Você já ouviu falar em RH 4.0? Esse novo conceito é uma realidade cada vez mais presente nas empresas. Porém, se você ainda não sabe o que ele significa, não tem problema. Continue a leitura para saber tudo sobre esse tema e se sua empresa está preparada para esse passo. Vamos lá? 

O que é o RH 4.0?

RH 4.0 é o nome dado à revolução tecnológica e inovadora aplicada no setor de Recursos Humanos. Essa revolução acontece principalmente a partir da utilização de dispositivos, ferramentas, softwares e metodologias que ajudam a otimizar esse setor, além de pautar suas ações em dados. 

Esse conceito se popularizou após uma mudança de pensamento sobre a importância do setor de Recursos Humanos para empresas. Cada vez mais, essa área ocupa lugares estratégicos nos negócios, impactando nos resultados gerais. 

Assim, otimizar, gerar mais eficiência e pautas em dados é uma necessidade natural para alcançar esse objetivo. Porém esse conceito não é novo, ele começou há alguns anos atrás, na Revolução Industrial.  

RH 4.0 e a Revolução Industrial

O termo foi criado a partir do conceito de Indústria 4.0, que é uma forma de denominar a chamada Quarta Revolução Industrial. Essa revolução tem como base, sobretudo, a utilização de inovações como a internet das coisas, computação em nuvens e Big Data.

O seu objetivo é deixar processos mais eficientes e produtivos. Quer sabe mais sobre esse assunto? Clique aqui

Quais as tendências do RH 4.0?

Como vimos, com a evolução tecnológica, muitas possibilidades se abriram no meio de trabalho, como por exemplo o trabalho home office. Além disso, o RH 4.0 garante uma flexibilidade maior nos horários da jornada dos colaboradores. 

Inclusive, os profissionais buscam muito além do salário, eles prezam pela experiência que a empresa oferece, assim como soluções inovadoras e uma cultura organizacional bem estruturada. 

Outra tendência do RH 4.0, é a preocupação com a inteligência emocional dos funcionários, já que a preocupação com o lado humano é um dos pilares dessa modalidade, como veremos adiante. 

Quais são os pilares do RH 4.0?

O RH 4.0 é sustentado por 4 pilares fundamentais. Entenda mais sobre cada um desses pilares a seguir. 

Pessoas 

Esse é o principal elemento do Rh 4.0, já que o foco maior é utilizar a estratégia para capacitar colaboradores, reter talentos, promover a cultura da empresa, entre outras funções. 

Por isso, o responsável pelo setor busca sempre fazer uma gestão baseada em perfis comportamentais, onde se utilizam estudos avançados na área da tecnologia. Assim, fica mais fácil entender os pontos fortes e os pontos de melhoria de cada colaborador. 

O People Analytics é um grande aliado, uma vez que ele é uma metodologia que tem como objetivo compreender o comportamento dos colaboradores e fornecer os dados necessários aos gestores de RH. 

Tecnologia

A utilização da tecnologia no RH 4.0 é primordial, uma vez que o seu uso é um dos principais fatores para a existência desse contexto. Os recursos tecnológicos são usados para trazer flexibilidade e praticidade, além de aproximar o RH dos colaboradores. 

O investimento em softwares, aplicativos, sistemas em nuvem são alguns exemplos de como a tecnologia pode auxiliar bastante o RH e trazer tranquilidade e facilidade para esse setor.

Processos

Com a utilização da tecnologia, os processos burocráticos agora estão mais funcionais, já que um dos principais objetivos do RH 4.0 é a otimização das atividades recorrentes do Recursos Humanos. 

Dessa forma, os processos são realizados mais rápidos, sobrando tempo para o RH focar nas estratégias de contratação, desenvolvimento, planos de carreira, gratificações, cultura empresarial, entre outras.

Estratégia

Todo negócio precisa de uma estratégia bem definida para alcançar o sucesso. Com o RH não poderia ser diferente, uma vez que esse setor auxilia diretamente todos os outros setores da empresa. 

Com um planejamento estratégico, a tomada de decisão do RH se torna mais assertiva, ajudando toda a empresa no seu crescimento.  

Vantagens do RH 4.0

Como percebemos durante a leitura, esse modelo de RH traz inúmeras vantagens para a empresa. 

Imagina, você que é gestor da área de Recursos Humanos, ser o responsável pelo desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores? É muito gratificante, não é mesmo. 

Listamos algumas vantagens que a sua empresa ganha ao optar por esse método. Confira abaixo: 

  • Automatização de processos;
  • Diminuição de trabalho repetitivo;
  • Redução da burocracia;
  • Assertividade nas contratações;
  • Melhora na comunicação da empresa;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior flexibilidade;
  • Uso de dados, métricas e informações na tomada de decisão.

Desafios do RH 4.0

Como toda mudança, implementar o RH 4.0 pode trazer alguns desafios, principalmente em empresas que utilizam métodos antigos, como processos manuais e arcaicos.

Por isso, precisa-se de uma mudança comportamental, investimentos em recursos, treinamento para utilização correta das técnicas, integração dos processos, entre outros. 

Caso queira, temos um conteúdo exclusivo que detalha esses desafios e te ajuda a vencê-los. Clique aqui

Como implantar um RH 4.0

Primeiramente, como em todos os setores da empresa, um bom planejamento é essencial para traçar os objetivos e ter uma preparação maior do departamento. Conversar com a equipe e compartilhar as tarefas também ajuda na organização das metas.

Já falamos aqui sobre o investimento em tecnologia. Ela é fundamental para começar a implementar o RH 4.0 na sua empresa. O uso de ferramentas ligadas à tecnologia traz possibilidades de coletar informações e métricas sobre o ambiente de trabalho, como por exemplo, o desempenho e a satisfação dos colaboradores. 

Logo, não podemos esquecer que o uso da tecnologia é essencial para o armazenamento seguro desses dados. 

Aqui na Ortep, oferecemos uma solução tecnológica para auxiliar o RH e DP da sua empresa.

Com o nosso sistema de ponto online, você otimiza todas as atividades referentes à gestão de ponto dos colaboradores. Assim, evita-se retrabalhos, reduz a porcentagem de ocorrência de erros e é possível oferecer mais transparência aos colaboradores. Para mais modernidade, ainda temos o app para registro de ponto. 

Ficou interessado? Entre em contato com a gente clicando na imagem abaixo e conheça todos os benefícios que o seu RH ganha com o For Time, nosso sistema de controle de ponto. 

Sistema para o Controle de Ponto

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.