O que é a tecnologia do reconhecimento facial

A tecnologia de reconhecimento facial já é uma realidade presente em alguns equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores e câmeras. Essa inovação chegou para dar mais autoridade ao processo de identificação de pessoas, de forma que se tornou um método de segurança para muitos processos modernos.

Nesse artigo você vai entender um pouco mais sobre a tecnologia que começou a ser desenvolvida na década de 1960 e nos dias atuais já alcançou uma maturidade, servindo como base para vários mecanismos de vigilância.

Entendendo a tecnologia de reconhecimento facial

O rosto de uma pessoa é composto por algumas características particulares, esses pontos singulares são analisados pela tecnologia de reconhecimento facial. Espaço entre os olhos, tamanho e formato do nariz e a distância entre a boca e o nariz são alguns elementos averiguados por essa tecnologia.

Cada pessoa possui um rosto diferente, por isso, mesmo com a utilização de óculos, maquiagem ou após uma mudança no corte de cabelo, o reconhecimento facial permanece eficiente, pois a tecnologia foca nas características permanentes da face humana. Usando um processo de captura de imagem a comparação é realizada de forma minuciosa, identificando o indivíduo.

Uso do reconhecimento facial

A segurança do processo de reconhecimento facial é um diferencial que faz com que essa tecnologia seja usada em muitos processos atualmente. Equipamentos eletrônicos como computadores e celulares usam esse processo para permitir o acesso de pessoas aos dispositivos ou documentos pessoais.

Câmeras também já utilizam o reconhecimento facial para otimizar as imagens produzidas e garantir foco durante fotografias ou vídeos. Além desses equipamentos, a tecnologia de reconhecimento facial já está presente nas redes sociais, em processos que envolvem a marcação de amigos em fotos.

Sistema Reconhecimento Facial

Segurança da tecnologia de reconhecimento facial

A biometria do rosto, como é conhecida a tecnologia de reconhecimento facial, está entre as técnicas de segurança mais eficazes do mundo. Essa segurança se dá devido ao grau de análise que a captura de imagem proporciona, essa confiança faz com que seja muito difícil conseguir burlar um sistema baseado nessa tecnologia.

Ferramentas estão adotando a tecnologia de reconhecimento facial e essa forma de reconhecimento de pessoas está ficando cada vez mais popular, sobretudo devido à popularização de aplicativos e programas que possibilitam a captura das características do rosto humano.

Reconhecimento facial para segurança das cidades

Em algumas cidades o sistema de reconhecimento facial começa a ser utilizado para ajudar na segurança pública.

Na cidade de Curitiba (Paraná) essa tecnologia será implantada ainda no ano de 2018. Alguns locais de grande circulação de pedestres, como praças e terminais rodoviários, contarão com câmeras que serão capazes de realizar a identificação de pessoas por meio dos traços faciais de cada uma.

Essas câmeras funcionarão em conjunto com um sistema que fará a integração com banco de dados de institutos de identificação e órgãos responsáveis pela segurança pública, como a polícia militar.

Novas tecnologias para sistemas de vigilância

O reconhecimento facial é uma evolução de sistemas de vigilância, em países como Inglaterra e Estados Unidos, ferramentas que utilizam esse método são maioria, pois oferecem maior segurança e confiança na identificação de pessoas.

 

Para aprender um pouco mais sobre essa tecnologia que logo mais estará presente no nosso dia a dia, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre a tecnologia de reconhecimento facial. 😉

 

Topo