Vantagens do sistema de ponto eletrônico alternativo na quarentena

A Portaria 373 do MTE trouxe a possibilidade das empresas em adotar um sistema de ponto eletrônico alternativo, desde que autorizado por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. Na quarentena, esse modelo trouxe mais benefícios que nunca, uma vez que o colaborador em home office precisava de outras formas, não presenciais, para registrar sua jornada de trabalho.

E então, vamos conhecer um pouco mais sobre os sistemas alternativos de ponto eletrônico e seus benefícios? Vem com a gente.

O que é Sistema de Ponto Eletrônico Alternativo?

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o que é, de fato, o sistema alternativo de ponto eletrônico. Ele é uma opção de marcação através do uso de softwares e outras tecnologias, como uma alternativa ao Relógio de Ponto Eletrônico (REP), uma das formas mais tradicionais de registrar a jornada de trabalho do colaborador, conforme portaria 1510 do MTE.

Porém, com o surgimento das inovações tecnológicas e a necessidade de se adaptar às novas soluções do mercado, isso mudou. A fim de facilitar o cotidiano e trazer mais mobilidade para o gestor e também ao seu funcionário, investir em sistemas de ponto alternativos se tornou uma possibilidade cada vez mais crescente.

O que os sistemas alternativos eletrônicos não devem admitir?

  • Restrições à marcação do ponto
  • Marcação automática do ponto
  • Exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada
  • Adulteração ou eliminação dos dados registrados pelo colaborador

Para fins de fiscalização, o que os sistemas alternativos eletrônicos devem cumprir?

  • Estar disponíveis no local de trabalho
  • Mostrar a identificação de empregador e empregado
  • Permitir a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado, através da central de dados, se necessário.

O sistema de ponto eletrônico alternativo no home office

Devido à pandemia do novo Coronavírus, os métodos de trabalho sofreram grandes impactos, sobretudo no setor tecnológico. Se novas soluções já eram bem-vindas, hoje elas se tornam essenciais e necessárias.

Isso porque, à medida que as equipes se tornam adeptas ao trabalho remoto (mesmo que de forma temporária), é preciso que os gestores abram seus horizontes a facilitadores que auxiliem na gestão dos funcionários.

É exatamente aqui que os sistemas alternativos de ponto têm grande utilidade. Dentre suas funcionalidades, está a capacidade de marcação de ponto remota, ou seja, não é necessário estar presente fisicamente na empresa para registrar o ponto. Confira algumas outras vantagens desse modelo:

Vantagens do sistema de ponto eletrônico alternativo para o home office

1) Maior segurança e precisão

Uma grande vantagem do sistema alternativo de ponto, sobretudo durante a quarentena, é a precisão que ele apresenta. Uma vez que as informações são armazenadas em nuvem, há menos espaço para erros e atrasos nas informações. Sendo, então, mais seguro para o gestor e para o colaborador, uma vez que fica tudo registrado e sem lugar para dúvidas.

2) Mais prático e dinâmico

Para o colaborador, é muito mais simples bater o ponto pelo seu próprio celular, tablet ou notebook. A rapidez e mobilidade do processo economiza tempo, e poder ter acesso aos comprovantes online facilita muito o controle do colaborador.

Já para o gestor, acontece da mesma maneira. A possibilidade de controlar o dia a dia de cada funcionário durante o home office é extremamente necessária, e o sistema alternativo de ponto cumpre com essa premissa.

3) Redução de custos

Talvez você ainda não saiba disso, mas investir em sistemas alternativos de ponto pode reduzir custos para a sua empresa. Isso porque esse tipo de controle de ponto dispensa manutenção periódica de aparelhos, como ocorria com o relógio de ponto tradicional – REP.

Além disso, há a redução de eventuais ações jurídicas provenientes de erros na contabilização de folgas, faltas, extras, etc. E não vamos nos esquecer do fator sustentabilidade: não é mais preciso imprimir toneladas de papel para controlar tudo!

4) Otimização do tempo

Como já citamos, muitas soluções tradicionais tomam tempo e energia. No caso dos trabalhadores externos, por exemplo, utilizar um sistema alternativo como um app eliminaria a necessidade do deslocamento para registrar do ponto.

Outro ponto importante é o ganho de tempo na gestão dos dados. Nos dois casos citados, os gestores conseguem acompanhar os registros de ponto em tempo real. Tudo fica armazenado na nuvem, então a administração do tempo e marcação tornam-se descomplicadas e sem burocracia alguma.

5) Possibilidade de marcação remota

Durante o home office, essa talvez seja a maior vantagem, tanto ao gestor quanto ao funcionário. Dispensando a necessidade de bater ponto presencialmente, um sistema alternativo de ponto eletrônico torna-se um grande aliado para o controle da jornada de trabalho da equipe.

6) Marcação sem contato físico

Com a pandemia do novo coronavírus, tivemos que repensar nossos hábitos e o compartilhamento de objetos não é algo adequado para o momento. Poder realizar o registro de ponto através de aplicativos individuais, softwares ou outras tecnologias é mais adequado para o momento em que estamos vivendo, pois ajuda a combater a disseminação do vírus.

Aplicativos de ponto: sistema alternativo para o registro de ponto

Os aplicativos de ponto, por exemplo, podem ser grandes aliados nesse momento: além de terem ótimo custo-benefício para o gestor que quer economizar com as soluções tradicionais, é bem mais prático de ser manuseado pelo próprio colaborador.

Estando em conformidade com a Portaria 373 do MTE, o app do colaborador da Ortep tem exatamente essa função! Não é preciso sair de casa para que o seu funcionário consiga realizar o registro da jornada de trabalho. Basta que a sua empresa tenha a solução em nuvem com o novo For Time Flex Ponto WEB da Ortep, para que seu colaborador possa utilizar o aplicativo em seu smartphone.

gestão de ponto para equipes em home office

Então, se você também está buscando um sistema de ponto eletrônico alternativo para a sua equipe durante a quarentena, conheça nossas soluções. O software de controle de ponto te oferece a maior flexibilidade e capacidade de gerir a sua equipe neste momento.

Não deixe também de acessar o nosso blog para outros conteúdos e leia mais sobre como as soluções em nuvem ajudam empresas em home office!

Topo