Com todas as transformações causadas pelas recentes mudanças na estrutura de trabalho, sobretudo com o aumento do home office e da volta dos trabalhadores ao escritório, o trabalho híbrido passa a ser uma realidade cada vez mais presente. 

Porém, a volta dos profissionais ao escritório e a adesão de boa parte ao trabalho home office impacta diretamente na rotina de líderes e gestores. Afinal, como gerenciar essas equipes, manter todos os profissionais alinhados e enfrentar os desafios que o trabalho híbrido oferece?

Ao longo desse conteúdo, vamos falar sobre esses desafios e mostrar o que você pode fazer para melhorar sua atuação como gestor. Confira:

Trabalho híbrido é o futuro do mercado

Principais desafios do trabalho híbrido para a gestão de pessoas

Para muitos especialistas, gestores e profissionais de Recursos Humanos, o trabalho híbrido é, além de uma tendência, uma estrutura que será mais comum a partir de hoje e algo essencial para o mercado de trabalho. 

A flexibilidade e autonomia do próprio colaborador escolher o local de trabalho, seja em casa ou no escritório, oferece uma experiência mais gratificante aos profissionais, afinal, reduz situações como trânsito, estresse em encontrar vagas, entre outros. 

Além disso, para as empresas também é um modelo benéfico. O principal motivo é a possibilidade de aproveitar ao máximo o talento dos seus colaboradores, visto que, pessoas felizes produzem mais. Por outro lado, também permite uma redução em custos como aluguel de locais, água, vale transporte e luz.  

Outro ponto que reforça essa visão é a utilização de tecnologia. Com a chegada de novas ferramentas, é possível estabelecer uma rotina tão eficiente quanto o dia a dia no escritório. 

Com esse cenário, o maior desafio será gerir equipes que adotam o trabalho híbrido. Por isso, a seguir vamos apresentar alguns desafios que os gestores terão de enfrentar. Confira: 

Principais desafios do trabalho híbrido para o gestor

Na prática, olhando para a situação de empresas que já adotam o trabalho híbrido, podemos dizer que os desafios para gestores são:

  • Manter a motivação de toda equipe: fazer com que todos do time estejam alinhados com metas e objetivos é um grande desafio. Para lidar com isso, é importante contar com bons indicadores de desempenho e processos de feedbacks constantes. 
  • Alinhamento entre todos integrantes: fazer com que informações sejam compartilhadas e alinhadas é outro desafio, afinal, não tem mais a presença. Porém, um bom software e rotinas de alinhamento reduzem os problemas da falta de alinhamento.  
  • Comunicação institucional eficiente: a comunicação é sempre um desafio. Quando não há como conversar pessoalmente, é preciso mudar a forma. Portanto, gestores precisam se adaptar ao local de trabalho também, criando comunicações para quem está no escritório e para quem está de home office.  
  • Realizar o controle de horas trabalhadas: um desafio mais técnico, como controlar a jornada de trabalho híbrida? Esse é o desafio mais simples, visto que a melhor solução é contar com uma ferramenta que permite o registro da jornada independentemente do local. 

Como gerenciar um time híbrido?

A principal dica para gerenciar um time que adota o trabalho híbrido é contando com uma cultura que não esteja relacionada com o local de trabalho. 

No capítulo anterior, vimos que para cada desafio há alguma solução. No entanto, é preciso que antes de qualquer coisa, aconteça uma preparação das lideranças da empresa, afinal, é preciso saber lidar com a dinâmica home office/ trabalho no escritório, entendendo as particularidades de cada momento.  

Ademais, para gerenciar uma equipe que atua em trabalho híbrido, os responsáveis pela gestão de pessoas precisam contar com tecnologia. Essa é a grande aliada na hora de reduzir a distância entre as duas formas de profissionais. 

Por fim, vale lembrar que o trabalho híbrido não é uma novidade. Mesmo antes de todos os eventos recentes, era um debate já encontrado em mesas de gestores e profissionais de RH. 

No entanto, agora o trabalho híbrido passa a ser a realidade de muitas empresas. Por isso, quem lida com gestão de pessoas precisa entender e começar agora mesmo a criar processos para realizar esse processo. 

Como vimos, um dos desafios da gestão de pessoas com o trabalho híbrido é o controle da jornada de trabalho. Porém, com um Controle de Ponto Online você resolve isso rapidamente e de forma simples.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.