A marcação de ponto é um dos processos mais importantes para a área de gestão de pessoas. Esse processo não é uma obrigatoriedade. No entanto, o controle do ponto em pequenas empresas é uma atividade que fornece dados essenciais para a administração de um negócio.

De acordo com as determinações da reforma trabalhista, o sistema de ponto eletrônico só é obrigatório para empresas que possuem mais de 10 colaboradores.

Porém, se a sua organização ainda não conta com essa quantidade de profissionais, ainda é importante que você realize esse processo.

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Por que é importante a marcação de ponto em pequenas empresas?

Como falamos, o pensamento do gestor não deve ficar apenas voltado para o cumprimento da lei. Algumas vantagens devem ser levadas em consideração na hora de pensar se a sua empresa deve ou não fazer o registro da jornada de trabalho dos colaboradores.

Veja as 3 principais vantagens da marcação de ponto em pequenas empresas

Evitar ações trabalhistas

O primeiro benefício desse processo é um dos mais importantes: oferecer segurança judicial sobre o cumprimento dos deveres de empregador. A marcação de ponto é a principal forma de provar que uma empresa está em dia com o profissional. Assim, seja no pagamento de horas extras, seja no cumprimento dos intervalos intrajornada.

Um dos principais temas de ações trabalhistas é a cobrança de horas extras que não podem ser comprovadas pela empresa. Assim, ao definir como obrigatório a marcação da jornada, o empregador passa a contar com uma prova das horas trabalhadas e pode apresentar em uma eventual audiência.

Redução de gastos

A redução de gastos é uma vantagem que está relacionada com que acabamos de falar. Assim, você pode impedir que ações trabalhistas ocorram sem que você consiga provar que cumpriu os direitos. Dessa maneira, você reduz os gastos com o pagamento dessas multas.

Além disso, ao utilizar o processo de marcação de pontos é possível controlar melhor as horas extras dos colaboradores. Com isso, evitar que sua empresa pague por horas que não foram produtivas.

Otimizar ações do setor de gestão de pessoas

Por fim, é preciso destacar a principal vantagem da marcação de ponto em pequenas empresas. Assim, é a otimização de processos do setor de gestão de pessoas da empresa.

Quando essa marcação acontece de uma forma que seja possível analisar os dados desse processo, seu setor passa a contar com informações valiosas sobre a rotina diária de cada profissional.

Assim, o cálculo de horas extras e a criação de ações para aumentar a produtividade de cada profissional são atividades rotineiras. Que, assim, ganham mais agilidade e eficiência.

Marcação de ponto em pequenas empresas: dados e controle

Portanto, o controle da jornada de trabalho do profissional por meio do registro de ponto é uma forma de conseguir gerenciar melhor cada colaborador. Assim, obter melhores resultados para as equipes da empresa.

A tecnologia disponível atualmente permite que as empresas utilizem os dados coletados para entender melhor sua equipe de profissionais e conseguir extrair o melhor de cada. Além disso, essas informações também são importantes para garantir a segurança da organização e o cumprimento da lei.

Dessa forma, a marcação de ponto em pequenas empresas é um processo fundamental para a gestão e para a eficiência em processos diversos.

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