse evento para promover alguma ação interna, realizando algumas estratégias para que os funcionários assistam aos jogos. 

Mesmo que não seja obrigatória a folga, veja algumas alternativas que a empresa pode adotar nesse período: 

Folgas ou finalizar o expediente mais cedo 

Há alguns segmentos em que conceder a folga aos colaboradores é mais viável, uma vez que os jogos podem atrapalhar o desempenho das atividades da empresa. 

Dependendo do horário do jogo, liberar os funcionários mais cedo também pode ser uma boa estratégia. 

Porém, caso o empregador opte pela folga ou por finalizar o expediente mais cedo, é aconselhável que ele avise com antecedência, para que todos consigam assistir aos jogos. 

É importante também deixar claro a respeito da compensação de horas e avisar sobre os prazos que foram acordados. 

Trabalho home office

Outra alternativa que a empresa pode adotar é liberar os seus colaboradores para trabalharem em casa nos dias dos jogos. Afinal, esse regime foi regulamentado após a Reforma Trabalhista em 2017 e muitas empresas já adotaram esse modelo de trabalho

Dessa forma, o funcionário consegue realizar suas atividades sem comprometer a produtividade. Além disso, os profissionais não terão nenhum tipo de imprevisto para chegar no local do trabalho. 

Assistir os jogos na própria empresa 

Porém, há setores que não conseguem conceder folgas e nem liberar para o home office devido às demandas da organização. 

Nesses casos, os gestores podem criar um espaço na própria empresa para que os funcionários assistam aos jogos no ambiente de trabalho. 

Com isso, todos conseguem acompanhar a Seleção e ficar à disposição da empresa, caso precise. Além disso, cria-se um momento de interação entre o time, auxiliando no clima organizacional.

Sistema-para-o-Controle-de-Ponto

O que o RH precisa levar em consideração? 

Para chegar a um consenso, é importante levar em consideração alguns pontos. Afinal, muitas pessoas querem aproveitar os jogos, mas a empresa também não pode ser prejudicada por conta da Copa do Mundo. 

Então, cada empresa precisa analisar com cautela qual a melhor opção para o seu negócio. A seguir, listamos alguns itens que os gestores devem considerar:

  • Conversar com os colaboradores para saber se eles querem assistir aos jogos. Em caso positivo, quais das opções eles preferem; 
  • Verificar se você pode interromper as atividades desempenhadas pela empresa nos horários dos jogos do Brasil;
  • Se as pausas irão afetar o desempenho da equipe;
  • Verificar se os colaboradores têm possibilidade de trabalhar de forma remota;
  • Será necessário compensar horas? Se sim, é importante acordar prazos e disponibilidade de ambos. 

Conclusão

Em resumo, as empresas não são obrigadas a liberar seus colaboradores para assistirem aos jogos. 

Inclusive, o colaborador pode solicitar a folga. Porém, a empresa não é obrigada a liberar essa folga.

Apesar disso, nada impede que ambas as partes façam um acordo e consigam chegar a uma forma que seja conveniente tanto para a empresa quanto para os profissionais. 

Além disso, essa é uma ótima oportunidade de promover uma interação entre os colaboradores e melhorar o clima interno da empresa. 

Espero que tenha gostado desse conteúdo. Continue nos acompanhando e confira outros conteúdos em nosso blog. Até a próxima.