Você já conhece o termo Employer Branding? Se o traduzirmos literalmente o seu significado é “marca do empregador’’. Mas o que isso quer dizer? E como funciona na prática? Além disso, como aplicá-lo em minha empresa? 

Acompanhe a leitura, pois iremos te explicar tudo sobre este tema. Então, boa leitura! 

O que é Employer branding?

Employer branding é o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas por uma empresa para promover uma imagem positiva e atrativa como empregadora. Ou seja, um conjunto de técnicas ou ferramentas que permitem gerar uma percepção mais positiva da empresa diante do mercado de trabalho, atraindo e retendo talentos qualificados.

Dessa forma, a ideia do Employer Branding é justamente reforçar os pontos positivos da empresa, mostrando ao mercado de que aquele é um bom ambiente para se trabalhar, fortalecendo a sua imagem e a sua marca.

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Na visão dos colaboradores, uma determinada empresa se torna uma grande oportunidade para o crescimento da carreira e valorização profissional, razão pela qual os talentos começam a aparecer. 

Qual é a importância do employer branding?

Em um contexto em que as empresas dependem cada vez mais de valores intangíveis para se diferenciar da concorrência, ter pessoas que promovam seus pontos fortes pode fazer uma grande diferença nos resultados.

Além de ser essencial na construção e manutenção da empresa, o employer branding também tem um impacto positivo nos níveis de produtividade organizacional.

Não é difícil entender por que isso ocorre: quando estamos satisfeitos com nosso trabalho e nos orgulhamos da empresa em que trabalhamos, buscamos aumentar nossos esforços e corresponder às expectativas do empregador, certo? 

Já em termos financeiros, o employer branding desempenha um papel significativo, pois ele reduz os custos nos processos de seleção, contratação e admissão.

Assim, com uma boa reputação, é mais fácil atrair pessoas qualificadas, o que diminui o tempo e os recursos normalmente exigidos nesse tipo de processo.

Benefícios do Employer Branding

O employer branding, como estratégia de gestão, oferece uma série de benefícios em todas as áreas e processos da empresa. Confira os principais deles:

Atração de talentos

Ao conquistar uma posição alta como marca empregadora, a empresa passa a atrair profissionais altamente qualificados. A reputação positiva tende a crescer ainda mais devido à presença de colaboradores de alto desempenho na equipe. 

Isso faz com que a organização se torne mais atrativa para os melhores talentos do mercado, que enxergam nela um ótimo lugar para trabalhar e se desenvolver profissionalmente.

Maior engajamento e produtividade dos colaboradores

O comprometimento dos colaboradores que acreditam e se sentem à vontade na empresa onde trabalham cria uma relação de reciprocidade. A organização oferece um ambiente saudável e inspirador, enquanto os profissionais se sentem mais motivados para alcançar os objetivos propostos. 

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A lógica é simples: quanto mais colaboradores e clientes falarem bem da marca ou empresa, maior será o interesse de profissionais qualificados e clientes promissores. Isso cria um ciclo de reputação positiva, no qual o employer branding gera excelentes resultados através do famoso “boca a boca”, que ainda é muito eficaz!

Retenção de talentos

Outro grande benefício do employer branding é a retenção de talentos. Não basta só atrair novos talentos mas também retê-los na empresa, por meio de políticas internas bem definidas, planos de carreira, benefícios exclusivos, boa comunicação interna e etc.

Ser uma empresa boa de verdade

O maior bem que uma empresa possui é o seu time de trabalho, pois sem eles não há crescimento e desenvolvimento organizacional. Por isso, o Employer Branding deve ser implementado de maneira funcional e que retrata exatamente a imagem que a empresa deseja passar ao mercado.

Um estudo do LinkedIn revelou que empresas com boa reputação chegam a economizar em média 43% dos custos por candidato em novas contratações.

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Estratégias de Employer Branding

Através de estratégias de employer branding, as empresas buscam atrair talentos alinhados com sua cultura e valores, aumentar o engajamento dos colaboradores, melhorar a retenção de talentos, fortalecer sua reputação como empregadora no mercado e se destacar da concorrência.

Então, vamos conferir agora as principais estratégias que envolvem a aplicação do Employer Branding, observando-se as condições de trabalho de cada empresa. 

Definição dos objetivos

É importante ter em mente o que se deseja estruturar na empresa a fim de atrair os melhores candidatos, reter os talentos e ser bem vista no mercado. 

  • A cultura organizacional precisa de alteração?
  • Preciso melhorar a descrição das vagas de emprego divulgadas? 
  • Quais os benefícios oferecidos aos candidatos / colaboradores?

Fazer uma análise interna

Para encontrarmos uma solução, é preciso fazer uma boa análise interna a fim de identificar o problema e saná-lo da melhor forma possível. 

Pode-se começar pela pesquisa de clima organizacional, por exemplo, ouvindo os próprios colaboradores e parceiros, deixando-os relatar a sua própria percepção da empresa, o que ela precisa melhorar, quais são os pontos fortes e fracos, etc.

Deve-se então usar todas as respostas obtidas, analisá-las, e assim compreender de maneira ampla como a sua empresa é vista – portanto, aceite os pontos frágeis e use-os a seu favor! 

Se uma das falhas for a comunicação interna, por exemplo, pode-se corrigir esse problema instruindo aos líderes e gestores que abram mais espaço para que os colaboradores se expressem e relatem o que pode ser melhorado.

Perfil desejado 

Com todas as informações disponíveis da pesquisa, é hora de montar o perfil ideal que a empresa está buscando. Não se esqueça de que são os colaboradores juntamente com a liderança que farão a empresa crescer.

Investir no marketing digital

O marketing digital é um excelente aliado quando se fala em captar novos talentos através da internet. Pois faz com que a empresa esteja sempre online nos principais meios digitais: redes sociais, blogs, sites, canais no Youtube, e-mail marketing, plataformas e etc.

Qual deve ser a postura da empresa ao aplicar o Employer Branding em sua empresa?

Diante de tantas mudanças a serem feitas é natural que os empregadores, líderes e gestores precisem passar por um período de adaptação até que os objetivos do Employer Branding sejam totalmente alcançados.

Mas, até que isso aconteça, é necessário ter um planejamento de crescimento da empresa. Assim, exigindo uma postura mais enérgica e de pensamento fora da caixa por parte de todos os membros da organização. 

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