A motivação é um combustível, que impulsiona e faz com que as pessoas adotem novas atitudes ao longo de suas vidas. E, no trabalho, a regra é a mesma. Para ter um bom desempenho e entregar o melhor de si, é preciso haver motivação. Assim, o treinamento motivacional surgiu como uma maneira de engajar os empregados e despertar neles posturas diferentes.

Além disso, o treinamento motivacional é capaz de extrair o potencial de uma pessoa, encorajando-a a desenvolver novos projetos, criar parcerias, ou mesmo promover mudanças em processos já existentes.

Os benefícios disso podem ser observados em pouco tempo, visto que o desenvolvimento da inteligência emocional dos empregados contribui para o aumento da produtividade, para um melhor gerenciamento dos conflitos internos (melhoria do clima) e também para o desenvolvimento da comunicação interpessoal.

Mas, você sabe como criar um treinamento motivacional impecável? Veja, a seguir, os 5 passos mais importantes para fazer o seu hoje mesmo.

1º passo: Conheça bem a sua equipe

O primeiro passo para criar um treinamento motivacional de sucesso é conhecer bem a equipe para a qual se deseja falar. É fundamental entender porque essas pessoas estão desmotivadas e quais fatores têm sido determinantes para isso.

Para construir uma mensagem que seja impactante e que realmente tenha um significado para o seu público, é fundamental conhecer os desejos, as expectativas, os medos e as dificuldades dessas pessoas.

De nada adianta, por exemplo, realizar um treinamento com o tema relacionamento interpessoal, se as pessoas não se identificam com esse assunto. Assim, o engajamento do público será baixo e, consequentemente, a eficácia do treinamento também.

Portanto, o primeiro passo de um treinamento motivacional de sucesso é a empatia: quem vai criar esse treinamento precisa se colocar no lugar do outro e tentar enxergar o mundo por meio dos olhos dessa pessoa.

2º passo: Defina os objetivos do treinamento motivacional

Um treinamento motivacional precisa ter seus objetivos muito claros, visto que, por meio deles, será mais fácil construir uma mensagem geral que será transmitida aos participantes.

Os objetivos de um treinamento motivacional podem ser vários, sendo alguns deles:

  1. aumentar a produtividade da equipe;
  2. melhorar o clima interno;
  3. conscientizar sobre a importância de seguir as regras internas (como o uso de equipamentos de proteção individual, por exemplo);
  4. estimular o engajamento dos profissionais para participarem dos projetos da empresa; entre outros.

É importante ter em mente que não é preciso gastar muito para realizar um bom treinamento motivacional. Muitas vezes, apenas a definição de metas para um equipe já pode ser muito eficaz para o alcance dos resultados. Ou seja, não raramente, os funcionários precisam apenas de um direcionamento para trabalharem de forma mais produtiva e melhor.

Definidos os objetivos do treinamento motivacional, é chegada a hora de determinar qual metodologia deverá ser aplicada.

3º passo: Defina uma metodologia

Um treinamento motivacional pode ser realizado de diversas formas, e encontrar a melhor delas depende do conhecimento que os gestores de RH têm do público. Enquanto algumas equipes podem compreender melhor o tema discutido se esse diálogo acontecer em formato de palestra, outras pessoas terão mais facilidade em captar a mensagem por meio de atividades mais dinâmicas, como um workshop, por exemplo.

Caso a metodologia do treinamento seja uma dinâmica, é muito importante que os empregados se sintam confortáveis para participar dela. Do contrário, eles não vão aderir à atividade, e o seu planejamento pode ir por água abaixo.

O organizador do treinamento motivacional deve ter em mente que, se o conteúdo for extenso, o ideal é dividi-lo em partes. Isso ajudará na assimilação das mensagens e não tornará a atividade cansativa. Por isso, pense em realizar o treinamento em dois ou mais dias, se for necessário.

4º passo: Escolha o melhor treinador (ou coach)

Falar em público não é uma tarefa fácil e, por isso, ministrar um treinamento exige bastante preparo e dedicação. Principalmente porque a escolha do treinador ou do palestrante tem grande influência sobre o resultado do treinamento motivacional.

Isso acontece porque o treinador torna-se, na verdade, um facilitador, que irá levar a mensagem do evento para os participantes. E, para que a mensagem seja compreendida pelo público, é necessário que o treinador seja uma pessoa comunicativa e que ele desperte a empatia dos participantes.

Dessa forma, seguem algumas características principais que o treinador deve ter:

  1. habilidade comunicativa;
  2. ser uma pessoa simpática;
  3. saber se expressar em público, usando exemplos e citando histórias ilustrativas, para facilitar o entendimento geral;
  4. ter o “timing comunicativo”, que é a percepção do tempo certo de fala.

Quando a empresa não dispõe de alguém com esse perfil para realizar o treinamento motivacional, é possível contratar profissionais com expertise no mercado. Entretanto, o ideal é que um líder, um gerente, ou mesmo um colega de trabalho mais próximo dos empregados, seja treinado para essa função. A proximidade é um quesito importante para despertar a empatia.

5º passo: Promova a interação entre os participantes

Um treinamento motivacional deve, entre outras coisas, estimular a participação do público. Isso ajuda as pessoas a desenvolverem suas competências e a mostrarem o que elas podem fazer e como elas podem fazer. Essa é uma maneira de promover o autoconhecimento dos participantes e, a partir disso, eles saberão como podem contribuir para tornar os processos internos na empresa ainda melhores.

Mesmo que o treinamento motivacional dure alguns dias, esse é um processo que não tem fim. Por isso, é fundamental que a empresa tenha sempre um canal aberto para receber as críticas e sugestões dos seus funcionários e, sempre que possível, conte a eles como as sugestões recebidas contribuíram para o aperfeiçoamento da empresa.

Conclusão

Seguindo essas dicas, você poderá criar um treinamento motivacional incrível para ser aplicado em sua empresa. Aproveite também e baixe o nosso e-book e saiba como promover a inteligência emocional em tempos de crise.

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