O que é um relógio de ponto digital? Essa é uma dúvida bem comum, viu? E se você quer saber mais sobre esse assunto, conhecer essa forma de registro de ponto, o que diz a lei e os pormenores, te convido a ler este artigo! Então, boa leitura!
Sumário
O que é um relógio de ponto digital?
O relógio de ponto digital é um dispositivo eletrônico que as empresas utilizam para o registro de ponto dos seus funcionários.
Com o avanço da tecnologia, muitos gestores estão procurando novas formas de realizarem suas tarefas de forma otimizada. Esse tipo de relógio substitui os modelos antigos, como o manual e o cartográfico, em que as marcações podem ser feitas por meio de biometria, reconhecimento facial, cartões magnéticos entre outros meios digitais.
Como funciona um relógio de ponto digital?
Basicamente, o funcionamento do relógio de ponto consiste no uso de algum meio digital para a marcação de ponto. Dessa forma, o que vai mudar será a tecnologia que a empresa irá escolher: reconhecimento facial, biometria, cartão magnético e até mesmo um celular com um aplicativo para registro de ponto.
O que diz a lei sobre o relógio de ponto digital?
A CLT, após a Reforma Trabalhista, determinou que todas as empresas com mais de 20 funcionários precisam realizar o controle de ponto e apresentar algum comprovante dos registros da jornada de trabalho. Todavia, a CLT não obriga a forma que essas marcações precisam ser feitas. No entanto, ela cita que pode ser de forma manual, mecânico ou eletrônico, o que inclui o relógio de ponto digital.
Além do comprovante, a Portaria 671 exige que as empresas forneçam o espelho ponto para os seus empregados e que ele contenha as seguintes informações:
- dados do empregador;
- informações do funcionário;
- data de emissão do relatório de ponto;
- total de horas trabalhadas;
- informações sobre o banco de horas (extras e se está devendo);
- assinatura de ambas as partes (empresa e empregado).
Atualmente, a Portaria 671 também define três modalidades de REPs, registradores eletrônicos de ponto:
- REP-A (alternativo): controle digital autorizado por convenção ou acordo coletivo.
- REP-P (por programa): equipamento certificado pelo INMETRO que permite diversos tipos de autenticação.
- REP-C (convencional): relógio de ponto físico que emite comprovante impresso, inclusive o digital.
Quais as vantagens de utilizar um relógio de ponto digital?
Apesar da lei permitir o controle manual, com documentos em papel e anotações em folha ou livro de ponto, é válido dizer que esse método pode gerar muitos erros e perdas, ocasionando erros para a empresa.
Portanto, o relógio de ponto se torna uma maneira bastante atrativa para as empresas que se preocupam com a segurança, com a conformidade legal e a precisão dos registros. Por isso, veja abaixo algumas vantagens dessa forma de controle da jornada de trabalho:
Redução de fraudes
Como vimos, sistemas tradicionais de registro de ponto, como manuais, podem ser facilmente manipulados. Isso permite que um funcionário registre o ponto em nome de outro, o famoso “ponto amigo”, comprometendo a precisão dos registros. Com o relógio de ponto digital, principalmente os modelos biométricos, essa possibilidade é reduzida sobremaneira, pois cada marcação é feita de forma individual e intransferível.
Redução de erros
Falhas humanas podem comprometer a exatidão dos registros de ponto, resultando em pagamentos incorretos e até processos trabalhistas. Dessa forma, o uso da tecnologia biométrica ou sistemas integrados a softwares de gestão minimiza esses erros, garantindo um controle mais preciso e eficiente da jornada de trabalho.
Maior segurança jurídica
As empresas são responsáveis por comprovar a jornada de seus colaboradores em eventuais ações trabalhistas. Sendo assim, a instituição precisa ter todas as comprovações das marcações de todos os seus funcionários de forma prática e precisa. Registros manuais podem ser contestados na justiça devido à facilidade de alterações. Já os registros digitais seguem as normas estabelecidas pela legislação trabalhista, como a Portaria 671, garantindo maior confiabilidade e segurança para a empresa.
Economia de recursos
Ao optar por um relógio digital, a empresa elimina custos com cartões de ponto, papel, tinta para impressoras e outros insumos. Além disso, a automatização do processo reduz a necessidade de intervenção manual da equipe de RH ou DP, permitindo que esses setores direcionem esforços para atividades mais estratégicas.
Praticidade no controle de jornada de trabalho
Com um relógio de ponto digital, o registro de entrada e saída dos funcionários se torna mais rápido e eficiente, evitando transtornos. Para os gestores, a análise das informações também é simplificada, pois os dados são armazenados de forma centralizada e acessível.
Relógio de ponto digital para pequenas empresas é necessário?
Como já vimos, a lei obriga empresas com mais de 20 funcionários a realizar o controle de ponto. Então, se você possui essa quantidade ou mais, você precisa de uma forma de realizar a gestão da jornada de trabalho. Contudo, mesmo se a sua empresa tiver menos que 20 empregados, é preciso levar em consideração algumas questões, principalmente de segurança. Sendo assim, o aconselhável é que você tenha uma forma segura para realizar o controle de ponto, e o relógio digital pode ser uma ótima alternativa.
Contudo, a implementação de um relógio de ponto digital em pequenas empresas deve levar em consideração as necessidades específicas do negócio e as funcionalidades que facilitam a gestão de recursos humanos. Escolher a melhor opção envolve analisar alguns aspectos essenciais.
Além disso, você também pode ter alguma resistência dos funcionários a respeito das marcações de ponto. Se você quer saber como incentivar a sua equipe a registrar o ponto corretamente, assista ao nosso vídeo com dicas para te ajudar.

Como escolher o melhor relógio de ponto digital para sua empresa?
Para definir a solução ideal, leve em consideração os seguintes fatores:
- Entenda as necessidades da empresa
- Quantidade de funcionários;
- Modelo de jornada (presencial, remota ou híbrida);
- Setor de atuação e normas regulatórias (além da CLT, ainda tem as CCT e ACT).
- Verifique a conformidade legal
Certifique-se de que o equipamento atende à Portaria 671 e possui certificação do INMETRO.
- Avalie os recursos e funcionalidades, se elas atendem as necessidades da sua empresa, aquelas que você levantou no primeiro tópico.
Abaixo listamos algumas funcionalidades que podem fazer a diferença:
- Integração com sistemas de folha de pagamento;
- Relatórios analíticos e dashboards;
- Controle de ponto remoto
- Registro por biometria, senha ou cartão de proximidade
- Analise a capacidade de armazenamento
Modelos digitais costumam suportar milhões de registros, evitando sobrecarga de dados.
- Considere a facilidade de uso
Sistemas intuitivos garantem melhor adesão dos colaboradores e reduzem a resistência à nova tecnologia.
- Avalie o suporte técnico
Escolha fornecedores que ofereçam um atendimento rápido, além de treinamentos e atualizações.
- Compare o Custo-Benefício
Nem sempre o mais barato é a melhor opção. Considere a segurança, confiabilidade e funcionalidades ao fazer sua escolha.
Ao avaliar essas características, a empresa garante um controle de jornada eficiente, reduz erros e otimiza o tempo da equipe de RH.
O que é um sistema de ponto digital?
Além dos relógios, a tecnologia oferece também uma alternativa de ponto digita: os softwares! Os sistemas de gestão de ponto digital frequentemente vão além do registro de jornada, oferecendo funcionalidades que integram e otimizam os processos de RH e departamento pessoal.
Por exemplo, muitos softwares permitem que os próprios funcionários, de forma individual, registram seus horários de entrada, saída e intervalo pelo celular, o que traz economia de compra de dispositivos. Ao final do período, o gestor de RH ou responsáveis autorizados revisam e aprovam os registros. Após essa aprovação, os dados ficam protegidos contra alterações indevidas.
Além disso, é possível exportar todos os registros para a nuvem e gerar relatórios, facilitando a análise e auditoria das informações, garantindo mais transparência e segurança na gestão da jornada dos colaboradores.
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Conclusão – relógio de ponto digital é a melhore opção?
Investir em um relógio de ponto digital, ainda mais se estiver integrado a um sistema de ponto, é uma decisão estratégica para empresas que desejam otimizar a gestão do tempo e reduzir erros trabalhistas. Com as constantes inovações tecnológicas, optar por soluções que ofereçam integração, segurança e flexibilidade é essencial para manter a eficiência operacional.
Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com outros profissionais de RH e DP para que mais empresas possam se beneficiar das vantagens dessa tecnologia!