Entenda o que é biometria e conheça dois equipamentos essenciais para empresas

Estamos cercados de inovações tecnológicas e ferramentas que mudam a rotina e vários processos na sociedade. Diante disso, é muito difícil encontrar alguém que não conheça e que não saiba o que é biometria.

Atualmente, esse método é utilizado em várias ações diárias. Seja no cadastramento de eleitores ou na identificação de pessoas. Além disso, a biometria também é importante para um outro setor muito importante da nossa sociedade: a segurança.

Mas afinal, o que é biometria?

Apesar de ser muito associado à leitura da impressão digital das pessoas, o termo biometria vai além disso. Podemos dizer que o seu conceito está relacionado ao estudo das diversas características biológicas humanas.

Assim, para saber exatamente o que é biometria, é preciso entender que se trata da análise de alguns elementos que são particularidades em cada pessoa. De uma forma geral, os 3 tipos mais comuns de biometria são:

  • Reconhecimento facial: análise das características e componentes do rosto humano.
  • Íris: análise do olho humano.
  • Impressão digital: reconhecimento das características presentes na digital de cada indivíduo.

Uso da biometria

Por meio da leitura e da análise dessas características, a biometria é um dos principais meios de segurança eletrônica adotado por empresas hoje em dia. Atualmente, cada vez mais, é preciso garantir a proteção das pessoas, das informações e do patrimônio físico. Assim, essa é a forma de garantir privacidade e confiança em todos os aspectos.

Muitas empresas e serviços já utilizam a biometria em alguns processos de segurança. A biometria relacionada a íris ainda é pouco explorada, no entanto, a tecnologia de  reconhecimento facial e de impressão digital são encontradas facilmente.

Basta repararmos que já existem sistemas e câmeras de segurança capazes de identificarem pessoas a partir da leitura facial. Essa tecnologia já é bastante utilizada em locais de grande circulação de pessoas, estádios de futebol e eventos para multidões.

Por outro lado, a tecnologia da leitura da impressão digital é mais acessível e encontrada em algumas ações diárias. Celulares e computadores já utilizam esse sistema para desbloquear acesso aos arquivos e aplicativos e, no Brasil, o sistema eleitoral já utiliza a biometria digital para comprovar a identidade de quem vota.

Importância da biometria para segurança de empresas

Porém, existem ferramentas que utilizam a biometria que são indispensáveis para o dia a dia de empresas. Essa tecnologia auxilia no controle de entrada e saída de pessoas e ajuda a identificar cada indivíduo dentro de uma organização.

Atualmente, a biometria é uma das principais soluções encontradas por gestores para resolver dois problemas muito críticos para as organizações: falta de gestão e a falta de segurança.

Equipamentos que utilizam a biometria como forma de identificar a pessoa, garantem que apenas pessoas autorizadas consigam realizar algum processo. Por isso, podemos destacar o uso de dois dispositivos:

Relógio de ponto biométrico

O controle de jornada de trabalho é uma das principais atividades exercidas pelo profissional responsável pela gestão de pessoas. Durante algum tempo, esse processo era burocrático e moroso, afinal, o ponto era batido de forma manual ou então utilizando cartões. Em ambas as situações, a empresa não está segura contra fraudes e falta de gestão.

É neste ponto que entra o relógio de ponto biométrico. Este equipamento utiliza a digital do colaborador como meio para registrar a entrada e saída no ambiente de trabalho, garantindo que apenas ele consiga bater o ponto.

Além de melhorar a exatidão do processo, ainda é mais rápido e mais eficiente para a gestão de pessoas. Como esses equipamentos atuam de forma integrada com o sistema, todo o processo é gerido pelos responsáveis.

Fechadura biométrica

Uma das formas mais eficientes para evitar furtos na empresa, invasores e o acesso de pessoas não autorizadas aos ambientes internos e valiosos, é com a utilização da fechadura biométrica. As fechaduras tradicionais são imunes à ação de falsificadores, que podem fazer cópias de chaves ou mesmo conseguir o padrão de entrada.

Dessa forma, a fechadura que utiliza a biometria facial para liberação do acesso é a forma de garantir que apenas pessoas autorizadas entrem em locais específicos. Como este equipamento atua de forma integrada com o sistema, é preciso fazer o cadastro para liberar o acesso de cada indivíduo, aumentando a segurança de toda empresa.

Utilizam equipamentos para aumentar a segurança da empresa se transformou em uma obrigação hoje em dia. A produtividade e os bons resultados de um negócio estão diretamente relacionados com o sentimento de segurança e proteção dos trabalhadores e dos gestores da organização.

Por isso, saber o que é biometria é tão importante. Como essa tecnologia é uma das mais eficientes e acessíveis hoje em dia, é um dos principais aliados para aumentar a segurança e ainda melhorar a gestão da empresa.

Para contar com essa tecnologia e garantir a segurança, é preciso ter um bom fornecedor de equipamentos para sua empresa. Entenda agora como identificar um bom fornecedor de relógio de ponto.

Topo