O registro de ponto por geolocalização é uma excelente ferramenta para o RH realizar o controle da jornada de trabalho e um significativo aliado para as empresas que possuem equipes que trabalham remotamente.
Para aqueles que estão acostumados com os métodos mais tradicionais de registrar o ponto, podem até mesmo achar que “bater ponto” com internet e GPS seja estranho. Porém, é um meio tranquilo e seguro dos sistemas de controle de ponto para evitar fraudes ou problemas com informações equivocadas.
Você já sabe utilizar este recurso? Venha compreender sobre esse mecanismo e como aproveitá-lo de forma estratégica.
O que você vai ver neste conteúdo
Entenda o registro de ponto por geolocalização
Realizar o registro de ponto com geolocalização é a forma mais precisa de mostrar onde o colaborador está. É um método para inovar, modernizar, e transformar a forma das pessoas baterem ponto. Além de amparar os gestores para que consigam fazer um melhor controle da jornada de trabalho e saber se o seu pessoal está nas localidades certas.
O registro de ponto é vinculado a uma geolocalização no momento de bater o ponto. Dessa forma, o gestor tem controle de onde os colaboradores estão realizando as marcações de ponto e acessar estes dados do lugar que estiver.
Para realizar o registro do ponto com geolocalização o dispositivo precisa ter comunicação com a rede de Sistema de Posicionamento Global (GPS). Sendo assim, este recurso normalmente é utilizado nos aplicativos de registro de ponto.
Outra importante característica desta ferramenta é que não precisa de internet, então se o colaborador estiver em um local sem acesso aos dados móveis, ou rede wi-fi, ele conseguirá bater seu ponto mesmo assim.
O sistema permite que os gestores de ponto definam uma área geográfica para realizar a marcação de ponto, assim eles conseguem acompanhar se os colaboradores estão registrando o ponto e realizando sua jornada de trabalho nos locais definidos.
Mas o que é a geolocalização?
Geolocalização é a tecnologia que permite identificar a posição exata ou aproximada de uma pessoa ou objeto no mundo, utilizando um sistema de coordenadas geográficas. Este sistema, baseado em latitude e longitude, detecta coordenadas via satélite, com a ajuda de sinais captados por dispositivos eletrônicos e aplicativos.
Você provavelmente já se deparou com o conceito de geolocalização em aplicativos de transporte como Waze, Google Maps, Ifood e Uber. Esses aplicativos utilizam a geolocalização para determinar rotas e encontrar os melhores caminhos para chegar ao seu destino quando o serviço está habilitado em seu telefone.
A geolocalização também é amplamente utilizada para oferecer anúncios baseados em sua localização atual, como sugestões de restaurantes, lojas ou outros estabelecimentos próximos. Por exemplo, se você está em Belo Horizonte, receberá propagandas relevantes para essa área, e não para uma cidade distante como Manaus, melhorando assim a relevância dos anúncios e a experiência do usuário.
Como a geolocalização funciona?
A geolocalização combina várias tecnologias e fontes de dados para estimar a localização de um dispositivo ou pessoa na Terra. Leia, a seguir, as principais fontes utilizadas para determinar a localização geográfica.
- GPS (Sistema de Posicionamento Global): Essa tecnologia usa a posição relativa de vários satélites que orbitam a Terra. Quando um dispositivo se conecta a pelo menos três desses satélites, é possível calcular com precisão sua localização com base no tempo de troca de sinais e na posição dos satélites.
- GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis): usa ondas de rádio e torres de telefonia móvel para fornecer informações de localização geográfica. Funciona bem em longas distâncias e pode localizar um dispositivo com precisão, desde que esteja ligado e com sinal. Contudo, em áreas sem cobertura de celular, a localização pelo GSM não é possível.
- Pontos de Acesso Wi-Fi: Similar ao sistema para comunicações móveis, a localização dos pontos de acesso Wi-Fi pode ser usada para descobrir onde os usuários estão conectados. Isso permite uma estimativa aproximada da localização geográfica dos dispositivos.
- Endereço IP: Cada dispositivo conectado à internet tem um endereço IP único. Os provedores de internet registram esses endereços e, com base na localização dos provedores, é possível determinar a posição aproximada de um usuário.
- Acelerômetros, Giroscópios e Outros Sensores: Outros dispositivos internos, como acelerômetros, giroscópios e bússolas, também podem ser usados para estimar a posição física do dispositivo, detectando movimentos e mudanças de direção.
Essas tecnologias trabalham em conjunto para fornecer uma localização precisa e confiável, facilitando a navegação e diversos serviços baseados em localização.
Como funciona o registro de ponto por geolocalização?
A tecnologia da geolocalização utiliza o sistema de coordenadas geográficas que identifica, de maneira rápida e precisa, o posicionamento de uma pessoa. E como é isso na prática?
O colaborador registra, através do aplicativo de controle de ponto, o início e fim da sua jornada. Com isso a empresa tem conhecimento do posicionamento geográfico em que a marcação foi realizada.
Conheça o Fortime
Simplifique o seu RH com o nosso Sistema de Ponto. Ganhe tempo e evite ações trabalhistas!

Para que o registro de ponto possa ser feito, o colaborador precisa ter um dispositivo móvel e com acesso ao sistema de controle de ponto . Este dispositivo enviará seus dados de localização para a empresa toda vez que ele registrar seu ponto.
Como usar o registro de ponto por geolocalização?
No sistema de ponto é apresentado o ponto por geolocalização da forma mais amigável possível. Utiliza-se o formato de mapa, mostrando onde a pessoa está, ou o seu local mais perto.
Como o sistema de GPS não depende de internet, ele permite que até em lugares extremamente remotos seja possível realizar e ver onde o ponto foi registrado de forma muito precisa.
Empresas com colaboradores que trabalham em minas, por exemplo, é possível determinar uma área para que o pessoal possa bater seu ponto com localização. Assim os gestores conseguem fazer o controle da jornada de trabalho mesmo à distância.
Ao cadastrar cada colaborador no sistema de ponto, o gestor consegue configurar que aquela pessoa possa registrar o ponto com localização. Dependendo do tipo de trabalho do colaborador é possível também determinar uma área para bater o ponto, ou deixar em aberto. Este último caso atende às empresas com equipes que viajam ou realizam trabalhos externos em locais variados.
Qual empresa deve utilizar o registro de ponto por geolocalização?
Normalmente o registro de ponto por geolocalização é mais indicado para as equipes que não trabalham fisicamente nas empresas. Em alguns casos é comum ter colaboradores que viajam ou que realizam a maioria de suas atividades em ambiente externo. Nesses casos a marcação de ponto com geolocalização se torna uma ferramenta essencial para o controle da jornada de trabalho.
Dentre algumas profissões que têm o costume de trabalhar longe dos escritórios estão os motoristas, profissionais de eventos, vendedores externos, arquitetos, engenheiros e jornalistas.
Em 2018 o IBGE identificou 3,8 milhões de brasileiros trabalhando home office. Com a pandemia, o trabalho remoto cresceu, mostrando a necessidade de ter um sistema de controle de ponto que funcionasse mesmo à distância. >
Para as empresas com pessoas trabalhando de casa, esta ferramenta auxilia para acompanhar e monitorar se os colaboradores estão realmente operando de seus lares.
Vantagens do registro de ponto por geolocalização
Uma das principais vantagens do registro de ponto por geolocalização é a otimização do controle da jornada de trabalho tanto para o gestor, quanto para o colaborador.
Ele permite que seja possível acompanhar o horário de trabalho do seu pessoal mesmo à distância, e há também a possibilidade de mostrar ao seu gestor onde você está, de uma forma prática, fácil e que funciona mesmo sem internet. Com isso, os colaboradores e gestores ficam seguros sobre o cumprimento adequado da jornada de trabalho.
Outras vantagens do registro de ponto por geolocalização são:
- controle em tempo real da jornada de trabalho dos colaboradores se o aparelho estiver com internet;>
- fornecer aos colaboradores um sistema de ponto com alta tecnologia, trazendo segurança, transparência e confiabilidade;
- maior controle sobre as horas extras e o banco de horas;
- cumprir com os requisitos da legislação trabalhista;
- controlar o ponto determinando a região e o raio em que o colaborador pode registrar as entradas e saídas e com isso garante que ele esteja presente no local de trabalho;
- evitar atrasos e faltas frequentes do pessoal que trabalha remoto;
O sistema de ponto For Time também possui o relatório de geolocalização, que fornece detalhadamente o histórico do colaborador em um período específico.
Com o registro de ponto utilizando as coordenadas geográficas você moderniza sua empresa e seus processos. O RH consegue executar seu trabalho mantendo-se na legalidade e o sistema garante os direitos e deveres dos colaboradores mesmo à distância.
Possui mais alguma dúvida sobre a geolocalização? Venha conversar conosco!


