O uso do sistema de ponto eletrônico digital é uma das soluções mais procuradas por empresas que desejam transformar a rotina do RH e DP, já que permite a otimização de diversos processos.

No entanto, algumas pessoas ainda não sabem que o sistema de ponto eletrônico digital é um dos grandes aliados na hora de realizar a gestão de pessoas, principalmente se o objetivo é contar com uma gestão mais transparente, eficiente e dentro da lei.

Se você deseja contar com mais transparência na gestão de pessoas, evitar erros nos cálculos e eliminar de uma vez por todas as planilhas, leia esse artigo até o final e veja como o ponto eletrônico pode te ajudar.

O que é um sistema de ponto eletrônico digital?

O Registro Eletrônico de Ponto (REP) ganha uma nova forma com a tecnologia do ponto eletrônico digital.

Trata-se de um software, aplicativo ou plataforma que utiliza códigos de programação ou identificação biométrica para registrar a jornada dos colaboradores de forma totalmente digital, substituindo os sistemas manuais e mecânicos.

Além de registrar os horários de entrada e saída, bem como os intervalos, essa solução permite que as marcações sejam feitas de qualquer lugar, graças à possibilidade de instalar aplicativos em dispositivos móveis. Assim, trabalhadores externos e remotos também podem registrar o seu ponto.

O ponto eletrônico digital é uma solução que visa otimizar a rotina tanto do RH quanto do DP, além de auxiliar esses setores a se inserir no processo de transformação digital, respeitando a legislação, é claro.

Como o Sistema de Ponto Eletrônico Digital aumenta a transparência na gestão de pessoas?

Conheça o Fortime

Simplifique o seu RH com o nosso Sistema de Ponto. Ganhe tempo e evite ações trabalhistas!

    O que diz a lei sobre o ponto eletrônico digital?

    O artigo 74 da CLT  (Consolidação das Leis do Trabalho) estabelece que todas as empresas com mais de 20 colaboradores devem realizar o controle de ponto, seja pelo registro manual, eletrônico ou mecânico.

    No entanto, a CLT não oferece orientações específicas sobre o uso de sistemas eletrônicos de registro de ponto. Essas orientações são encontradas na Portaria 671.

    Dessa forma, a Portaria 671 do MTP (Ministério do Trabalho e Previdência) regulamenta o ponto eletrônico digital e substitui as Portarias 373 e 1510.

    Publicada em 2021, a Portaria 671 detalha as regras sobre o uso de diferentes tipos de Registradores Eletrônicos de Ponto (REP), incluindo os pontos digitais, e estabelece formas de uso de novas tecnologias.

    Com o passar do tempo, o registro de ponto sofreu alterações. Antigamente, era comum utilizar o controle manual, em planilha e mecânico, porém, eram passíveis de erros e fraudes.

    Se de um lado as empresas temiam fraudes por parte dos funcionários na hora de registrar o ponto, os trabalhadores também tinham receio que o RH ou empregadores mudassem os registros para não pagar horas extras devidas.

    Diante dessa situação, novas soluções foram idealizadas com o intuito de corrigir as falhas e otimizar o processo de registro de ponto.

    Como funciona o ponto eletrônico digital?

    O ponto eletrônico é uma ferramenta que realiza a marcação e controle da jornada de trabalho de forma totalmente digital, dispensando a necessidade de comprovantes impressos, por exemplo.

    Sendo assim, é possível realizar um controle eficiente em registros remotos, por exemplo. Isso porque existem tecnologias que permitem o acesso à funcionalidade de marcação de ponto em qualquer local.

    É importante ressaltar que a utilização do ponto eletrônico digital é totalmente segura. Existem atualmente sistemas de ponto online com alto nível de segurança que possibilitam ao empregador ter acesso à localização precisa da marcação, evitando as fraudes.

    A implementação deste recurso pode trazer benefícios significativos para a gestão do tempo de trabalho dos funcionários e para a empresa como um todo.

    Afinal, quais são os tipos de ponto eletrônico digital?

    Encontramos diferentes tipos de controle de ponto eletrônico digital, cada um possui sua especificidade e suas vantagens. Portanto, cabe à empresa conhecê-los e definir qual é o tipo certo de REP para a sua realidade.

    Veja abaixo quais são os tipos de ponto eletrônico digital:

    Controle de pôr Relógio de Ponto

    Basicamente, existem dois modelos de registro de ponto por relógio: através do cartão magnético ou por biometria.

    O sistema de registro de ponto eletrônico por meio do cartão de ponto é um dos modelos pioneiros nessa tecnologia. Normalmente, o cartão de ponto é o próprio crachá de identificação do colaborador na empresa.

    Para utilizá-lo, basta que o funcionário aproxime o cartão do relógio de ponto ou passe-o em catracas localizadas na entrada ou dentro dos setores. Alguns modelos realizam a leitura através de um código de barras presente no cartão, enquanto outros podem solicitar a inserção de uma senha numérica.

    Contudo, é importante ressaltar que esse modelo apresenta um nível inferior de segurança, uma vez que permite a ocorrência de fraudes na marcação de ponto por outras pessoas.

    O ponto biométrico é uma solução que permite a identificação e validação das marcações de ponto através da leitura biométrica, seja ela digital ou pela face.

    Essa solução garante a segurança e evita fraudes na marcação de ponto, pois a identificação biométrica é única para cada colaborador.

    Controle de Ponto pela Web

    O sistema de controle de jornada pela web é a solução que permite a marcação de ponto através de um sistema web. O registro da jornada pode ser feito por meio de computadores ou notebooks.

    Dessa forma, além de evitar de fraudes, essa solução é responsável pela automação dos processos de RH e armazenamento dos dados em nuvem.

    Sendo assim, essa opção de registro evita as filas em torno dos relógios de ponto físicos, principalmente em grandes empresas. Além disso, o uso do ponto por navegador está em conformidade com as normas da categoria REP-P estabelecidas pela Portaria 671, tornando-se uma modalidade interessante para funcionários em home office.

    Controle de Ponto Móvel

    Esse tipo de ponto eletrônico digital permite o registro de ponto através de smartphones e tablets. Essa opção é fácil de usar e permite o registro de informações em apenas alguns cliques, além de manter os dados armazenados em um ambiente seguro e em conformidade com a Portaria 671.

    Com essa solução, é possível utilizar a geolocalização e o registro por foto, mesmo sem offline.

    Dessa forma, os registros feitos offline são salvos e, quando a conexão é restabelecida, são enviados para o sistema do controle eletrônico digital, garantindo o acompanhamento de jornadas de forma segura e confiável.

    Assim, essa opção também é muito vantajosa para empresas com funcionários home office e externos. Geralmente, esses trabalhadores registram manualmente as horas trabalhadas em uma folha de ponto, o que gera retrabalho e podem ocorrer erros nas anotações.

    Solicite uma demonstração do Sistema de Ponto da Ortep e descomplique o seu RH

    Como fazer o controle de ponto eletrônico digital?

    Existem diversas formas de realizar o controle do ponto eletrônico digital e tornar o seu ponto mais eficiente. Para os colaboradores, o registro da jornada acontece mediante ao uso de senhas, biometria ou login no sistema, evitando fraudes e gerando um controle do banco de dados.

    Para a empresa, o controle dos registros é ainda mais simples do que os tradicionais meios de controle da jornada de trabalho. Isso acontece devido à integração entre o sistema e à entrega de relatórios e dashboards que oferecem uma visão completa das horas trabalhadas, horas extras, registros incompletos e outras informações.

    Ainda sobre a gestão de ponto, ao escolher um sistema de ponto eletrônico digital, é importante entender como funciona a exportação de dados. Alguns softwares ainda dificultam a rotina do gestor de pessoas, fazendo necessário a realização de backups, preenchimentos manuais e exportação de dados para realização de processos.

    Por outro lado, sistema de pontos online, como o For Time, possuem um ambiente em nuvem onde realizam todo o arquivamento dos registros, evitando a necessidade de backups ou perda de informações.

    Além disso, ainda possibilitam a otimização de tarefas como o cálculo das horas trabalhadas, por exemplo.

    Quais as vantagens do ponto eletrônico digital?

    Durante a leitura deste conteúdo, podemos perceber que adquirir um sistema de gestão de ponto pode trazer benefícios significativos para a empresa. Abaixo estão listadas as principais vantagens associadas ao uso de um software de ponto:

    • Simplifica a gestão da jornada de trabalho;
    • facilita as trativas e apuração do ponto dos funcionários;
    • aumento da produtividade, reduzindo o absenteísmo e o turnover da empresa;
    • garante a segurança dos dados relacionados à jornada de trabalho;
    • reduz a ocorrência de fraudes e erros no registro de ponto;
    • diminui os custos com manutenção, pois o software não exige um aparelho físico específico e pode ser utilizado em diferentes dispositivos;
    • reduz a utilização de papel e consequentemente a perda de informações;
    • permite o monitoramento em tempo real da jornada de trabalho dos colaboradores;
    • interface intuitiva e fácil de usar;
    • auxilia no cálculo de horas trabalhadas, férias, horas extras, adicionais e outros direitos trabalhistas;
    • otimiza o tempo do RH, assim sobra mais tempo para definir estratégias;
    • de acordo com a legislação, auxiliando a empresa a cumprir suas obrigações trabalhistas.

    Como o ponto eletrônico digital contribui para a transparência da gestão de pessoas?

    Quando o assunto é transparência na gestão de pessoas, o ponto eletrônico digital é o que há de mais moderno tanto para os colaboradores, quanto para os responsáveis por essa gestão.

    Isso acontece porque esse sistema oferece informações atualizadas sobre banco de horas, horas extras, e demais dados sobre a rotina do trabalhador. Dessa forma, o profissional pode sempre consultar sua situação, sem enfrentar nenhuma burocracia.

    Essa transparência para os colaboradores era uma exigência feita há bastante tempo e é muito importante para a empresa. Durante algum tempo, a única forma dos profissionais realizarem esse controle era por meio do cálculo através dos comprovantes, o que não era muito simples, além de ser suscetível a erros.

    Para os profissionais responsáveis pela gestão de pessoas, o ponto eletrônico digital também oferece transparência. Isto porque ele fornece relatórios em tempo real e comprovantes de marcação de ponto ou mesmo da falta de um registro em determinado dia.

    Gostou desse conteúdo sobre ponto eletrônico digital? Então acesse agora mesmo a nossa página de soluções de controle de ponto e encontre o tipo certo de marcação de ponto para os colaboradores da sua empresa e acabe de vez com a burocracia.

    Assine a Newsletter da Ortep e receba as novidades em primeira mão