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Arquivar documentos: tudo que você precisa saber para fazer uma gestão eficiente

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Para uma gestão eficiente na empresa, ela deve começar na organização de seus documentos, uma vez que esses são os registros de toda a vida da instituição. Por isso, arquivar documentos deve ser uma das prioridades de uma empresa que preza pela saúde de seu negócio.

Compreendemos que muitas vezes os papéis se acumulam e é necessária uma reorganização e descarte dos arquivos. Com o grande volume de documentos, a disposição torna-se muito mais difícil.

Foi pensando nisso que montamos esse artigo para você, no qual vamos te explicar tudo sobre a organização e arquivamento dos documentos e dar dicas que vai ajudar em sua rotina.

Boa leitura!

Sumário

  • O que é arquivar um documento?
  • Qual a importância do arquivamento?
  • O que diz a lei de arquivamento de documentos?
  • Como devem ser arquivados os documentos?
  • 10 Dicas para um arquivamento eficaz

O que é arquivar um documento?

Arquivar um documento é o processo administrativo de gerenciar, armazenar e ter o controle fidedigno de um registro que não é utilizado recorrentemente, porém muito importante para a empresa, afetando assim, a aplicabilidade do modelo de negócio.

Qual a importância do arquivamento?

O arquivamento adequado e funcional de documentos é importantíssimo para a segurança e organização dos processos da empresa. Ao adotar essa medida prudente, a instituição resguarda todas as informações, de pessoa jurídica e física, colaboradores e parceiros. Logo, protege os dados de pessoas não autorizadas e evita perdas, extravios e deteriorações.

O que diz a lei de arquivamento de documentos?

Por meio da Lei n° 8.159/91, mais conhecida como lei do arquivo, cujo CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos) é o responsável, o texto regulamenta e realiza a gestão dos documentos públicos e privados e de outras providências.

Essa lei tem a finalidade de instruir os empreendedores e representantes de como proceder com a conservação de seus registros.

Logo essa ação, de preservação de informações, tem que ser feita com cautela, porque envolve informações cruciais, além de estabelecer algumas regras específicas para realizar a atividade quando o arquivo for de interesse público.

O art. 26 da Lei nº 8.159/91 institui também o Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, no qual a competência, disposição e funcionamento estão regulamentados pelo Decreto nº 4.073/2002.

O SINAR, tem como seu objetivo instituir a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e acesso aos documentos de arquivos.

A digitalização e arquivamento de documentos é permitida por lei?

Sim! Digitalizar e arquivar documentos em equipamentos é permitido por lei. Para complementar a regulamentação, por meio da lei 12.682/2012, com o avanço da tecnologia, o Congresso Nacional realizou novas diretrizes sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios digitais.

Essa legislação determina em seu Art. 2, que:

“Art. 2º-A.  Fica autorizado o armazenamento, em meio eletrônico, óptico ou equivalente, de documentos públicos ou privados, compostos por dados ou por imagens, observado o disposto nesta Lei, nas legislações específicas e no regulamento.

1º Após a digitalização, constatada a integridade do documento digital nos termos estabelecidos no regulamento, o original poderá ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica.

2º  O documento digital e a sua reprodução, em qualquer meio, realizada de acordo com o disposto nesta Lei e na legislação específica, terão o mesmo valor probatório do documento original, para todos os fins de direito, inclusive para atender ao poder fiscalizatório do Estado.”

Como complemento, o Conselho Nacional de Arquivos estabelece, por meio do Decreto n°10.278/2020, técnicas e requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais.

Veja na imagem abaixo quais são os padrões técnicos para digitalização de documentos:

Tabela com as indicações especificas para cada imagem.

Quanto tempo um documento pode ficar arquivado?

Um documento pode ficar arquivado por 5 anos. Conforme os artigos 173 e 174 do Código Tributário Nacional (CTN), cinco anos é o tempo mínimo para que um documento fique guardado, pois este é o prazo de decadência e prescrição.

No entanto, não é todo tipo de documento que segue essa regra, é necessário que você, profissional de RH, DP e empreendedores, atentem-se aos prazos dos outros tipos arquivos e que dê preferência para mantê-los digitalizados e organizados, assim, não terá maiores problemas, caso necessite da documentação.

Veja outros tipos de documento que o prazo foge ao código de 5 anos:

Tipos de documento e a quantidade de anos para ser mantidos em arquivamento.

O que diz a LGPD sobre arquivar os documentos?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que visa estabelecer diretrizes para o tratamento de dados pessoais pelas empresas, sejam elas públicas ou privadas, regulamenta também o regime que constitui o arquivamento de informações.

Com essa medida, a LGPD prevê que os documentos que tenham dados de terceiros, sejam eles funcionários, clientes ou parceiros, estejam devidamente protegidos. Essa medida ratifica a importância de manter essas informações digitalizadas, a fim de que o acesso a elas sejam cada vez mais restrito.

A lei que trata da proteção de dados e arquivamento de informações estabelece diretrizes claras sobre o tempo de retenção e o acesso às documentações pelas empresas. Ela determina que os documentos devem ser mantidos apenas pelo tempo necessário, proibindo o armazenamento de informações que não são mais úteis. Essas regras se aplicam tanto a documentos físicos quanto digitais.

Para saber mais informações sobre a LGPD confira o vídeo completo em nosso canal do YouTube.

LGPD no RH: detalhes que você precisa saber | RH em foco #11 - Vídeo do YouTube da Ortep

Como devem ser arquivados os documentos?

Não existe uma fórmula especifica para realizar o arquivamento dos documentos da sua empresa, sendo assim, atente-se à necessidade da organização no qual trabalha.

Todavia, há modelos dessa ação que podem ser facilitadores para você. Os mais comuns são:

  • Geográfico: este modelo de arquivamento é o que se orienta conforme o local de início do documento, ou seja, se segui-lo você dividirá os seus arquivos pela origem física de criação, sendo município, estado ou país.
  • Alfabético: neste padrão de organização os arquivos serão dispostos conforme a inicial de cada documento, logo seguirá organizado conforme a sequência alfabética, a fim de ter um padrão contínuo.
  • Numérico: no modelo numérico a segmentação é arrumada conforme o número identificatório do documento, seguindo uma ordem crescente.

Como arquivar documentos online?

Não há muito distinção entre a gestão de documento online e físicos. O diferencial dessa regulamentação é que você terá todas as informações em uma máquina eletrônica.

Para que o seu arquivamento de documentos online seja mais efetivo:

  • Procure realizá-lo em uma máquina que você tenha total acesso;
  • Estabeleça um modelo de organização, para facilitar a gestão;
  • Separe pastas dentro de sua máquina com as identificações corretas;
  • Prefira realizar o arquivamento em nuvem, logo o acesso é contínuo e em qualquer local;
  • Criptografe as autorizações e permissões das informações, para que só as pessoas autorizadas possam visualizar e editar;
  • Mantenha o arquivo organizado e atualizado.

10 Dicas para um arquivamento eficaz

Durante todo o artigo desenvolvemos uma segmentação para que você entendesse melhor como é realizado o processo de arquivamento de documentos.

Para complementar e enriquecer o seu conhecimento neste processo vamos te apresentar 10 dicas de como arquivar documentos de forma otimizada em sua empresa.

Siga esses passos, e transforme a realidade deste processo em sua organização.

  1. Crie uma estrutura lógica e padronizada;
  2. Estabeleça um sistema de organização (físico e digital);
  3. Priorize a segurança;
  4. Adote uma política de retenção;
  5. Digitalize documentos sempre que possível;
  6. Facilite a localização e o acesso;
  7. Realize backups regularmente;
  8. Revise e atualize o sistema periodicamente;
  9. Utilize etiquetas e núcleos para facilitar;
  10. Arquive as informações em nuvem.

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Arquivar documentos: tudo que você precisa saber para fazer uma gestão eficiente

    Arquivar documentos de forma organizada é essencial para uma empresa. Não encontrar determinado arquivo quando necessário, não é uma situação agradável, além de deixar transparecer para o público externo, sejam clientes, fornecedores ou qualquer outro público, desorganização.

    Você já utiliza essa gestão de documentos na sua empresa? Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!

    E se você está procurando por ferramentas que podem auxiliar em sua gestão e arquivamento de documentos, baixe o nosso material rico:

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