fbpx

Controle de acesso facial: 3 vantagens para sua empresa durante a pandemia

O novo Coronavírus abalou as estruturas do mundo. Tivemos que repensar nossos hábitos tomando novos rumos pela necessidade da distância física. Assim, o controle de acesso facial se tornou uma importante alternativa ao “toque” em superfícies passíveis de contaminação.

A segurança nunca deixou de ser prioridade, ainda mais agora no momento em que estamos vivendo. Então, conhecer mais e considerar o controle de acesso facial é essencial para que o colaborador tenha sua saúde preservada, sem perder a eficácia do controle em si.

Fato é: as vantagens do controle de acesso facial não param por aí. Conheça já essa tecnologia, que veio para ficar e pretende otimizar a sua gestão de pessoas em um cenário tão atípico.

O que é controle de acesso facial e como funciona?

Você provavelmente já sabe que existem diversas maneiras de realizar o controle de acesso da sua empresa. Há as senhas, pins, credenciais de identificação e leitura de impressão digital, além de outros modelos circulando pelo mercado.

O controle de acesso facial, por sua vez, usa características únicas do corpo humano para permitir o acesso de um indivíduo. Isto é, algoritmos de medição captam padrões únicos e intransferíveis na hora do cadastro do colaborador. Dessa forma, o sistema guarda o resultado das medições para uso futuro, sempre que a pessoa tentar liberar o acesso.

Há riscos no controle de acesso facial?

De forma geral, é muito difícil que ocorra algum tipo de clonagem na liberação do controle de acesso facial. Antigamente, quando o surgimento dessa tecnologia ainda era recente, os chamados falsos positivos e falsos negativos, tentativas falhas de entrada, eram comuns.

Por exemplo, se uma pessoa devidamente cadastrada tentar fazer seu reconhecimento e falhar, é a indicação de um falso negativo. Pode ocorrer por alguns fatores, incluindo leves alterações faciais como a existência ou não de barba ou maquiagem. Já o falso positivo é um pouco mais difícil de acontecer, pois os traços de alguém são raramente confundíveis.

Antes, havia mais riscos de clonagem se o indivíduo tentasse entrar com uma foto da pessoa cadastrada, por exemplo. Porém, hoje o mecanismo já tem a capacidade de identificar os traços humanos de forma mais precisa, então esse risco foi mitigado. Além disso, o sistema já consegue identificar e comparar traços parecidos registrados no sistema, mas que sofreram algumas modificações, como é no caso da maquiagem.

Assim, há alguns riscos, que são mínimos e normalmente não comprometem o funcionamento do controle de acesso da sua empresa.

Vantagens do controle de acesso facial para as empresas

Agora, você já conhece as diferenças do controle de acesso facial para os demais. Veja então algumas vantagens que esse tipo de mecanismo pode trazer à saúde do seu negócio durante a pandemia:

1. Segurança

Todos os tipos de controles de acesso têm as suas funcionalidades, assim como seus benefícios de implementação. Porém, a vantagem do controle de acesso facial é que não pode ser transferível, e é praticamente impossível clonar ou burlar o sistema. Assim, a segurança patrimonial e de acesso é preservada ao máximo, e apenas pessoal autorizado e pré-cadastrado consegue a liberação.

2. Facilidade de uso

Quando falamos de biometria, logo vem à cabeça a capacidade de acessar lugares ou smartphones com uso das digitais. Porém, soluções biométricas não se resumem a isso, existindo também as faciais, de retina, de íris, voz, etc. Enfim, são aquelas que usam as medidas de partes do corpo humano para diferenciar um indivíduo do outro.

A biometria facial, além de trazer segurança patrimonial e moral para a sua empresa, tem facilidade de uso. Não é preciso chegar o rosto muito perto do sistema identificador para que você seja reconhecido, como ocorre com os de retina e íris, por exemplo. Além disso, o reconhecimento é praticamente automático.

Como devemos manter a distância por conta da pandemia, esses fatores devem ser levados em consideração, já que a agilidade de acesso é fundamental.

3. Contribui para o distanciamento

Sabemos que, sobretudo em espaços corporativos físicos, é preciso tomar cuidado excessivo a fim de combater a propagação do vírus. Com a tecnologia, o controle de acesso facial permite que isso se incorpore à realidade empresarial, poupando o colaborador de precisar tocar na superfície do aparelho de reconhecimento.

Diferente da biometria digital e outros modelos de controle de acesso, o reconhecimento facial dispensa o toque. Por isso, é interessante investir nesse tipo de sistema em face à nova realidade do país e do mundo, quando precisamos, antes de mais nada, evitar o contato físico com outras pessoas e até mesmo superfícies.

Conclusão

Hoje, falamos sobre as vantagens do controle de acesso facial para as empresas, que precisam se adaptar à nova realidade corporativa. É importante enfatizar que é essencial aliar práticas de segurança a esse tipo de controle, uma vez que nunca é demais prezar pelo bem-estar da sua equipe e bons resultados dentro do seu negócio.

Ter o auxílio de um sistema de confiança, que guarda informações do seu funcionário com precisão, é uma das coisas que te ajuda a alcançar esse objetivo. Ainda mais agora, quando precisamos de segurança em meio à incerteza.

Você sabia que a Ortep é especialista em Controle de Acesso? Temos o que há de mais moderno para garantir a segurança da sua empresa. Proteja seu patrimônio, dados e informações restringindo o acesso.

controle de acesso facial

Topo

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.