Reconhecimento facial: mais segurança para a empresa

Hoje em dia, um dos principais desafios de empresários é controlar o acesso de pessoas aos ambientes da empresa. Infelizmente é comum encontrarmos casos de empresas que sofreram tentativas de invasões ou fraudes provenientes de pessoas que portam documentos falsos. Para acabar com esses problemas é importante contar com um sistema que usa reconhecimento facial.

O que é o reconhecimento facial?

O reconhecimento facial consiste em uma tecnologia que consegue identificar as características singulares do rosto humano, após essa identificação as informações são armazenadas no banco de dados e servem como fonte para análise.

Toda vez que a câmera captura um rosto, é realizado uma consulta no sistema, verificando se há compatibilidade com algum  presente no banco de dados.

Reconhecimento facial nas empresas

A segurança e a confiabilidade dessa tecnologia são fatores que chamaram atenção de empresas privadas e órgãos públicos. Já existem diversas atividades que contam com algum sistema de leitura facial para identificação de pessoas em espaços com grande movimentação e altos índices de infrações.

Para as empresas o reconhecimento facial é importante, pois pode ser integrado ao processo de controle de acesso de pessoas. Unindo aos processos de registro de ponto de colaboradores, monitoramento e sistema de gestão é possível implantar um controle mais confiável de controle dos ambientes internos.

Além da segurança alcançada pelo reconhecimento facial, os resultados chegam a ter 100% de chances de acerto, a rapidez da identificação também ajuda as empresas a implantarem processos mais rápidos de reconhecimento, integrando essa tecnologia à catracas e controladores de porta, por exemplo.

Reconhecimento Facial nas Empresas

Segurança no acesso a informações

Além da importância para o controle de acesso de pessoas e da vigilância dos ambientes internos da empresa, a tecnologia também é importante para garantir proteção a arquivos ou documentos sigilosos.

Usar essa tecnologia como senha não é novidade, alguns computadores e, principalmente, smartphones já utilizam de reconhecimento facial. O desbloqueio de tela e o acesso aos arquivos são alguns processos que podem depender da identificação do rosto para que aconteça a liberação do acesso.

As empresas podem e devem se aproveitar dessa tecnologia em suas atividades diárias. Alguns processos, documentos, reuniões e resultados devem ser guardados com cuidado e o acesso liberado somente para pessoas autorizadas.

O reconhecimento facial ajuda a controlar o acesso a esses documentos, ou mesmo, permite que a entrada em salas de reunião seja feita somente após a biometria facial, protegendo as ações da sua empresa.

Importância do reconhecimento facial para a gestão da empresa

Outras aplicabilidades são provenientes do uso de um sistema de reconhecimento facial. Como essa tecnologia possui um banco de dados é possível integrar com softwares de gestão e fornecer informações sobre a presença dos clientes na empresa.

Existem sistemas que fornecem relatórios com informações detalhadas sobre o tempo que uma pessoa permaneceu na empresa, constando a data e horário de entrada e saída. Assim é possível extrair insights sobre o processo de vendas, entender quanto tempo os clientes gastam na empresa e os horários com maiores movimentações.

Essas informações são importantes para empresas que contam com setor de vendas, principalmente no varejo.

Biometria Facial mais segurança para a Empresa

Reconhecimento facial: segurança em primeiro lugar

É claro que vantagens como auxiliar na gestão e proteger arquivos são importantes para empresários, porém o que vale a pena ser destacado é a segurança proporcionada pelo reconhecimento facial para a empresa.

É impossível pensar em uma empresa que não tenha estratégias de proteção e controle da movimentação em suas dependências, portanto o reconhecimento facial é a solução para garantir proteção definitiva para sua empresa.

 

Assine nossa newsletter e receba as atualizações sobre sistemas de segurança para sua empresa, assim como este conteúdo sobre reconhecimento facial. 😉

Topo