Nos últimos tempos, acompanhamos tendências e inovações que colocaram o setor de Recursos Humanos em um lugar de destaque nas empresas. Primeiramente, o conceito de RH estratégico chegou para ficar e agora é fundamental para decisões e processos de toda a operação da empresa. Leia esse conteúdo até o final e entenda essas e outras questões sobre o tema. Confira:

O que é RH estratégico?

RH estratégico é o conceito por trás do movimento que coloca o setor de Recursos Humanos como importante elemento na tomada de decisão da empresa. Além disso, aplica tendências, inovações, ferramentas e metodologias a essa área para que seja importante para o crescimento e para o alcance de metas gerais. 

Além disso, quando falamos sobre RH estratégico estamos falando também sobre o uso da tecnologia. Dispositivos e softwares permitem que o setor de Recursos Humanos utilize dados em seus processos. 

Com esse conceito esclarecido, precisamos deixar destacar um detalhe muito importante: todo o processo de RH estratégico não elimina a necessidade de execução de rotinas tradicionais. Então, controle da jornada de trabalho, fechamento de folha, gestão de benefícios e outras tarefas que tradicionalmente são realizadas por profissionais dessa área continuam em primeiro plano e no radar desse setor. 

A questão aqui é menos sobre as tarefas e mais sobre o papel para a empresa como um todo. A diferença entre um RH estratégico e um RH totalmente operacional é o fato de estar envolvido e responsável por importantes ações dentro da empresa, incluindo planejamento e definição de objetivos. 

Qual a importância do RH estratégico para as empresas?

Assim, o RH estratégico é importante para fazer com que a empresa tenha uma área de gestão de pessoas inovadora e condizente com a dinâmica do mercado de trabalho. Ao observar o dia a dia, podemos notar essa importância, sobretudo, em 4 momentos:  

Visão estratégica do negócio: ao contar com um RH estratégico a empresa passa a ter um setor responsável por entender o papel das pessoas para toda a operação e para as rotinas diárias do negócio. Dessa forma, é possível pensar em ações de desenvolvimento de habilidades, retenção de talentos e atração de profissionais que realmente vão contribuir para os objetivos. 

Guardião da cultura: a cultura organizacional é um dos principais pilares de uma empresa. Essa cultura é responsável por conter os valores, objetivos, diretrizes e direcionamentos para relacionamentos com clientes, profissionais e sociedade. Quando uma empresa conta com um RH estratégico, essa cultura passa a ser parte da estratégia do negócio e perpetuada em todas as ações. 

Orientação às lideranças: criar uma rotina de alinhamento entre lideranças é o primeiro passo para uma empresa que busca alinhamento entre diferentes equipes, setores e times. Para isso, o RH assume o protagonismo, sendo responsável por processos relacionados à comunicação e compartilhamento de informações entre esses gestores. 

Aproveitamento de dados: diariamente, as pessoas da sua empresa geram dados sobre comportamento, ações, processos e produtividade. Enfim, com um RH estratégico é possível aproveitar esses dados, tratando de forma adequada e utilizando para engajamento de profissionais, análise de produtividade e ações como feedback e análise de desempenho para bonificações.   

Como implantar um RH estratégico em sua empresa?

Com todas essas vantagens, é possível imaginar que ficou claro a necessidade de montar uma estrutura para que seu RH seja estratégico. Para isso, a melhor forma de começar é começar a contar com dados em seu departamento de pessoas. 

Utilizar ferramentas que permitem a captura de informações sobre o comportamento dos profissionais da sua empresa é essencial para esse objetivo. A partir disso, é possível definir metas, entender quais são os principais indicadores e criar rotinas que realmente vão impactar a empresa como um todo. 

Assim, vale destacar que esses dados podem ser captados de várias frentes: o sistema de controle de ponto, formulários de satisfação, feedbacks quantitativos, pesquisas diretas, engajamento em campanhas etc. O importante é começar a criar uma base de informações. 

Por fim, o que você achou deste conteúdo sobre RH estratégico? Acha que é possível implementar em sua empresa? Acompanhe nosso Blog e veja conteúdos relevantes para colocar seu setor por dentro das principais tendências do mercado.  

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.