Biometria facial no combate à fraude

A biometria facial já faz parte do dia a dia da sociedade, a segurança que um sistema que utiliza a leitura das características do rosto traz é notória e por isso está sendo utilizada em diversos serviços para proteger empresas e as pessoas que usam seus serviços.

Algum tempo atrás a biometria facial era considerada futurista, vista apenas em filmes de ficção. Hoje já é uma realidade, começando pela identificação de amigos em marcações de fotos em redes sociais, passando pelo desbloqueio de tela de smartphones e agora ela é importante para atividades rotineiras da sociedade.

Todo o processo de reconhecimento de uma pessoa por meio da biometria facial alcança um sucesso que chega a 100%, portanto é quase impossível burlar esse sistema, que já conta com ferramentas anti-fraudes que identificam tentativas de enganar a identificação, como o uso de óculos, barba, mudança no corte cabelo e inclusive o uso de fotografias de rostos.

Justamente por ser um sistema tão seguro já é utilizado em diversas atividades. Veja algumas:

Onde a biometria facial está presente:

Biometria facial como controle de acesso

Controlar o acesso de pessoas aos espaços e a movimentação de multidões é uma das atividades mais beneficiadas com o uso da biometria facial. Empresas já utilizam essa tecnologia para controlar quem entra e sai de suas dependências, contando com um processo rápido e seguro de identificação individual.

Além do setor privado, essa tecnologia é utilizada também em espaços públicos e em locais de grande circulação. Estádios de futebol já utilizam o reconhecimento facial para identificar torcedores baderneiros e impedir que tenham acesso aos eventos.

Biometria Facial nos Serviços Bancários

Biometria facial em serviços bancários

A segurança da biometria facial também foi percebida por instituições financeiras. Essas empresas já estão contando com processos baseados na identificação do rosto para liberar transferências, serviços e mesmo a abertura de contas.

É o caso de um grande banco digital nacional, percebendo o aumento do número de fraudes, a startup brasileira de cartão de crédito começou a utilizar a biometria facial como critério para a solicitação de cartão da empresa. Dessa forma ela impede que aconteçam fraudes derivadas de falsidade ideológica.

Biometria facial: transporte público

Em Brasília, a biometria facial está sendo utilizada para evitar fraudes na utilização da gratuidade no serviço de transporte público. As câmeras responsáveis pela leitura facial foram instaladas nas catracas dos coletivos e capturam a imagem dos usuários que usam o cartão com direito a gratuidade.

Após a leitura, a imagem capturada é analisada no banco de dados e é verificado se a pessoa possui mesmo o benefício. Caso seja constatada a fraude, o cartão é invalidado e o indivíduo perde o direito.

Biometria facial é sinônimo de segurança

Por se tratar de uma tecnologia com alto índice de acerto, não há como negar a efetividade da biometria facial para garantir a segurança de espaços e atividades.

Por isso essa solução passou a fazer parte dos planos de empresários que desejam implantar processos confiáveis de controle de acesso e segurança em suas empresas. Além da segurança esses sistemas são acessíveis por conta do investimento, demandam apenas as câmeras e computador, reduzindo assim o custo com outros aparelhos.

 

Quer saber mais sobre biometria facial e outras tecnologias de segurança para sua empresa? Assine nossa newsletter.

Topo