Como estimular relações saudáveis dentro de sua equipe

O trabalho de um profissional de recursos humanos é essencial dentro das empresas. Dessa maneira, o principal desafio enfrentado é estimular relações saudáveis dentro de uma equipe, onde gestores e funcionários fiquem satisfeitos com seus resultados e funções. Afinal, uma equipe feliz e funcionários satisfeitos geram resultados melhores e mais inovadores, agregando valor ao negócio.

As diferenças em um ambiente profissional são inúmeras, afinal cada indivíduo é único e carrega na sua personalidade seus próprios traços. Por isso, é sempre importante pensar em como cultivar boas relações interpessoais e sempre traçar novas estratégias para melhorar o clima organizacional.

Ações que barram as relações saudáveis no ambiente profissional

Como dissemos anteriormente, as diferenças são um fator que naturalmente permeiam o ambiente de trabalho. Assim, elas podem acrescentar muito e criar um local diverso, mas também podem se tornar um grande problema que dificulta a convivência. Por isso, separamos algumas ações que impedem o crescimento de relações saudáveis no ambiente profissional.

Falha de comunicação

A falta de um canal comunicativo eficiente é um dos principais problemas atualmente dentro das empresas. Com isso, muitos processos podem sair atrasados ou até mesmo terem que ser totalmente refeitos. Além de que a comunicação é o meio pelo qual os processos internos se desenrolam. Assim, sem a efetividade comunicativa, poderemos gerar um ambiente trabalho tenso e com colaboradores insatisfeitos.

Ausência de cordialidade e/ou empatia

Uma comunicação efetiva jamais poderá ser confundida com a falta de empatia. Muitas vezes, sob o pretexto de serem muito claros com a mensagem que querem passar, funcionários e até mesmo gestores podem faltar com a empatia. Isso não só representa o oposto de uma comunicação efetiva, como também pode gerar muitos problemas. Afinal, o sentimento das pessoas é algo delicado de lidar.

Visão limitada das competências profissionais

A competência profissional de uma pessoa vai muito além da competência técnica que ela tem em seu trabalho. Assim, a supervalorização dos conhecimentos técnicos faz com que as pessoas não sejam reconhecidas por muitos outros méritos e, consequentemente, ficando insatisfeitas em suas posições dentro da empresa. Assim, é necessário ter uma visão maior e reconhecer os seus colaboradores também por sua inteligência emocional, por exemplo.

Ações que promovem relações saudáveis no trabalho

Os nossos colegas de trabalho são, provavelmente, pessoas que convivemos mais do que com a nossa própria família. Por isso, é muito importante que o respeito esteja sempre presente nas relações interpessoais profissionais. Então, separamos algumas ações que você pode aplicar para promover esse ambiente saudável.

Escuta empática

Nenhuma relação sobrevive sem um canal de comunicação efetivo. Assim, é muito importante que você estimule funcionários e gestores a saber ouvir e falar. Quando se escuta, é necessário se colocar do outro e ver o que podemos fazer com aquela informação de maneira mais produtiva. De maneira semelhante, quando falamos, é importante sempre ter em mente como o ouvinte irá captar aquela informação, para que a comunicação não seja nociva e sem propósito.

Reconhecer e recompensar

Assim como cobramos resultados dos nossos colaboradores, é necessário saber reconhecer quando eles atingem ou superam nossas expectativas. Dessa forma, os funcionários sentirão gratidão pelo trabalho exercido e serão compelido a cada vez se esforçar mais para agregar valor à empresa e aos outros colegas de trabalho.

Ser transparente

Claro que existem muitas coisas que podemos fazer na equipe e pela equipe. No entanto, jamais se esqueça do seu próprio papel. Os gestores de recursos humanos devem sempre lembrar que são um exemplo de comportamento dentro da empresa. Por isso, é muito necessário que você seja transparente com os funcionários e gestores, adotando a mesma postura. Afinal, você é um meio de melhorar o clima organizacional da empresa e a última coisa que queremos é mais ruído na comunicação interna de um negócio.

Esperamos que essas dicas te ajudem a estimular relações saudáveis dentro da sua empresa. Continue navegando e saiba também como aumentar a produtividade da equipe e do RH.

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