Balanced Scorecard é um dos principais frameworks utilizados na hora de gerir os resultados de uma companhia, sobretudo alinhado com seus objetivos e direcionamentos. 

Sabemos que realizar essa gestão estratégica é o desejo de todos os empreendedores e gestores. Afinal, colocar um negócio em alinhamento com metas, performance e produtividade é um dos pilares para o sucesso. 

Para isso, sabemos que é necessário contar com metodologias, ferramentas e dispositivos para auxiliar no trabalho diário que é a gestão de uma organização. Quando olhamos para esse contexto, um dos principais caminhos é a utilização de Balanced Scorecard. 

O que é Balanced Scorecard?

Balanced Scorecard é um framework de gestão estratégica de negócios utilizado para analisar, controlar e definir o progresso de uma empresa, tendo como base seus objetivos, metas e KPIs.  

David Norton e Robert Kaplan, professores da renomada Harvard Business School, criaram o termo Balanced Scorecard. Em 1992, os autores lançaram o primeiro trabalho com esse conceito, com o objetivo de contribuir para a mensuração de resultados de projetos. 

Se traduzirmos, Balanced Scorecard significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Apesar de parecer uma tradução estranha, marca um dos principais conceitos dessa metodologia: a utilização de diversos tipos de indicadores. 

Esses indicadores possibilitam que gestores, empreendedores e demais envolvidos, tenham visão completa acerca da estratégia e desempenho de um negócio. 

Quais as vantagens de utilizar Balanced Scorecard em sua empresa?

Agora que as perspectivas estão claras, vamos aos benefícios de contar com a metodologia Balanced Scorecard em sua empresa. 

Visão estratégica: falamos muito sobre gestão estratégica e, consequentemente, a principal vantagem desse framework é possibilitar aos gestores que tenham dados para planejar e mensurar a estratégia do seu negócio.  

Avaliação de desempenho: hoje em dia, o desempenho é uma das principais formas de entender como está o andamento da empresa. Além disso, por meio desses indicadores de desempenho, é possível ter uma visão eficiente e atualizada. 

Integração entre equipes: por meio do Balanced Scorecard é possível compartilhar dados e informações sobre a performance da empresa entre as diferentes áreas. Dessa forma, é mais simples a criação de soluções e ações visando o melhor resultado e, consequentemente, as metas do negócio.

Tomada de decisão: essa é uma das vantagens que realmente se transformam em diferencial competitivo para a empresa. Por meio de dados corretos, é possível entender sobre investimentos, caminhos e soluções que uma empresa precisa, assim, decisões tendem a ser certas.  

Como aplicar Balanced Scorecard em seu negócio?

Agora que você entendeu o conceito de Balanced Scorecard e as vantagens para sua empresa, vamos à parte prática: como aplicar em seu negócio? 

Quanto a esse processo, o método mais prático é entender sobre as perspectivas e os principais indicadores analisados para cada objetivo. Dessa forma, você conseguirá aplicar e analisar tais dados em seu negócio. Assim, confira o que é preciso analisar:

Quais os indicadores da metodologia Balanced Scorecard?

De acordo com os autores, a metodologia Balanced Scorecard tem como base 4 indicadores essenciais. Agora, esses parâmetros servem para analisar quatro perspectivas de um projeto, negócio ou empresa:

  • financeira
  • dos clientes
  • dos processos internos
  • do aprendizado e crescimento

Perspectiva financeira do framework Balanced Scorecard

Essa perspectiva apresenta indicadores que contribuem para que seja possível entender como anda a lucratividade do negócio. Nessa perspectiva, é possível analisar dados referentes ao ROI, custo de aquisição de clientes, fluxo de caixa e ticket médio do negócio.

Perspectiva dos clientes do framework Balanced Scorecard

Enfim, essa perspectiva também é a “perspectiva do mercado”. Na prática, serve para entender como os clientes e o mercado enxergam o negócio e os efeitos que isso representa na cadeia produtiva. Além disso, alguns indicadores são: churn de clientes, retenção, NPS. 

Perspectiva de processos internos do framework

Indicadores de inovação, produtividade e de qualidade são analisados nessa perspectiva. Nesse sentido, é preciso contar com processos bem estruturados de gestão, passando por softwares de acompanhamento e também rotinas como feedbacks

Perspectiva de aprendizado e crescimento do framework 

Por fim, essa perspectiva trata-se exclusivamente do negócio, voltando para o crescimento da empresa e também das pessoas envolvidas na operação. Satisfação, turnover de colaboradores, engajamento presença em treinamentos, número de promoções são alguns indicadores analisados. 

Enfim, com todas as informações que passamos aqui, você já sabe o que é Balanced Scorecard e já pode começar a utilizar esse framework em sua empresa. Para saber mais dicas para o dia a dia do seu negócio, siga nosso blog e inscreva-se em nossa newsletter.   

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