Todo mundo já conhece a importância do controle de ponto para uma empresa, certo? Ao menos, deveria, pois é um dos processos mais significativos para gerenciar as jornadas de trabalho de cada funcionário. Mas, com a tecnologia adentrando corporações diariamente, o controle de ponto mobile se torna uma inovação que precisa ser discutida.

Você já ouviu falar sobre o app do colaborador, com o qual é possível bater ponto e simplificar a rotina de trabalho com um simples toque? Se ainda não, este texto foi feito para você, porque hoje vamos falar sobre como ele funciona e quais os benefícios para o RH da sua empresa.

Vem com a gente entender mais sobre essa tecnologia que está revolucionando a marcação de ponto!

transforme-o-RH-da-sua-empresa-com-o-nosso-sistema-de-ponto-em-nuvem

O controle de ponto antes do aplicativo

Gerenciar a jornada de trabalho de todos os colaboradores deveria ser uma tarefa fácil; mas sabemos que não é bem assim. Soluções manuais, como planilhas e grandes papeladas, são coisas do passado e somente para empresas até 20 colaboradores conforme dispõe a Reforma Trabalhista. Além disso, na era tecnológica em que vivemos é preciso se atualizar para não ficar para trás.

Embora também eficientes, os relógios de ponto, também conhecidos como REP’S são outros sistemas muito utilizados, mas não configuram o modo mais tecnológico de registrar a jornada de trabalho. Com a chegada da Portaria 373/11 do MTE, que regulamentou os Sistemas Alternativos de Registro de Ponto, novas soluções foram criadas em encontro ao mundo moderno em que vivemos.

Assim, é preciso estar em constante evolução, e as empresas já compreenderam essa necessidade. Por que não investir em algo que otimiza o cotidiano do profissional de RH, traz mobilidade e ainda ajuda a reduzir custos? É sobre o que vamos falar agora; continue a leitura.

Como funciona o controle de ponto mobile?

Bom, como você já deve imaginar, o controle de ponto mobile funciona pelo celular do colaborador. Para utilizá-lo, é preciso instalar o aplicativo desejado e explorar cada funcionalidade voltada à marcação do ponto diária do funcionário. Mas, em alguns casos, também é possível acessar a conta por um computador, dependendo apenas de login e senha.

Dependendo do aplicativo utilizado pela sua empresa, o colaborador pode ter aos seus próprios comprovantes e monitorar sua atividade.

O controle de ponto mobile é regulamentado por Lei?

Eis que surge aquela pergunta: o controle de ponto por aplicativo é legal? A resposta é sim! Na verdade, desde 2011, a Portaria 373 regulamentou os sistemas alternativos de registro de ponto. Esses sistemas possuem, geralmente, uma tecnologia mais avançada, funcionando como substitutos aos Relógios Eletrônicos de Ponto (REPs) tradicionais.

É preciso lembrar que, para utilização deste modelo, é preciso homologar Acordo com o Sindicato.

Principais vantagens do controle de ponto por aplicativo

Agora, já explicamos um pouco sobre a regulamentação e funcionamento do controle de ponto mobile. Conheça então algumas das vantagens para a empresa, incluindo o RH, que precisa lidar diariamente com a jornada de trabalho do funcionário:

1) Redução de custos

Um dos principais benefícios do aplicativo de ponto é a redução de custos. Isso se explica por diversas razões, incluindo a dispensa de manutenções constantes para lidar com sistemas tradicionais de marcação do ponto. Além disso, o custo de utilização do aplicativo é muito inferior a longo prazo, pois não há necessidade de adquirir novos equipamentos; tudo funciona na nuvem.

2) Maior agilidade na marcação de ponto

Além da redução de custos, o colaborador se beneficia pela maior praticidade na hora de marcar ponto. Afinal, pode ser um pouco cansativo ter de esperar em longas filas apenas para começar e encerrar o dia de trabalho. Fazendo isso pelo app, basta um clique para que as informações fiquem salvas e possam ser consultadas.

3) Registro remoto: benefício para equipes externas

Agora que estamos enfrentando uma pandemia, a distância se fez necessária. O home office entrou na vida de muitas pessoas como uma alternativa segura à presença física, e foi necessário adaptar os moldes de trabalho durante esse período, incluindo a marcação do ponto. Assim, equipes externas se beneficiam da possibilidade de bater ponto à distância por meio do aplicativo.

4) Automatização de processos: economia de tempo

Para o setor de Recursos Humanos, essa é uma das principais vantagens. Visto que o controle de ponto via mobile funciona de forma automatizada, o profissional de RH pode focar em ações efetivas, elaborar estratégias que fortaleçam a marca e valorizar ainda mais a gestão de pessoas. Com isso, a produtividade tem chances de alcançar novos patamares e melhorar dia após dia, dando autonomia ao colaborador.

For Time Ponto Web: o app da Ortep

O For Time Ponto Web é o mais novo aplicativo da Ortep para o controle de ponto mobile. Ele atua na nuvem, então tudo o que o seu colaborador precisa é ter um smartphone em mãos com conexão na internet ! Baixado o app, a marcação de ponto se torna um processo tão simples quanto um toque, e equipes externas são as principais beneficiadas.

Então, se seus funcionários estão em home office ou se a empresa precisa de mais praticidade para o controle de ponto, a Ortep te ajuda nessa jornada. Vai ficar de fora? Reduza custos agora mesmo e economize o seu tempo para demandas que realmente importam; conheça nosso site e entre em contato com a gente!

Conclusão

Com tudo isso, podemos perceber que o controle de ponto mobile é uma tecnologia cada vez mais comum. É importante considerá-lo para a sua empresa, pois os colaboradores e o setor de RH podem ser amplamente beneficiados. Além da agilidade, algo de muito valor na era em que vivemos, adotar esse sistema pode aumentar muito a produtividade do funcionário, melhorando também a performance geral da organização.

Então, não deixe de nos contatar para conhecer melhor as soluções da Ortep. Continue acompanhando os conteúdos novos em nosso blog e saiba mais sobre o papel do RH na Lei Geral de Proteção de Dados para proteger adequadamente a sua empresa.

descomplique-a-gestao-de-ponto-da-sua-empresa

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.