Ética no trabalho: Cultura de valores promovendo melhorias significativas ao ambiente de trabalho

Muitas vezes ignorado, ética no trabalho, é um termo importante e que agrega muitos valores. Os profissionais éticos, acabam ganhando maior credibilidade e confiança, além disso, a produtividade e o clima melhoram instantaneamente. Os impactos são visíveis e se tornam um guia nas ações diárias. 

Comportamentos como, responsabilidade, humildade, respeito, comprometimento, inovação, atenção aos detalhes, orientação para as pessoas e estabilidade fazem total diferença no ambiente de trabalho.

Adotar uma postura correta é fundamental, pois ajuda o profissional a manter bons relacionamentos, mas para que isso ocorra, é necessário haver motivação.

A implementação da cultura ética e organizacional é o que vai refletir fatores positivos da sua empresa a pequeno ou longo prazo. Cultura organizacional ou cultura de valores é composta de pessoas. Ou seja, é o resultado dos seus colaboradores dentro do ambiente.

Vale lembrar que, não existe certo ou errado e sim o que vai representar sua instituição de forma individual. Caso a cultura não esteja bem estabelecida o ambiente e a produtividade serão afetados. 

descomplique-a-gestao-de-ponto-da-sua-empresa

Necessidade de ter um planejamento

No momento do planejamento é necessário seguir alguns pontos fundamentais para que tudo ocorra bem. Missão, visão e valores devem ser a base para manter viva a identidade da empresa, além disso, saber quais seus princípios para auxiliar na tomada de decisões.

É necessário que tudo faça sentido, com isso, alinhe todas as informações com seus funcionários, eles são a linha de frente do seu negócio, ou seja, devem estar todos do mesmo lado. Trate-os de forma humana e individualizada, mantendo sempre a simetria entre todos.

Regras são necessárias, principalmente quando o assunto é ética no trabalho. Cumprir horários e fazer o uso correto do uniforme são fundamentais. Para que isso aconteça, seja exemplo, mostre a seus colaboradores a importância e como manter tudo em ordem, os faça entender que as regras existem e precisam ser cumpridas.

Para isso, orientações periódicas podem alavancar bons resultados. Saber como a equipe se comporta, é uma porta de entrada para traçar novos planos incentivando e corrigindo possíveis fraquezas.

Saiba como agir em processos de demissão ou admissão

Quando o assunto é demissão ou admissão, os pontos relacionados à cultura de valores devem ser destacados. Por exemplo, em um processo seletivo, é necessário que o RH deixe claro todas as questões ligadas a essa cultura. Isso facilitará principalmente na hora de escolher qual perfil se encaixa com o da empresa.

Dessa forma, o candidato também garante benefícios. Sabendo mais sobre o local que vai trabalhar, ele consegue se adaptar e atender as rotinas estabelecidas. 

É necessário reforçar com frequência a cultura e a ética no trabalho. Além disso registrar e formalizar essa cultura. Assim, fica mais fácil conduzir para a direção correta com menores chances de erro.

Com consciência e sabendo quais as bases de cultura todos passarão a agir para aumentar os resultados, sejam eles em grupo ou individuais. Isso fará com que engajamento e produtividade gerem maior impacto. 

Recursos Humanos como influenciadores

Líderes e o próprio RH podem ser os influenciadores. Afinal, essa influência afeta as decisões e ações que estão ligadas ao desempenho da equipe. A área de RH pode ser responsável por marcar confraternizações, happy hours, encontros e até mesmo distribuição de brindes e sorteios.

Já os líderes, junto ao Recursos Humanos, melhoram a cultura disseminando comportamentos simples no dia a dia, e estruturando ações como plano de carreira, estratégias de capacitação e treinamentos. São maneiras essas, capazes de demonstrar proximidade e que todos estão seguindo os mesmos valores.

Basta saber se a sua implementação de cultura de valores no ambiente de trabalho deu certo. Não adianta apenas querer ver resultados, é necessário demonstrar as constantes melhorias. Isso fará com que todos se desenvolvam e se relacionem cada vez melhor. 

Uma empresa com comprometimento de valores se torna um local que todos querem estar. Defina o que guiará seu negócio e assim alcançará ideias e terá resultados a longo prazo. Qualquer modelo de ética no trabalho ou cultura de valores, servem para direcionar e desenvolver sua própria identidade seguindo seus objetivos. 

transforme-o-RH-da-sua-empresa-com-o-nosso-sistema-de-ponto-em-nuvem

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Ortep a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.