Ter um gestor de compras na sua empresa é fundamental, pois esse profissional assume um papel de destaque internamente. Com a evolução das empresas, as lideranças estão descobrindo o quão estratégicos os profissionais do setor de compras podem ser para o negócio. Mas será que existe um segredo para ser um gestor de compras disputado pelo mercado de trabalho? Veja, a seguir, sete dicas para ser um gestor de compras bem-sucedido.
Com as dicas perceba como as responsabilidades dos especialistas em compras também mudaram. Se antes eles respondiam por um trabalho mais burocrático, agora eles precisam assumir um novo perfil, mais dinâmico e comprometido com resultados.
Boa leitura!
Sumário
O que faz um gestor de compras?
Um gestor de compras é o profissional que organiza e garante a aquisição dos insumos, produtos ou suprimentos necessários para manter a estrutura da empresa, seja para o desenvolvimento da instituição ou serviços oferecidos.
Atualmente, essa função também fica responsável por gerir e modernizar toda a cadeia de suprimentos, realizando uma gestão de fornecedores, consumo e estoque, tornando o processo mais eficiente.
Como fazer uma boa gestão de compras?
Uma boa gestão de compras começa com a organização da empresa e de seus métodos, refletindo como os profissionais definem e executam os processos de compra.
Logo, cada instituição estabelece um nível diferente para realizá-la, levando em consideração a individualidade da companhia e características especificas que as difere das demais.
Em vista disso, abaixo, sugerimos etapas, que você, como profissional de compras ou empreendedor, pode realizar para fazer uma boa gestão de compras.
Então, para realizá-la com maestria é necessário:
- 01 – Dispor das compras a partir do cenário da empresa e com a demanda do consumidor: com esse primeiro passo, realiza ações eficientes e evita despesas desnecessárias;
- 02 – Monitorar todas as atividades: por meio dessa etapa sua empresa terá o controle das entradas e saídas. Além disso, nenhum passo da gestão de compras deixará de ser realizado;
- 03 – Organizar processos: para uma boa gestão de compras, organize todos os processos, desde como será repassado a compra de matéria-prima, gestão de estoque até prazos de entrega para o cliente final;
- 04 – Compare preços e negocie: é fundamental fazer vários orçamentos e pesquisar mais de um valor e é importantíssimo que o profissional use de suas habilidades de compras, para negociar valores, prazos e ofertas;
- 05 – Estabeleça um relacionamento com fornecedores: faz parte de uma gestão de compras eficiente lidar com diversos provedores diferentes. Para executar essa função é essencial cotar o melhor preço, custo-benefício, tempo de entrega e outros fatores que implicam diretamente nessa parceria.
- 06 – Tenha a tecnologia como aliada: na área de compras, investir em tecnologia é fundamental e deve estar como prioridade para executar o trabalho com qualidade.
7 dicas para ser um gestor de compras bem-sucedido
Ser um gestor de mercadorias, produtos requer algumas habilidades específicas e é claro que não deixaríamos você passar por esse conteúdo sem as conhecer. Então, confira no decorrer desse artigo quais são as nossas dicas para ser um gestor de compras bem-sucedido.
Dica n° 01 – Ser muito organizado
Organização é o primeiro pré-requisito para quem é ou deseja ser um gestor de compras. Mas, por que essa característica é tão importante?
Primeiramente, porque o gestor de compras é, presentemente, um dos responsáveis pela continuidade da produção (ou da prestação de serviços) em uma empresa.
Isso significa dizer que o trabalho do gestor de compras está diretamente ligado ao produto que a empresa comercializa, já que é dele a atribuição de abastecer os estoques com insumos e matéria-prima.
Dessa forma, se o profissional de compras não realizar as suas atividades conforme o cronograma da empresa, pode comprometer as vendas e a arrecadação no final do mês, trazendo prejuízos para a organização.
Dica n° 02 – Conhecer bem a área em que atua
Para ter sucesso em sua carreira, um gestor de compras precisa dominar a área em que trabalha, compreendendo as suas características, os desafios e as particularidades.
Nos últimos anos, o escopo do gestor de compras cresceu, o que significa que esse especialista tem ganhado cada vez mais responsabilidades nas empresas, sendo visto como um agente estratégico para os resultados.
E, quanto mais responsabilidades, maiores são os estímulos para que o gestor de compras se mantenha atualizado, visando desenvolver um trabalho de qualidade. A capacitação contínua é fundamental para que o especialista em compras encontre novas referências e possibilidades no mercado.
Dica n° 03 – Manter um relacionamento saudável com parceiros e fornecedores
Relacionamento é uma palavra-chave quando se trata do setor de compras. Afinal, gerenciar uma cartela de fornecedores não é uma tarefa simples, embora isso não precise tirar o sono do gestor de compras.
De modo geral, ter um relacionamento saudável com os seus fornecedores significa ser transparente e agir de forma ética em cada negociação. Esses pré-requisitos ajudarão a construir um trabalho baseado em confiança e respeito, tornando a relação entre a empresa e seus parceiros ainda mais sólida e duradoura.
Para que esse vínculo seja produtivo e renda bons frutos, é importante sempre respeitar os acordos, contratos, prazos e pagamentos. Agindo assim, os benefícios da parceria com os fornecedores vão começar a aparecer, trazendo resultados positivos para a empresa em médio e longo prazo.
Dica n° 04 – Dominar as estratégias de negociação
Ter uma boa comunicação e ser inteligente para os negócios são características comumente associadas aos gestores de compras. Mas não pense que todas as pessoas nascem com essas habilidades.
Na verdade, essas competências podem ser adquiridas e desenvolvidas ao longo da carreira profissional. Para quem não é muito comunicativo, ou precisa vencer a timidez, há uma série de cursos e livros que podem ajudar a desenvolver essa aptidão.
O mesmo acontece quando o desafio é a habilidade para os negócios. Existem inúmeras capacitações e treinamentos para quem quer aprender mais sobre as técnicas de negociação. Além disso, a prática do dia a dia de um gestor de compras também é muito rica para o crescimento profissional.
Dica n° 05 – Construir e acompanhar indicadores de performance
Como já dizia o famoso consultor de negócios, William E. Deming: o que não é medido, não pode ser gerenciado. Essa percepção é muito válida para a rotina do gestor de compras, visto que esse profissional trabalha com números estrategicamente importantes para a empresa.
Dessa forma, ao organizar dados como preços de compra, número de fornecedores disponíveis e o valor economizado a cada aquisição, por exemplo, o gestor de compras terá em mãos informações muito valiosas sobre o negócio.
A partir daí, basta olhar para os números mais representativos, conforme a estratégia da empresa, e construir indicadores consistentes, que podem ajudar, entre outras coisas, no crescimento da empresa no mercado, além de aumentar a vantagem competitiva do negócio.
Dica n° 06 – Ser ético nas suas relações
Na sexta dica, do nosso compilado de dicas de como ser um gestor de compras bem-sucedido, trouxemos o tópico das relações e ética, que além de ajudar na construção de um relacionamento saudável com os fornecedores e parceiros, é fundamental para que o gestor de compras seja bem-visto também dentro da empresa em que trabalha.
Um exemplo disso é a questão dos brindes e presentes. Como possuem uma grande rede de relacionamento, é muito comum que os gestores de compras recebam esses mimos de fornecedores.
Mesmo que a empresa não proíba essa prática, a equipe interna pode entender que esses presentes são, na verdade, uma recompensa por um possível beneficiamento de algum parceiro. Não é preciso dizer o quanto isso interfere no clima de trabalho e na reputação do especialista de compras, não é mesmo?
Na dúvida, o melhor é recusar os presentes e agir de modo transparente com todos os fornecedores, parceiros e colegas de trabalho.
Dica n° 07 – Ser resiliente, mas também flexível
Isso pode até parecer confuso, mas, na verdade, é bem simples. Essas duas características são muito importantes para um gestor de compras, porque é exatamente nelas que estão as maiores habilidades de um comprador.
Ser resiliente implica no bom uso das técnicas de negociação, na mensuração de dados para a construção de indicadores, na busca por fornecedores de mais qualidade, entre outras atividades que exigem muito trabalho e dedicação do profissional de compras.
Por outro lado, é muito importante que o gestor de compras também seja flexível, sabendo ceder nas negociações, quando necessário, ou mesmo contornar uma situação difícil e encontrar maneiras inovadoras para resolvê-la.
Conclusão
Chegamos ao fim do nosso artigo!
Percebemos, então, que o gestor de compras é, atualmente, um profissional estratégico para as empresas.
Embora não exista uma fórmula para ser um especialista de sucesso, essas dicas para ser um gestor de compras, podem ajudar os profissionais e os aspirantes a crescerem em suas carreiras.
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