Cerca elétrica: excelente recurso para a segurança patrimonial

A cerca elétrica é um dos meios mais tradicionais de proteção patrimonial. Sobretudo nas grandes cidades, grande parte das residências e empresas contam com esse sistema para evitar invasão e garantir a segurança de seu patrimônio.

A popularidade desse sistema de proteção se deve ao custo acessível e à segurança alcançada com o uso da cerca elétrica. Além disso, é importante ressaltar que outro papel fundamental é atuar como alerta, pois esse sistema deve ser ligado a um alarme e quando violado deve ser disparado.

Mas como funciona uma cerca elétrica? Continue a leitura para entender melhor.

Como funciona a cerca elétrica:

O funcionamento da cerca é controlado por uma central eletrificadora que manda pulsos pelos fios instalados. Esses pulsos de aproximadamente 8KV são mandados a cada 12 segundos.

Diferente do que muita gente pensa, a eletrificação presente na cerca elétrica é gerada por baixa frequência, isso quer dizer, que em cercas instaladas corretamente não há energia suficiente para gerar perigo à vida humana.

A cerca elétrica possui uma tensão suficiente para gerar no invasor uma sensação de choque elétrico, dessa forma o principal recurso desse sistema é impedir que o indivíduo que tenta invadir um espaço continue sua tentativa, essa sensação de choque ajuda a gerar medo nessa pessoa, mas, repetindo, não causa ferimentos.

Portanto, é importante falar sobre a importância de contar com uma integração entre alarme e cerca elétrica. Detectando qualquer tentativa de atravessar a cerca, ou mesmo de cortá-la será enviado um sinal para o alarme, que dispara, alertando sobre a invasão.

Cerca Elétrica: segurança residencial

Vantagens de contar com a cerca elétrica:

A segurança desse sistema de proteção residencial é a sua maior vantagem pois o contato com a cerca é desagradável para o ser humano, além de evitar que os locais que possuem cerca elétrica sejam invadidos.

Esse sistema também tem o papel de inibir a tentativa de intrusos, afinal com o alarme disparado um sinal de alerta é emitido, possibilitando assim chamar a atenção dos moradores e também dos vizinhos mais próximos. Por isso esse sistema também é muito utilizado por empresas.

Além disso, outras vantagens da utilização da cerca elétrica estão relacionadas com o custo desse sistema. Com relação ao consumo de energia elétrica o custo é extremamente baixo, pois o consumo de uma central eletrificadora é de, aproximadamente, 3,6 Kw mês.

Fazendo um breve comparativo de fácil entendimento, o consumo mensal de uma cerca elétrica é inferior ao de um rádio. O custo para instalação também não é alto, tornando o sistema acessível para todos.

Antes de colocar cerca elétrica é preciso saber:

A cerca elétrica é uma solução legal tanto para a segurança residencial quanto para a segurança empresarial, portanto a utilização não infringe nenhuma lei federal. Entretanto é preciso que seja instalada da forma correta e por uma empresa que possa realizar tal instalação, fazendo de acordo com as normas técnicas estabelecidas por cada cidade.

Cada município apresenta uma regulamentação específica sobre o tema, de forma que a instalação irregular gera multas para o proprietário do imóvel.  Veja algumas regras gerais para a utilização da cerca elétrica:

  • Utilização obrigatória de avisos sobre a presença da cerca.
  • Altura mínima para instalação de 2,2 metros.
  • Voltagem máxima de até 10 mil volts distribuídos em 2,5 mil volts em cada fio que compõe a cerca

Portanto, a cerca elétrica é um método de segurança confiável, legal e viável para garantir a proteção de residências e empresas.

Na hora de pensar em instalar uma cerca elétrica em sua casa é indispensável procurar uma empresa qualificada e que forneça o sistema de forma segura e dentro das normas, respeitando as normas e diretrizes, assim evitando acidentes.

 

Entre em contato com a Equipe da Ortep e veja a melhor opção de cerca elétrica para sua residência ou empresa. 😉

Topo