People Analytics são uma das palavras mais encontradas em debates e conversas envolvendo profissionais de Recursos Humanos. Considerado por muitos como o futuro da área, essa metodologia permite que o RH seja orientado por dados, aumentando assim sua produtividade e eficiência. 

Aqui em nosso blog, já falamos sobre o que é People Analytics, por isso, hoje vamos aprofundar um pouco mais. Ao longo desse conteúdo, você vai entender os detalhes sobre a relação entre RH, People Analytics e utilização de dados em processos como Recrutamento e Seleção e gerenciamento de folha de pagamento. Confira:

Qual a relação entre People Analytics e Big Data no RH?

People Analytics- o RH orientado a dados

Mesmo áreas como o RH, atualmente, estão baseando seus processos na utilização de dados. Esse fato permite maior controle, agilidade, visibilidade e produtividade de cada atividade relacionada ao dia a dia de um profissional ou da área de Recursos Humanos. 

Até aqui não temos nenhuma novidade. Não é de hoje que os dados ajudam na hora de contratar talentos, gerenciar horas trabalhadas e outras tantas atividades. 

A relação entre  People Analytics e Big Data no RH começa com a possibilidade de analisar, cruzar e utilizar todos esses dados para a área de gestão de pessoas como um todo, não apenas em processos separados. 

Big Data nada mais é do que o conjunto de dados complexo e maior, gerados a partir de várias fontes. No RH, essas informações chegam de vários processos e softwares, o que pode dificultar a utilização desse conjunto, gerando processos separados. 

Com a utilização de um processo de People Analytics, cria-se uma cadeia uniforme, capaz de separar esses dados e direcioná-los para os processos que realmente serão impactados. Isso sem abrir mão de uma uniformidade e da certeza de que outros processos também serão direcionados com tais informações. 

Como aplicar People Analytics no RH? Passo a passo

Não há uma fórmula mágica para aplicar People Analytics no RH. Porém, podemos dizer que existem alguns passos que tornam esse objetivo mais tangível para as empresas. Confira os 5 passos para começar a contar com People Analytics no RH:

  1. Comece por um objetivo: o primeiro passo para aplicar People Analytics no RH é estabelecer um objetivo. Definir quais são os maiores problemas é um caminho para entender qual a primeira resolução que será tratada a partir da utilização de dados.
  2. Colete dados: de uma forma bem simples, os dados são a matéria-prima da metodologia People Analytics. Por isso, é necessário criar um processo de coleta de dados, passando por um software que permita o tratamento e análise de tais informações. 
  3. Desenhe seus KPIs: os indicadores de desempenho são fundamentais para o People Analytics. A partir desses indicadores, é possível começar a obter análises e ações para realmente atuar em sua empresa. 
  4. Faça parcerias: os dados são ilimitados e, em muitas vezes, é impossível realizar todo tratamento e análise para utilização dessas informações. Por isso, procure outras áreas (como TI e Marketing), softwares, parceiros e outras empresas para te ajudar nesses processos e realmente melhorar seu RH a partir de dados. 
  5. Faça projeções: com essas análises e dados em mãos, você será capaz de prever o futuro. Isso significa utilizar esses dados na hora do planejamento estratégico da área. 

O futuro do RH passa pelo People Analytics 

Essa é uma afirmação que já está enraizada em todo mercado, afinal, os dados impactam e influenciam, cada vez mais, os processos, as atividades e o dia a dia como um todo do profissional de RH. 

Por isso, se você e sua empresa ainda não estão olhando para a metodologia People Analytics como uma importante ajuda para todos os processos da área de Gestão de pessoas, está ficando para trás.  

 Empresas que já contam com People Analytics melhoram sua atuação em atividades como: 

  • Atração de talentos por meio de comunicação qualificada. 
  • Redução de Turnover. 
  • Melhoria na gestão da jornada de trabalho, horas extras e afins. 
  • Maior qualidade da tomada de decisão. 
  • Redução de custos. 

Portanto, o People Analytics é a melhor forma para utilização de toda tecnologia disponível através da análise de dados. Dessa forma, é importante trilhar um caminho para deixar o RH cada vez mais estratégico e importante para o negócio como um todo. 

Gostou desse conteúdo sobre People Analytics? Entenda como transformar o RH da sua empresa a partir de um Sistema de Ponto em nuvem

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.